Depois de reclamação do governo, SUV da Alfa Romeo troca de nome

De acordo com a lei italiana, apenas produtos feitos no país podem sem batizados com nomes que os ligam aos seus locais de origem

alfa romeo milano speciale vermelho frente parado
SUV da Alfa Romeo: era Milano, virou Junior (Fotos: Alfa Romeo | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 15/04/2024 às 18h03

Após uma reclamação do governo italiano, a Alfa Romeo resolveu trocar o nome do seu novo SUV: antes batizado de Milano, agora ele se chamará Junior. O nome anterior havia sido escolhido por votação para prestar homenagem à cidade onde a história da marca começou em 1910.

“Apesar de a Alfa Romeo acreditar que o nome cumpria todos os requisitos legais e que existem questões muito mais importantes do que o nome de um novo automóvel, a Alfa Romeo decidiu alterá-lo de ‘Milano’ para ‘Alfa Romeo Junior’ no espírito de promover a compreensão mútua”, informou a montadora por meio de um comunicado.

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Por que a lei proíbe o nome Milano?

alfa romeo milano speciale vermelho lateral parado

O problema começou, pois o SUV Alfa Romeo, até então batizado de Milano, é produzido em uma planta da Stellantis na Polônia. E foi aí que o caldo azedou, já que as autoridades italianas afirmam que o o Milano fere a lei do Parlamento Europeu de 24 de dezembro de 2003 (Regulamentação nacional de rotulagem de origem na Itália), que regula as denominações de origem, que segue a mesma exigência do queijo parmesão. Um queijo Parmigiano-Reggiano só pode ter esse nome se for feito nos arredores de Parma.

E a lei diz que: “tanto as mercadorias importadas como as exportadas são ilegais se apresentarem rotulagem de origem falsa ou enganosa.” E com base no texto que as autoridades italianas estão questionando o fato de o carro ter um nome que denomina a região milanesa, mas feito na Polônia, igual às receitas que copiam queijos e vinhos.

As autoridades ainda alegam que a Stellantis estaria enganando os consumidores. No entanto, as bravatas tratam mais de um descontentamento com a produção fora da Itália, que se traduz em menor arrecadação tributária.

Stellantis: ‘SUV fica mais barato na Polônia’

Em defesa da decisão, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse que a produção do Junior na Polônia é boa para os poloneses, para os consumidores e para a economia europeia. Segundo o executivo patrício, caso o carro fosse montado na Itália, como os demais modelos da marca, seu preço final seria 25% mais caro.

O preço inicial do Milano deve girar em torno de 30 mil euros (R$ 162 mil em uma cotação direta), feito pelos polacos. Montado em Cassino, ele não custaria menos de 40 mil euros (R$ 216 mil).

O que é o SUV Alfa Romeo Junior

O Alfa Romeo Junior é um SUV da marca italiana construído sobre a plataforma CMP, desenvolvida pelos franceses da PSA Peugeot-Citröen, e que passou a ser compartilhada pelas montadoras do grupo Stellantis. Ela é empregada no Peugeot 2008, Jeep Avenger e Fiat 600e e, no SUV milanês (ou polonês) tem oções de motorização elétrica de 240 cv ou conjunto híbrido de 156 cv.

Alfa Romeo já utilizou o nome Junior

Após o sucesso do Giulia e da sua versão coupé Giulia Sprint GT, concebida por Giugiaro para a Bertone, a Alfa Romeo passou a ter como objetivo atrair um público mais jovem e mais recente, ávido de um automóvel brilhante e exclusivo, sem custos excessivos de aquisição e de operação.

A 26 de setembro de 1966, o GT 1300 Junior foi apresentado em Balocco e, apesar da ausência do nome “Giulia”, tornou-se o líder de uma nova geração Alfa Romeo. De facto, as versões semelhantes da gama Spider seriam também identificadas com a referência Junior.

alfa romeo gta 1300 junior

A principal variante mecânica é a adoção do motor de 1290 cc e dupla árvore de cames à cabeça, que – graças à fonte de alimentação única e à nova regulação das válvulas – debita 89 cv para uma velocidade máxima superior a 170 km/h, apenas ligeiramente inferior à do 1600, bem como o facto de poder proporcionar prestações e prazer de condução mais elevados. A carroçaria também foi atualizada com um acabamento dedicado e mais jovem.

Com vendas superiores a 92.000 unidades, o GT 1300 Junior tornou-se, rapidamente, no modelo mais vendido da gama e um verdadeiro símbolo de status da sua época.

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