Pneu run flat deveria ser proibido no Brasil

Já comentei aqui sobre o pneu run flat estar presente no Brasil, mas relembro agora: ele deveria ser proibido aqui! Entenda:

Por Boris Feldman 13/11/20 às 07h30
pneu run flat barra lateral rasgada
Pneu run flat com sua banda lateral de rodagem rasgada (Foto: Shutterstock)

Eu já teci alguns comentários desairosos ao pneu run flat, aquele que roda mesmo murcho. Pois na minha opinião ele deveria ser proibido no Brasil: funciona muito bem em países do primeiro mundo, com estradas sem aquelas crateras asfálticas características das nossas rodovias.

Então, quando o run flat se esvazia por causa de um prego ou um parafuso, nenhum problema. Mas ele não suporta um rasgo na banda de rodagem, e, por não ter estepe, deixa o motorista e família perigosamente na beira da estrada.

Algumas fábricas (e importadoras) oferecem um kit de reparo para o motorista. Só que aí o buraco (ou o furo…) é mais embaixo: kit de reparo nenhum resolve o problema da banda de rodagem rasgada numa cratera.

E como não tem estepe, só mesmo chamando o reboque…

Pneu run flat com sua banda lateral de rodagem rasgada
A condição das estradas brasileiras causariam estragos irreparáveis no run flat (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
104 Comentários
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    André. 22 de novembro de 2020

    Boa noite a todos.

    Um pneu com corte Run flat ou não Run flat. Têm o mesmo destino lixo.
    Mais um pneu Run flat suporta levar o seu veículo com segurança até 80km. Em quanto um pneu comum não irá conseguir rodar no máximo 1km sem provocar um acidente.
    Pois ninguém está preparado para dominar um carro com pneu cortado ou furado.
    É aí que o nossos queridos reportes não nos informam. E dizem que não deveriamos ter esse tipo de pneu.
    Pelo contrário todos os carros deveriam ter de pneus Run flat pra melhor.
    O que foi dito a respeito de Run flat é igual falar que um carro não deveria ter ABS, ESP e AIR BAG.
    Run flat é alta tecnologia o problema é que nossas estradas são feitas pra estragar todos os carros e tudo o que à nele, e depois nos dizem que a culpa é do pneu, do freio, da suspensão e nunca do piso destruído das nossas estradas.
    É igual a nosso sistema de saúde a culpa é das pessoas que ficam doentes não do sistema de saúde.

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    Gelson Rodrigues 16 de novembro de 2020

    Fica mais fácil fala da capacidade do pneu, do que exigir uma pavimentação melhor das nossas rodovias e ruas!!, Quando uma Empresa, ponhem um produto de qualidade no mercado ela se preocupa em fazer teste de resistência de várias formas, que temos que fazer e cobrar do poder público condições melhores das rodovias ou não?

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    Iranildo 16 de novembro de 2020

    Concordo com vc jornalista. Se o pneu estar em sua calibragem normal, sem furos, pode suportar qualquer terreno, mas o rum flat furado é necessário um bom asfalto para que sua função seja válida,
    Sem riscos para que uma cratera não estrague. Porque que valeria essa tecnologia em nossas estradas para danificar um pneu meio murcho que roda até 80km/h.

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    Gabriel Quintana 16 de novembro de 2020

    Claramente vc é um total ignorante no assunto, deveria estudar mais e largar os teclados, antes de sair vomitando tanto lixo sem fundamentos, “jornalista sendo jornalista”

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    Vilmar 15 de novembro de 2020

    O pneu tem marca de corte, não tem como não estourar, trabalho na área, pneu roda em todos tipos de terrenos, fica minha opinião, pneu não deveria era ter garantia, não temos estrada que presta, como reclamar.

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    Gabriel 15 de novembro de 2020

    Concordo com o Boris e acho, só quem conviveu ou convive a tempos com Run Flat , sabe que é assim. Basta dizer que um Run Flat meia vida, pode jogar no lixo.

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    Marcos Vinicius Pinheiro do Prado 15 de novembro de 2020

    Caro Boris, lamentavel que seu comentario seja nesse nivel de desinformação. Lembrando que o Run Flat suporta rodar 80 Km a 80Km/h sem danos ao veículo! Quer mais segurança para um país como o Brasil? Seguindo seu raciocínio, parabrisas a prova de balas deveriam ser proibidos, pois depois de alvejados devem ser substituídos!… Repito, um profissional de seu nível deveria se informar melhor antes de “opinar” sem base técnica.

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      Gabriel 15 de novembro de 2020

      Concordo com o Boris e acho, só quem conviveu ou convive a tempos com Run Flat , sabe que é assim. Basta dizer que um Run Flat meia vida, pode jogar no lixo.

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    Ronaldo Martins 15 de novembro de 2020

    Em vez de sugerir a proibição do pneu, porque não sugere a melhora das rodovias nacionais?

    Proibir a evolução? Proibir a utilização de novas tecnologias…?

    Se nossas estradas não acompanham a evolução tecnológica dos veículos.

    Sugiro então, proibir o uso dos veículos automotores e voltar a utilização das “carroças” ou veículos com tração animal e não teremos problemas com pneus furados!

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    Fábio Luzio Marques Araujo 15 de novembro de 2020

    E os estepes que vêm com aro menor do que o pneu original? Isso pode! As estradas que pego são ótimas e não tive problema. As ruas são esburacadas na Cidade, mas não tive problema.

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      Gustavo Bispo 17 de novembro de 2020

      A questão do estepe menor que o original é um verdadeiro absurdo. Não deveria ser permitido.

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    Alexandre 15 de novembro de 2020

    Bom dia, concordo plenamente com os argumentos postados, sou proprietário de um veículo que utiza pneus raun flat, e já passei por essa situação
    Na rodovia 101-SE entre ROSÁRIO DO CATETE e MARUIM. Graças ao plano de seguro tive meu veículo resgatado pelo guincho, porém a viajem foi cancelada.

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    Paulo michel da silva 15 de novembro de 2020

    Toda nova tecnologia no começo gera controversia, uns aman outros odeiam, todos com suas justificativas, a materia não esta questionando qualidade dos pneus runflat e sim a qualidade das rodovias brasileiras, tanto que no Brasil algumas montadoras ja estão revendo esse conceito, acredito que o mais sensato por parte das montadoras seria usar os pneus runflat e fornecer no veiculo um step temporario para situaçoes extremas.

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    Denis de Assis Ribeiro 15 de novembro de 2020

    O bom motorista sabe q jamais pode sair em viagem sem um bom estepe

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    Evandro José da Silva 15 de novembro de 2020

    é verdade nossas estradas nao são adequadas p esse tipo de pneu o Brasil tem condições de fazer estradas ótimas mas os politicos não fazem nada porque qem governa o Brasil nao é
    o Presidente são os Deputados pqr na qe o Presidente faz uma emenda se os Deputados não quiserem eles não aprovam estao p esse tipo de peneu funcionar nao funciona aqi temos qe ter estradas ótimas mas não temos nos Brasileiros devíamos acabar com com isso mas nos a maioria só pesamos em Dienheiro na hora do voto nas urnas um País Rico e nao sabe explorar suas riqueza pqr e muita corrupção no Brasil Políticos qe ganham um absurdo enquanto outros um miséria e no Brasil deveria1 voltar ao estep normal e nao essa porcaria de estep temporário mas o único culpado somos nós mesmo pqr aceitamos o qe as Indústrias Automotivas lançam nos aceitamos exemplo os carros chamados populares como Kwid,Mob e outros qe vieram p o Brasil veiculos qe nao valem o preço se analisamos esse tipo de veiculo não vai p Países de primeiro mudo não só vem p o Brasil e ouros Países pequenos

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    Francisco. 15 de novembro de 2020

    Sim,a empresa que trabalho uso o famoso piruca só serve pra enganar o próprio dono pois não é a vida dele que esta em risco e sim a dos demais.
    Infelizmente as autoridades não pune este tipo de crime ,somente quando acontece o pior que ve ,mas ai já é tarde ..LAMENTAVEL.
    A lei tem que ser mais RÍGIDA ,PRINCIPALMENTE PARA as empresas e patrão.

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    Wanderley Rodrigues 15 de novembro de 2020

    Esse tipo de pneu não devia existir em lugar nenhum do mundo . Porque mesmo em outros países , se um pneu for acometido num dano lateral desse aí como na foto , em uma manobra ao estacionar , o motorista está a pé do mesmo jeito . Todo carro tem que ter estepe sim . Tudo isso que se vende aí como reparo instantâneo em spray que tapa furo também é enganação , não funciona .

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    Ademar Santos 15 de novembro de 2020

    Mais avaria que está sendo mostra, não é defeito da qualidade do pneu que seja ele de qualquer marca, mais sim de mal uso o que apresenta foi atrito em uma guia ou buraco.

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      Wanderley Rodrigues 15 de novembro de 2020

      Pois é o cara está a pé do mesmo jeito . Tem que ter estepe sim , é que eles querem diminuir e economizar no preço do veículo e começa a inventar essas coisas que não resolve.

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    SILVIO AREIAS PORTELA 14 de novembro de 2020

    Cara, é só substituir, na primeira oportunidade, os pneus por pneus comuns e instalar um daqueles frascos de “tapa furos”! Quanto a não haver estepes, é só o consumidor boicotar os modelos… Tudo se resolve! A indústria automobilística se faz de besta, mas não é burra! Definitivamente, não é!

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    celso justus 14 de novembro de 2020

    O relatado tem fundo de verdade. O pneu rum flat detém decnologia avançada, mas nossas vias urbanas e parte das rodoviárias, detém buracos que facilmente danificam tais pneus.

    Tive 2 bmw que tive problemas com os pneus, onde com menos de 1.000 km apareceram bolhas nas laterais dos pneus, necessitando de troca, onde coloquei pneus comuns.

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    Magno 14 de novembro de 2020

    Não resolve nada essa …. estraga todo se furar

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    iran 14 de novembro de 2020

    Prezado colunista. Por um acaso os buracos das estradas são pneufobicos, pois Só causará problemas no runflat? Tenho um carro com pneu runflat. Furou. Rodei 2 dias no carnaval até abrir um borracheiro. O lugar a estrada era ruim. Te faço a seguinte pergunta. No meio da niteroi manilhas com um arrastão seu pneu fura devido a ação dos meliantes. Vc preferia ter um pneu runflat no carro que roda vazio ou preferiria um pneu comum? Pare de bobeira. Deuixa de demagogia barata. E outra. Um pneu normal para meu carro custa 380. Eu compro o runflat por 470 ou 500. Só que ele roda mais uns 15 mil km

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      Leo 14 de novembro de 2020

      Acho que a questão levantada não foi sobre a qualidade do pneu flat em si, mas sim pela ausência do estepe baseada no uso deste pneu, pois em caso de dano crítico, que nossas estradas, infelizmente, tem a capacidade de causar até mesmo a estes pneus, o motorista fica na mão sem o estepe.

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        Peterson 15 de novembro de 2020

        Exatamente! Mas os cérebros pequenos de alguns não funcionam bem!

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      André Luís Streck 15 de novembro de 2020

      Nada a ver, eu rodo duas semanas ou mais com um pneu furado por prego ou parafuso e não uso pneus runflat mas não com um rasgo na lateral causado por um buraco na rodovia. Mas se isto acontecer eu uso o estepe, a questão é esta, ao adotar pneus runflat as montadoras estão tirando e estepe dos carros…

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    Noaldo Radoll 14 de novembro de 2020

    Eu rodo com Run flat, e já rasquei, tirei o bico, fiz um remendo e uma câmara normal e voltei para casa de Sta Catarina para São Paulo sem problemas.
    Acho ótimo que não preciso parar em lugar inseguro, só tupiniquim que não gosta de tecnologia

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      Jorge Nicolau 14 de novembro de 2020

      Exatamente. O run flat custa cerca de 40-50% mais caro que o pneu normal e minha vida e de meus familiares valem muito mais que isso.

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    Valter 14 de novembro de 2020

    Proibir um produto de alta qualidade e super seguro, por causa da vagabundagem de alguns políticos? Não concordo!

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    João 14 de novembro de 2020

    Gostaria que as rodovias do Brasil e as ruas das cidades fossem iguais as existentes no mundo todo.tive o privilégio de conhecer, primeiramente todo o Brasil, 90% de carro e também conhecer 46 países, “somente” aqui as rodovias são precárias. Estepe fora do padrão e pneu run flat não deviam ter sido aprovados, quem se beneficiou com esse tipo de aprovação???

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    João Amaral do Carmo 14 de novembro de 2020

    Boa tarde! Achei importante a dica sobre o run flat.
    Sou crítico de estep fora do padrão,em qualquer outro país do mundo eu aceitaria, mas no Brasil com estradas e ruas impróprias definitivamente não dá.
    Por favor comentem, grato.

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    Luis Augusto 14 de novembro de 2020

    Concordo em tudo! Isso cai naquele velho ditado, o remédio que me serve não serve pra você. Temos que ter a consciência de que estamos em outro. MUNDO….

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    Henrique 14 de novembro de 2020

    Tenho um Ecoesport Titanyum com pneus runflat. Esses pneus não tem muita aderência quando roda na chuva. Acho muito perigoso, derrapa muito fácil e é instável demais. Não gostei.

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    Fabio Gomes miranda 14 de novembro de 2020

    Já rodei 80 km com a banda resgatar ,cabia uma mão dentro.
    Agora os novas bmw vem com pneus Michellin e garantia 150 km com pneus vazios.
    Só não compro porque não to podendo agora.

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    Joaquim teixera 14 de novembro de 2020

    Quanta besteira que escrevem. A maioria nunca andou em um runflat. Queria ver fazer campanha para arrumar as estradas. Reclamar dos pneus… Sem fundamento… Estamos onde estamos por pessoas como você. Tem que reclamar dos problemas e não de novas tecnologias..

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      Rodrigo 14 de novembro de 2020

      Disse tudo,100 correto.

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      João 14 de novembro de 2020

      Concordo com você.

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      AROLDO GUIMARAES 14 de novembro de 2020

      Além disso, quanto maos particularidades nosso mercado tiver (como motores flex), menos acesso teremos à novas tecnologias. Se run flat fosse proibido, alguns carros nen seriam importados pra cá porque o porta malas nao cabe um estepe.
      Se voce roda em estradas ruins, deve comprar um carro compatível, mas deixe quem roda em boas estradas, comprar carro com run flat

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      Jorge Nicolau 14 de novembro de 2020

      Exatamente

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    Wlamir 14 de novembro de 2020

    Rodei 100km com a banda do ran flat rasgada com uma BMW ,buraco estrada,mas pneu aguentou,vamos melhorar estradas,é não culpar pneu.

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    Rodrigo Freitas 14 de novembro de 2020

    Vendo as pessoas reclamando do Pneu, mas esquecem o o problema é o BURACO.
    Criticar o pneu é fácil, reclama das quantidades de buracos que tem em São Paulo quem sabe o pneu MELHORA ???.

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    Lorival A.Éttori 14 de novembro de 2020

    Estou de pleno acordo, comprei um carro importado sem estepe e a primeira coisa que fiz foi colocar um estepe tradicional,( isso porque hoje só sou eu (63) e minha mulher (60)) mas perdi 50% do porta malas, um absurdo principalmente pelo valor que pagamos por um veículo deste porte.

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    Marcio Valerio 14 de novembro de 2020

    Utilizo a 3 anos pelas Brs e cidades do Brasil. Rodei 50 mil km e nunca me deixou na mão. Utilizo numa 325 2011. Rodo na calibragem correta, não tem esta de deixar carro macio com menor calibragem.

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    Alexandre 13 de novembro de 2020

    Putzz…..
    Mas enfim.
    Tenho um BMW com Run Flat que são originais do carro…quando estiverem na hora de substituir, talvez eu faça a substituição por pneus normais e compre um step para deixar no carro….
    Além de o carro ficar mais macio ainda vou economizar uma boa grana.
    Um pneu deste Run Flat na medida do meu carro, chega a custar em média R$ 2mil….225/45/18

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    Captain Zecca 13 de novembro de 2020

    Esse pneu a algo de sensacional e vai acabar com os convencionais.
    Nos meus veículos só uso eles.

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    Adilson Sousa 13 de novembro de 2020

    Só comentem se vc tiver ou teve um carro com essa porcaria de runflat. Isso é uma atrocidade. As montadoras preferem esse pneu pois é mais barato para elas, não precisa de step, macaco, chave de roda e o espaço do estepe. Acontece que qualquer buraco, qualquer um mesmo, gera bolha no pneu e em uma viagem longa o pneu rasga na bolha, o que é um RISCO ENORME, já que vc pode achar que é um simples furo e continua a rodar no limite dos 80km/h com um rasgo no pneu. Outra coisa, andou com pneu furado, vc é obrigado a trocar por um novo, mesmo que seja novo.

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    Romualdo Santiago 13 de novembro de 2020

    Ao amigos que falam da falta de conhecimento do assunto e etc , ele não fala de pegar uma guia mas sim sobre as condições de nossas estradas! O Brasil não está preparado pra essas tecnologias! E na minha opinião o pior é o órgão de trânsito certificar um carro com esses pneus !

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    Eduardo Caitano da silva 13 de novembro de 2020

    Não é só esse pneu q deixa os motoristas a pé o normal q vc compra também para um carro popular também 🤔🤔

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      Ivan F. Veiga 14 de novembro de 2020

      Nunca fiquei a pé. Sempre tive o estepe calibrado para qualquer emergência.

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    Paulo sergio ferrrei santos 13 de novembro de 2020

    Sem contar de quando amassa a roda e o pneu esvazia

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      Ivan F. Veiga 14 de novembro de 2020

      Isso pode ocorrer com qualquer tipo de pneu, ou não?

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    Biridiou 13 de novembro de 2020

    Vc simplesmente não sabe o que está falando, tecer comentários de algo que deveria ser ou não vendido no país não deve ser papel de criador de conteúdo, se vc não gosta não usa.

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    Dorival 13 de novembro de 2020

    Pelamor de Deus moçada não gaste dinheiro com está porcaria……

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    N importa 13 de novembro de 2020

    Mano, muita gente reclamando dos pneus, se você não gosta basta não usar. Simples

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    PAULO ALBUQUERQUE GIACOMUZZI 13 de novembro de 2020

    Comparto em gênero, número e grau com o seu comentário. Comprei um BMW zero km, equipado com pneus run flat. Só vim a saber que o carro não tinha estepe na hora da entrega técnica do mesmo.
    Em 40.000km tive 8 pneus inutilizados. Sete deles rodando dentro da cidade de Porto Alegre e um em uma rodovia federal.
    Reclamei com a Good Year, que respondeu não haver problemas em seus pneus. Escrevi uma carta à BMW e não fui sequer contemplado com a decência de uma resposta. Lamentável.

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      Wlamir 14 de novembro de 2020

      Pneu ruim ou porto alegre deixa a desejar com as ruas

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      Flavio 15 de novembro de 2020

      O problema tá é no brasileiro. Preguiça de ler… o camarada compra o carro Zero mas nem leu o manual. Foi descobrir só nos 4p mil kms rodados

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    ROBERTO LUCIO KROEFF 13 de novembro de 2020

    É isso aí Boris. Além dos problemas que vc falou deixa o carro duro, barulhento e desconfortavel

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    Rodrigo Lorschi 13 de novembro de 2020

    Se é pra banir o pneu runflat, é melhor banir logo o carro importado, pois nosso combustivel “tropicalizado” diminuia a vida ultil do motor, logo começam a acender as luzes no painel. Os componentes de suspensão tambem sofrem prematuramente e assim vai…

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    Carlos Justi 13 de novembro de 2020

    A discussão acaba quando o consumidor que é o maior regulador de mercado disser não aos veículos sem step. Fim de papo, e lembrando a todos que se nós enquanto usuários das vias e pagadores de impostos nos conformarmos com essas estradas de bosta daí será melhor andar a pé.

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    Rodrigo Antunes 13 de novembro de 2020

    Acho que o principal ponto no caso seria as montadoras que estão retirando o step dos carros, compra uma Eco Sport em que teoricamente poderia ser um carro aventureiro aí você pega uma estrada esburacada acaba rasgando o pneu e descobre que não tem step rssss

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    Silvio 13 de novembro de 2020

    O cara come a guia e o problema é pneu tá de brincadeira rsss

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      Xavier 13 de novembro de 2020

      O estep e o problema

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      Charles 13 de novembro de 2020

      Uma pessoa sem um pingo de conhecimento sobre o a assunto faria um áudio desse e falaria essa coisas sobre pneu em primeiro lugar furo é uma coisa ou seja furo de prego ou parafuso todos pneus suporta agora rasgo na lateral ou na banda de rodagem não existe pneu que permaneça cheio.

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    Peter Rocks 13 de novembro de 2020

    Legal, a estrada é uma merda e o Boris quer proibir o pneu? Poxa Boris! O problema é realmente o pneu? Você tá de sacanagem??? Faz uma matéria falando das estradas, das concessionárias qur recebem milhões de reais em pedágios para manter um lixo de estrada…
    Mas proibir uma excelente tecnologia porque o nosso país é um lixo, tá complicado. Se resolvia, talvez, colocando um estepe bem fininho nos carros (talvez mais fino do que os atuais, se conseguir manter uma velocidade razoável), para serem usados somente em situações em que o estrago no RunFlat fosse enorme. Deslocando o condutor até um local seguro. Uma redundância na segurança deste pneu. Pronto!
    Mas isto somente até o país ter estradas dignas (a imprensa pode ajudar nisso né? Ao invés de condenar a tecnologia do pneu).

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    Tércio 13 de novembro de 2020

    EM VEZ DE CONCERTAREM AS ESTRADAS… NÃO… VÃO BANIR PNEUS QUE NÃO SUPORTAM ANDAR EM ESTRADAS RUINS… ARRUMAR O ASSFALTO PRA QUE NÉ?!?!

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    Edemar 13 de novembro de 2020

    Esse pneu deve ser banido do Brasil, já pensou ficar no meio de uma estrada tipo Mato Grosso onde não tem nada em 500 km e demora as vezes dias para passar um caminhão com carga.
    Que ridículo

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      Chaves 13 de novembro de 2020

      Verdade

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    Borracharia Araujo Gambiarra 13 de novembro de 2020

    Boa tarde. Cada pneu foi fabricado de acordo com pais com pouco tempo que trabalho. Tenho observado pneu q são fabricado nós outro países irá enfrentar grande problemas aqui no Brasil pois as rodovias são de péssimas condições. Tbm ruas. Na hora de comprar devemos observar bem. Pedir orientações

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    Marcelo 13 de novembro de 2020

    A questão é simples. A administradora da via é a responsável pela conservação dela. Se um carro sofre danos por má conservação, a empresa ou orgão público deve ser responsabilizado. A única coisa que falta é juiz com vergonha na cara o suficiente para fazer a lei se cumprir e consciência por parte dos brasileiros.

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    Jose Eustáquio caixeta 13 de novembro de 2020

    Não é mais fácil andar com um step para situações extremas?

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    Will 13 de novembro de 2020

    Concordo, porém, não quer não compra, mas dizer que deve ser proibido… Ai já não concordo.

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    Clóvis Bevilaqua Jr 13 de novembro de 2020

    Danos na banda de rodagemm ou no flanco? Ou se expressou mal ou as fotos não condizem com o que foi dito. Buracos ou como diz o engenheiro, causam danos nos flancos. Rasgam, amassam e ou partem rodas ou ainda em uma situação de menor risco formam bolhas.

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    FABRICIO DE SOUZA NETO 13 de novembro de 2020

    Concordo plenamente!
    Como sempre, nossos reguladores fazendo vistas grossas ao capital estrangeiro.

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    Fernando Romeira 13 de novembro de 2020

    Corte do Pneu geralmente não é na banda de rodagem e na lateral do pneu, geralmente na banda de rodagem acontece com um furo de prego. Devido a construcaobdo pneu, a lateral é o amortecedor do Pneu e o lugar da carcaça que o pneu joga para laterais fixando a banda de rodagem no chão,dando estabilidade ao veículo, isso se chama construção racial, é o que traz a diferença da construção do Pneu diagonal, exemplo o Antigos pneus que equiparam os fuscas referência 560×15 4 lonas diagonal.

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    Jorge Nicolau 13 de novembro de 2020

    Segundo comentário infeliz do Boris na mesma semana. Ou o cara muda um pouco seus conceitos ou se aposente. Um pneu run flat pode sim salvar vidas quando meliantes armam arapucas para pegar motoristas desprevenidos. A banda de rodagem do run flat é muito resistente e os seus ombros também, mas são os ombros que sofrem os maiores danos ao caírem em buracos, pois formam bolhas quando não são cortados e mesmo com bolha ou corte no flanco ele pode ir rodando até onde tiver uma condição mais favorável para parar com segurança.

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      Adriano Carlo Rossi 13 de novembro de 2020

      Concordo plenamente com as opiniões do Jorge Nicolau. O comentário é infeliz e o pneu run flat tem sim uma construção muito resistente nos flancos e pode rodar com mesmo com rasgos ou bolhas. Vale ainda ressaltar que montadoras como BMW oferecem veiculos(X1) não só equipados com pneus run flat e também estepe.

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      Cal 13 de novembro de 2020

      Concordo plenamente e já rasguei o pneu da minha Mercedes na lateral e andei uns 40km devagar, mas sem problema, e tbm só iria parar se a roda quebrasse, pq a noite com minha esposa, não iria parar nem q tivesse estepe…

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    Sergio Leopoldo 13 de novembro de 2020

    Trabalho com borracharia a mais de 20 anos, e conheço o que é pneu muito bem com toda modesta, e em relação ao o pneu o problema não está no pneu e sim na hora de comprar o pneu, muita gente acha que por ser redondo e preto é pneu e serve pro seu veículo, mas não é bem assim, um pneu tem várias características e você tem que saber qual é o que se adequada ao seu veículo e suas necessidades, e isso não é tão difícil assim o pneu vem com sua ficha técnica gravado no pneu tudo que você precisa saber está ali gravado no pneu, praticamente o pneu fala com você más você não dá atenção, existe vários seguimento de pneus pra vários tipos de estrada pneu para peso pneus pra asfato molhado pneus assimétrico pneus ssimetricos pneus direcional e etc. O problema é que o brasileiro é desinformado e procura se enformar e não que se enformar, prefere perde tempo com coisas fúteis e coisas que não acrescenta em nada na vida, aí vem as consequências pra ser pagar, se enformar Brasil.

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      Artur Damas 13 de novembro de 2020

      Brasileiro não olha qualidade,olha preço.ai já viu o barato sai caro.

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      João mares 14 de novembro de 2020

      Muito bem meu amigo é isso mesmo 👏👏👏👏👏👏temos que saber qual o melhor pneu pra rodas em nossas crateras abraço.

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    Lenilson José De Oliveira 13 de novembro de 2020

    O problema não é tanto a rodovia o problema maior é que o cara quer andar o resto da viagem a mil por hora lógico que não vai dar mesmo é ainda junto com família ai que não chega mesmo

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    HELTON D 13 de novembro de 2020

    Aí os usuários querem milagre? Quer cortar a banda de rodagem e reclamar? Mau uso e estradas ruins deve-se reclamar com os administradores das estradas.. sejam eles municipais, estaduais, federais ou sob jurisdição de pedágio. Acho que uma reportagem dessa, deve ser falta de notícias…

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    Antônio Chaves 13 de novembro de 2020

    Às pessoas vão atrás do barato. Michellin Goodyear são os melhores do Mundo.
    Usa Merda quem quer!!!

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      Fred 13 de novembro de 2020

      Infelizmente não dá pra postar foto aqui, se desse vc iria ver o que ocasionou a perda total do meu veículo, um goodyer com menos de 2 mil km rodados e um buraco bizarro na banda de rodagem

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    Robson 13 de novembro de 2020

    Esse pneu equipa o Ecosport…

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    JOSÉ LUIZ BRANDI 13 de novembro de 2020

    Exatamente. Além do mais, existem no Bradil inúmeros e longos trechos rodoviários sem qualquer assistência automotiva. Carros importados deveriam atender a essa especificidade brasileira, ao menos até que nossas rodovias tenham uma qualidade superior.

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    Gerônimo Figueiredo 13 de novembro de 2020

    Acho que quem compra esse carro tem um perfil muito específico que são pessoas sem muito intelecto. Basta deixar Darwin agir.

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    Sandro bazotti 13 de novembro de 2020

    Concordo plenamente todas minhas trocas de pneus nos últimos 7 anos (já foram 5 pneus) foram por cortes na banda de rodagem por buracos em estradas , e a maioria em locais longe de cidades e sem sinal de celular , perigoso , aínda bem que tinha pneu reserva p troca senão ficaria na sorte de pessoas que passam local , pelo menos teria que ter estepe obrigatório nestes carrros .

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    Assis 13 de novembro de 2020

    Não gosto do pneu run flat por ser mais duro e muito mais caro que o convencional, mas creio que ao invés de pedir para proibí-lo devemos exigir melhores estradas com o dinheiro de nossos impostos. O civismo do brasileiro só existe na hora de pedir impeachment de governante honesto e para deixar os corruptos de estimação fazerem o que mais sabem: nos roubar desde sempre!

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      Eduardo 13 de novembro de 2020

      Governante honesto?? Onde?

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        Zilmar 13 de novembro de 2020

        O cidadão aí deve estar tirando sarro em falar de políticos honestos que sofreram impeachment🤔🤔

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      Robson Antunes machado 13 de novembro de 2020

      Chaproca menino chupa que a cana é doce

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      Jorge Nicolau 13 de novembro de 2020

      Perfeito seu comentário.

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    Leticia 13 de novembro de 2020

    1. Estradas brasileiras -SP, que tem as melhores estradas do pais
    2- quem manda comprar carro importado poluidor??? Kkkk bem feito.
    3- VC acha que alguma montadora esta preocupada com o trouxa consumidor brasileiro pensa??? Aceitamos qualquer porcaria. Se esta infeliz, não compre esse tipo de carro

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      Mauricio 13 de novembro de 2020

      O comentário (2) é típico de quem só tem condição de comprar gol, palio, corsa ou similar.

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      FABRIZIO VACCARI 13 de novembro de 2020

      Carro importado è poluidor??? Se documente mais

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        Zilmar 13 de novembro de 2020

        Não possível a falta de conhecimento 🤨🤨

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      Mário Lúcio Alvarenga 16 de novembro de 2020

      Calma pessoal. O Bóris é um dos maiores entendidos do segmento. Acho que quem escreve ou opina, tem que ser respeitado. O que vemos são pessoas armadas, a fim de soltar os cachorros
      Ninguém é dono da verdade. Abraço a todos. Quanto ao pneu, é furada.

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    Leticia 13 de novembro de 2020

    1. Estradas brasileiras -SP, que tem as melhores estradas do pais
    2- quem manda comprar carro importado poluidor??? Kkkk bem feito.
    3- VC acha que alfuma onradora esta preocupada com o trouxa consumidor brasileiro pensa??? Aceitamos qualquer porcaria. Se esta infeliz, não compre esse tipo de carro

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    Laercio 13 de novembro de 2020

    Censor pau no cu, bunda mole.

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      Robson Antunes machado 13 de novembro de 2020

      Mole uma tocha pós silicone tá durinha

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    Laercio 13 de novembro de 2020

    Nesse país de ladrões e políticos corruptos quem manda são aqueles que têm muito dinheiro para pagar propinas. E as montadoras, assim como os bancos, garantem a vida de luxo de muitos ‘ otoridades ‘.

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      João mares 14 de novembro de 2020

      Verdade A tecnologia está aí pra ajudar agora a situação das estradas tem que está melhorando e nossas ruas em grandes capitais feito são Paulo onde existe uma fábrica de multas deverias ter avenidas e ruas de primeiro mundo pena que nossos governantes não usa estes recursos à favor de quem paga as contas que é o povo temos que cobrar esses camaradas que mal governa nossas cidades abraço à todos.

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