Pneu perde a validade mesmo sem nunca ter sido usado?

A maiorias das peças do carro têm prazo de validade e o pneu também está nesta lista, pois sua duração depende de certos fatores

Por Boris Feldman 23/12/20 às 11h15
pneus novos loja vendas dot tradewear
pneus-novos-na-prateleira-da-loja (Foto | Shutterstock)

Vários componentes do automóvel têm duração limitada e dão margem a discussões. Principalmente do dono do carro brigando na concessionária porque sua embreagem acabou com “x” quilômetros, o freio do outro não durou nada… E, e entre elas, está o pneu, cuja durabilidade varia em função do peso do carro, da velocidade, do alinhamento da direção, do tipo do piso, entre outras.

E, além disso, o pneu tem outro problema pois ele é igual a remédio: perde a validade até na prateleira. Mas há um seguinte consenso em relação aos pneus: ele pode ser usado depois de até seis anos de fabricação, sem problema. Mas aí ele deve ser trocado, pois perde aderência, flexibilidade e pode prejudicar o comportamento do carro.

Porém, jamais use um pneu com mais de dez anos de fabricação, pois é grande o risco de ele estourar e provocar um acidente, principalmente em velocidade mais elevadas.

pneus novos loja vendas dot tradewear
Foto | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabiano Rodrigues da silva 24 de dezembro de 2020

Estranho que nenhum fabrica impõem validade de pneus nem os fabricantes de carro. A única a não aconselhar pneus com mais de 10 anos é a Michelin. Mas quem vende que faz estas informaçã. Uns dizem para trocar com 4 anos.

Avatar
Fernando B 24 de dezembro de 2020

4 anos não faz sentido, uma vez que todas as fabricantes dão garantia de 5 anos.

Avatar
Getro Galvão 24 de dezembro de 2020

A garantia é de 5 anos contra defeitos de fabricação alguns fabricantes oferecem uma garantia complementar chamada garantia mais para aqueles danos acidentais ou seja um corte ou estouro acidental

Avatar
Getro Galvão 24 de dezembro de 2020

Pneus tem garantia de fábrica em casos de defeitos analisados por um técnico alguns fabricantes oferecem o que chamam de garantia mais em casos de impacto estouro ou outros danos acidentais A garantia é de 5 anos.Caso a garantia for aceita é pago um percentual conforme o que o consumidor usou

Avatar
Deixe um comentário