Trepida ao frear, mas não é freio? Veja esta dica

Sentiu o pedal tremer, mexeu no disco de freio, mas o problema continua? É preciso verificar também o cubo de roda

O cubo de roda que gira junto com o disco também pode empenar (Foto: AdobeStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/03/2024 às 18h02

Imagine que quando você pisa no pedal do freio e o sente trepidando. Se estiver em velocidades mais elevadas e pisar com muita força, essa trepidação é normal, é o sistema ABS que provoca esse fenômeno.

VEJA TAMBÉM:

Mas se o pedal trepida em altas ou baixas velocidades, você pisando com mais ou menos força, aí temos um problema mecânico. A hipótese de qualquer mecânico que você consultar, vai ser que os discos de freio estão empenados. Caso eles ainda tenham espessura para serem retificados, essa é a solução.

Mas, você autoriza o serviço, os discos voltam retificados e mesmo assim, o pedal continua trepidando, talvez menos um pouco, mas trepida. A explicação pode estar num outro problema que é pouco provável, mas possível: o cubo de roda que gira junto com o disco, ter empenado um pouco também.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário