Cheguei!!! Relembre 10 carros nacionais lançados com cores ‘marcantes’

Cansado da monotonia de cores nas ruas brasileiras? Saiba que algumas montadoras tentam quebrar a ditadura do branco, preto ou prata

vetrca gtx laranja
Vectra GT-X Laranja (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 28/07/2020 às 17h55
Atualizado em 07/08/2020 às 11h34

Apesar de no Brasil prevalecer uma frota quase monocromática (branco, preto e variações de cinza), os tons usados pelos fabricantes nos seus automóveis demandam estudos, pesquisas e muitas clínicas de mercado. E muitas são usadas estrategicamente para marcar o lançamento de um veículo ou de uma nova geração de um modelo. Separamos 10 cores marcantes de lançamentos de carros.

VEJA TAMBÉM:

Fiat Uno – Amarelo Citrus

fiat uno amarelo
Novo Uno foi lançado em 2010

O nome da cor não poderia ser mais apropriado. Afinal, a nova geração do Uno foi lançada em 2010 nesse tom que mais parece uma mistura de verde limão com o tom mais popular das canetas marca texto. Você era reconhecido em qualquer trânsito.

Volkswagen CrossFox – Laranja Atacama

vw crossofx laranja

O compacto altinho da Volks passou por uma reestilização em 2010 e, na carona, ganhou uma opção de cor bastante chamativa e nostálgica. O laranja Atacama da versão aventureira CrossFox lembrava o tom usado pela marca alemã em seus modelos nos anos 1970, como o SP2. Detalhe: custava cerca de R$ 2.000, na época…

Chevrolet Montana – Verde Jásper

chevrolet montana verde

Mais um lançamento de 2010 e mais uma cor extravagante. A Chevrolet Montana adotou uma estratégia inusitada para se renovar no mercado e ganhou esse chamativo tom verde metálico. Pena que a GM optou por trocar a plataforma do Corsa de segunda geração e usar a base do Agile (do primeiro Corsa) para lançar uma picape com design para lá de controverso.

Renault Sandero – Azul Techno

renault sandero azul

Em 2014, o hatch da marca francesa passou por uma profunda remodelação, que a Renault trata como nova geração. O compacto realmente mudou bastante, ganhou desenho bem mais simpático, novo acerto de suspensão e outro acabamento interno. De quebra, trouxe uma cor azul bem bonita e nada discreta, que parecia o tom de uma caneta esferográfica. Custava R$ 1.000 como opcional.

Chevrolet Vectra GT – Volcano Orange

vetrca gtx laranja

O hatch médio que era basicamente a versão brasileira do Opel Astra europeu estreou por aqui em 2007, bastante atrasado em relação ao seu original do Velho Mundo. E chegou nas peças publicitárias com um laranja bem chamativo e diferente. Só que o tom Volcano Orange era uma cor-conceito e só foi usado em modelos de test drive e de campanhas. Dois anos depois, a série esportiva GT-X tentava impulsionar as vendas do carro com o azul Arian – esse, sim, vendido.

Fiat Mobi – Roxo Mirtilo

fiat mobi roxo

A marca italiana sempre teve uma predileção por roxo – lembra do Tempra roxo batata? Pois é, com o Mobi, a Fiat resolveu reviver o tom, porém com uma queda mais próxima para a cor da fruta em questão. Só que teve pouca procura e durou apenas dois anos na linha.

Peugeot 206 Escapade – Amarelo Persépolis

peugeot 206 escapade amarelo
Perua derivada do 206, a Escapade

A versão station wagon, de 2005, foi uma bacana invenção da Peugeot para seu compacto no Brasil, que teve direito, ainda, a uma variante aventureira, no ano seguinte. Com suspensão reforçada, estribos, pneus de uso misto e visual off-road, mirava na Fiat Palio Adventure. E já na cor queria mostrar que era diferente, com um tom de amarelo que, conforme a luz, parecia até um dourado metálico.

Volkswagen Polo – Amarelo Kurkuma

vw polo amarelo

A segunda geração do hatch chegou com a boa plataforma MQB, ótimo acerto de direção e suspensão, motor turbo e com o discurso de que era um mini-Golf – apesar de as más línguas insistirem que está mais para Golzão. Mas este amarelo é outro tom para alemão ver: nunca esteve disponível para venda e só ilustrou o material de publicidade e divulgação do Polo.

Jeep Renegade – Verde Comando

jeep renegade verde

O Renegade chegou no primeiro semestre de 2015 para sacudir o mercado de SUVs compactos com seu porte de jipinho raiz quadradinho. Cheio de referências na carroceria e na cabine à história dos Jeep, o modelo também foi lançado com esse verde. O nome da tonalidade só reforça a referência ao padrão de cores dos antigos veículos militares da marca norte-americana.

Ford EcoSport – Amarelo Vibrante

ford ecosporte amarelo

Pioneiro entre os SUVs assumidamente urbanos, o Eco de primeira geração estreou uma variante 4WD, ou seja, com 4×4 sob demanda, em 2004, ano seguinte ao lançamento da linha. A configuração vendeu pouco, mas ninguém esqueceu da sua cor de lançamento. Era um amarelão que não podia ter outro nome: Vibrante.

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
PAULO C 12 de fevereiro de 2021

Esse Fiat Mobi – Roxo Mirtilo é praticamente a mesma cor de uma Corsa que meu pai teve e outra cor que faltou foi de um New Fiesta azul, não sei o nome exato da cor

Avatar
Marcelo Mantovani 9 de outubro de 2020

Tenho um kia Cerato pode me falar algo desta montadora coreana porque quero trocar por um mais novo estou a um ano e meio nunca deu problema só deixa a desejar o fato de ser 4 marcha.

Avatar
Maria de Fátima Ferreira Lopes 1 de agosto de 2020

Meu pai possui o Voyage é um carrão aprendi a dirigir nele

Avatar
fernando 30 de julho de 2020

faltou a linha palio

Avatar
Eduardo jeronimo da silva 30 de julho de 2020

Cara, eu adoro esse laranja do crossfox, estava na saveiro cross também.

Avatar
jose da costa freitas junior 29 de julho de 2020

Faltou o ASTRA HATCH – bege hazell- parecia um dourado, tive um dessa cor, se via de longe.

Avatar
HELENO DE ALMEIDA PINTO 29 de julho de 2020

E o Palio, em 1996, com aquele verde abacate!

Avatar
Rogério 28 de julho de 2020

O Sandero 2007 aziul extreme que foi a cor de lançamento também era bem bonito.

Avatar
Rubens 28 de julho de 2020

Faltou o Fiat bravo azul Maserati

Avatar
Marcel Moreno 28 de julho de 2020

Senti falta do Voyage Los Angeles, edição especial em homenagem às Olimpíadas de 1984. O veículo era pintado num azul metálico escandaloso que não fez sucesso.

Avatar
Deixe um comentário