Pneu é ponto fraco de carro elétrico

Componente deve ter características especiais para ser utilizado em veículos movidos a bateria, mas eles custam mais, e o pior, duram menos

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O pneu de carro elétrico é diferente dos convencionais, pois precisa ser mais pesado, silencioso e reduzir mais o atrito com o solo (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/04/2024 às 18h02

Para quem está pensando em comprar um carro elétrico, vale um alerta. O pneu desse tipo de veículo é um item muito específico e de custo duplamente mais elevado do que os convencionais.

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Ele tem que ser específico para o carro elétrico, pois pesa bem mais em função da bateria. Além disso, ele tem um torque descomunal quando arranca, o que aumenta o desgaste do pneu.

Ele ainda tem que ser mais silencioso, já que não há motor escondendo o barulho do pneu contra o asfalto. E, finalmente, ele tem que reduzir ao máximo o atrito para poupar a bateria e obter um maior alcance em quilômetro.

Em adição a tudo isso, também é importante lembrar que, mesmo sendo mais caro, a sua durabilidade fica comprometida. Por isso, ela é menor se comparada ao pneu do carro a combustão.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
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Fabio Abreu 22 de abril de 2024

Nem sei pq perdi meu tempo com esse artigo… hahahhaha
Na real gosto de ler pra rir do desespero dos fabricantes de carros a combustão. Hahahahahha

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Arnaldo Trindade 20 de abril de 2024

Impressionante, risível, deprimente fim de carreira deste senhor. Nem com vergonha ele fica! Tsk tsk “pneu de carro elétrico” é demais. Descaradamente pago pra fazer essa campanha

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Tavares 19 de abril de 2024

Impressionante como mídias ditas independentes se comportam com um inegável rabo preso. Até parece que quem compra carro elétrico está ligando para dinheiro….Piada. E não adianta ser contra eles. As pessoas já decidiram que estão de saco cheio de viver em cidades insalubres, barulhentas e enfumaçadas. Pra quem ainda passa pano para os fazendeiros texanos e curte cheirar um saudável óxido nitroso, digo que estão do lado MUITO errado.

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Paulo Santos 18 de abril de 2024

Que você está ganhando das montadoras e da indústria do petróleo para ir contra os carros elétricos que fazem um bem pra natureza, ou você acha que os carros a combustível é bom para humanidade

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Alvaro Garcia 17 de abril de 2024

COMO EM TUDO, O NEGACIONISMO IMPERA NO MUNDO.
QUEM CRITICA CARROS ELÉTRICOS E FICA COLOCANDO DEFEITO EM TUDO QUE SE RELACIONA A ISSO, É COM CERTEZA, UM IMBECIL QUE NÃO SABE DE NADA. CERTAMENTE VOTOU NAQUELE QUE FAZ ARMINHA COM A MÃO, DEFENSOR DE TIRANOS…

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Silvio 16 de abril de 2024

Pesquisamos, no caso do Dolphin Plus é o mesmo preço de um convencional.

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Edevilson 16 de abril de 2024

Tenho um elétrico da JAC E JS4 a 3 anos, esta com 45.000 rodados e estão em perfeito estado de conservação e com certeza terei pelo menos uns dois anos e não vejo problema algum com os pneus depende muito de quem dirige.

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Sergio 16 de abril de 2024

Não vi nenhuma informação técnica realmente de diferente dos carros convencionais já existentes. O pneu se desgasta por conta do torque instantâneo, carros a combustão tb tem bastante torque e ninguém fica fritando pneu em todo semáforo. Ruido do pneu pode várias, mas existem carros a combustão bem silenciosos, a cabine do carro precisa ter uma boa acústica para o som externo tb, nada de novo. O pneu é mais pesado pelo peso do carro, e não tem carros pesados no mercado? O elétrico, mesmo pequeno, tem seu peso considerável, pode pesar para um desgaste maior, mas como todo carro q existe q é pesado. No final, o q vi, foi q se vc andar quente, terá um desgaste acentuado mais rápido. Obs. Não sou fã de carro elétrico.

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Henrique 16 de abril de 2024

Faz parte das grandes né sr Boris ? Então quer a qualquer custo espantar a concorrência… é o velho jornalismo que por sorte está ficando pra trás!

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Carlos Alberto Ranieri 16 de abril de 2024

Discordo. Como qualquer novidade, carros elétricos têm suas desvantagens. Pneus são mais caros tão somente pela novidade, já já vai ter muita oferta e os preços se alinharão com os outros pneus. Quanto a durar menos, por ser os carros elétricos mais pesados (por enquanto), concordo.

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HAF 15 de abril de 2024

Pneu para um eletrico? Simples, Não precisa sofrer para comprar um pneu novo específico para eletricos… Basta comprar um pneu de marca razoavel com índice de carga um pouco maior,… ex: >> 93H, 95H, 97H… mantendo o resto das outras medidas. Duvida sobre indice de carga? >> https://autopapo.uol.com.br/noticia/pneu-do-carro-velocidade-indices-velocidade-peso-etiqueta-inmetro/

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