Viajar num Corolla 2009 com pneus originais?

É possível manter no carro seus pneus originais por mais de 10 anos somente porque eles estão aparentemente em 'bom estado'?

Por Boris Feldman16/10/20 às 21h31

Um leitor do AutoPapo diz ter um Corolla 2009 com apenas 29 mil km rodados e ainda mantendo os pneus originais do carro.

Diz ele estarem aparentemente em bom estado, mas quer saber se é isso mesmo e se não tem problema fazer uma viagem no Toyota calçado com esses pneus.

E a resposta é óbvia:

Lógico que você não deve viajar com os pneus que já estão há 11 anos rodando. Pois o prazo recomendado é de 5 a 6 anos: depois disso o pneu perde suas características essenciais e compromete estabilidade e frenagem.

Até 10 anos de fabricação, o risco de um problema é baixo, mas depois disso, e principalmente na estrada, em maiores velocidades, é grande o risco de ele estourar.

Pneu do carro com a roda em detalhe
Nada de usar pneus por mais de 5 ou 6 anos! Pois sua segurança pode correr riscos (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
31 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Maurício pianaro 19 de outubro de 2020

    Bom dia eu rodei 65 mil km com os originais,agora coloquei 4 michelan

  • Avatar
    Paulo branchi 18 de outubro de 2020

    Se for michelim .consegue primeiro se for xm2 ele dura 70 mil km o resto chega Max 50 mil km michelim e o único pneu testado freia 2 metrô antes qualquer outro pneu .pode andar eu garanto .como e de passeio dura

    • Avatar
      Maurício pianaro 19 de outubro de 2020

      Verdade depois q comecei a usar o michelan o carro mudou muito, mesmo

  • Avatar
    Igor 17 de outubro de 2020

    O engenheiro estudou a vida dele quase toda pra determina uma data segura de durabilidade de um certo produto o quanto pode usar com segurança etc e tal .aí vem uns e outros e falam que não tem nada a ver roda mais do que a valida imposta pelo fabricante kkkk, não arrisquem suas vidas por mixaria os pneus são uns dos itens mais barato de manutenção de um veículo se levar em conta o tempo que dura e o tanto que vc consegue rodar se segui as manutenções em dia ok obs.pneu tem que ser e novo e pronto.

  • Avatar
    Zélia da gambiarra 17 de outubro de 2020

    Os pneus do meu carro eu rodei mais de 10 anos depois fui na borracharia do Tião mandei risca andei mais dois anos .fui numa decapagem fundo de quintal escapei e vendi eles no carro😆😆

  • Avatar
    Paulo Alexandre 17 de outubro de 2020

    Atenção, a garantia são 5 anos, fabricante nenhum informa a validade dos pneus, então ao término de uma garantia não significa que deve jogar fora ou trocar, a menos que os pneus estejam ressecados.

    • Avatar
      Igor 17 de outubro de 2020

      Todo pneu tem sua data de valida escrita nele pode olha chama DOT.vem escrito a semana e o ano de fabricação exemplo DOT 33/19 isso que dizer trigésima terceira semana de 2019 sua validade e até 33/24 que sao de 5 anos de todo pneu

      • Avatar
        Jorge Pontual 20 de outubro de 2020

        Paulo Alexandre está correto. Está em qualquer site de fabricante…. pq sempre tem um pra falar o que não sabe ou que acha que sabe?

  • Avatar
    Marcos antonio Rodrigues 17 de outubro de 2020

    Bando de tontos, pneu remold anda mais de 30 mil,com carcaça de mais de 10 anos,única coisa que corroe borracha é diesel…

    • Avatar
      Fernando B 18 de outubro de 2020

      Só obtusos colocam remold no carro. É melhor colocar um pneu segunda linha de qualquer marca do que um remold. O remold não dá balanceamento, vibra acima de 80 por hora e, como vc disse, não sabemos em qual carcaça ele foi remanufaturado. Só pra concluir, um pneu novo tem 5 ANOS de garantia. Um remold tem TRÊS MESES.

      • Avatar
        Madson 18 de outubro de 2020

        Mentira, tem pneu remold que tem garantia de 2 anos, é o caso do DM pesquisa direitinho, tá muito mal informado

  • Avatar
    Fabiano 17 de outubro de 2020

    Pneu não tem validade. Este negocio de 5 anos de validade é boato de auto centro. Se tivese validade por lei deve vir indicado no produto. Ja trabalhei em revenda goodyear pneus novos também tem problemas. Perguntem ao sac dos fabricantes. O maior interessado em vender são os fabricantes de pneu e ninguém coloca prazo de validade.

  • Avatar
    Antonio Peres Martins 17 de outubro de 2020

    É bom lembrar que; quem faz uso de solupan na limpeza dos pneus, comprometem a durabilidade dos mesmos.O solupan é um desengraxante alcalino e cáustico,que danificada a qualidade da borracha. O pretinho, muito usado nos pneus, também danificada os mesmos, pois tem gasolina na composição. Pneus, após, cinco ou seis anos de fabricação, pelo bem estar de todos ocupante do veículo, devem serem substituídos por novos. Fica a dica.

  • Avatar
    Ernandes Machado de Souza 17 de outubro de 2020

    Gostaria de saber que marca eu posso usar no meu Corolla ano 2009?

    • Avatar
      Kenji Santos 17 de outubro de 2020

      Coloca um Bridgestone turanza na especificação de fabrica. Bom frio e o mais silencioso do.mercad.

    • Avatar
      Glauber Quedes Araújo Da Silva 18 de outubro de 2020

      Goodyear 205/55/16

    • Avatar
      Maurício pianaro 19 de outubro de 2020

      Amigo usa o michelan p não se imcomodar

  • Avatar
    Elisabeth santoro 17 de outubro de 2020

    Mas que imbecilidade.
    Pneus com mais de 10 anos.
    Por isto causam acidentado e não sabemos a causa.
    Mas.tem caminhões rodando com pneus em péssimo estado.

  • Avatar
    Laerte 17 de outubro de 2020

    Recomendo trocar. Já tive problemas na estrada com pneus velhos. No meu caso, desagregou toda a banda de rodagem e quase capotei o carro. Pneus originais! Não vale a pena arriscar. Muitos produtos não possuem prazo de validade, mas tudo se decompõe, se transforma. Já perdi várias utensílios, mesmo com pouco uso.

  • Avatar
    Rômulo de Oliveira Alves 17 de outubro de 2020

    Bom dia! Rapaz, todos os produtos tem seu prazo de validade.
    Se não houve reposição dos pneus dez anos após a data de fabricação, as fabricantes recomendam a troca por pneus novos como precaução, mesmo que pareçam estar em condições de uso e o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido.

  • Avatar
    Justino Silva de Araújo 17 de outubro de 2020

    Tenho uma s10 2012/2013 ainda com os 4 pneus originais… está com 51 mil km rodados e os pneus ainda estão bons… viajo tranquilo… pneu pirelli de ótima qualidade… Vale ressaltar que o estepe nunca foi ao chão… que pena q o estepe é de um tamanho menor, se não eu usaria ele e comprava só mais 3 novos

  • Avatar
    domingospneus@gmail.com 17 de outubro de 2020

    Boa tarde! Amigo para sua segurança e de toda sua família troque esses pneus esqueça comentários segurança está em primeiro lugar neste assunto! Boa sorte.

  • Avatar
    REGIS 17 de outubro de 2020

    Pneus, freios e suspensão são itens em que eu não economizo. Mas o brasileiro mão fechada se acha esperto, por isso continuamos sendo campeões de mortes nas estradas.

  • Avatar
    valmor umann 17 de outubro de 2020

    O senhor Alberto Carlos aí no seu comentário falou tudo,concordo com ele

  • Avatar
    David Vieira 17 de outubro de 2020

    Bom dia!
    A matéria é muito boa, o motorista deve se atentar a todos itens do carro principalmente para pegar uma estrada. No caso dos pneus a borracha vai ressecando com tempo, criando micro rachaduras as vezes imperceptíveis e isso misturado a uma estrada com asfalto quente em 50° as vezes, o pneu não suporta e pode acidentar o condutor sua família e quem está em sua volta.
    No caso desse Corolla da matéria, nem pensar em pegar estrada com esses pneus originais.

  • Avatar
    Alberto carlos 17 de outubro de 2020

    Os Meus comentários a respeito do assunto e simples, hoje só se faz porcaria, a indústria hoje precisa vender cada vez mais, e a ganância do mlucro sempre, antigamente, que eu digo uns 15, 20 anos atrás se produzia produtos com muita qualidade e uma terminologia adequada, os pneus não tinha data de validade, de fabricação, e nem se deterioração como os de hoje, tenho 2 lombares um 66 e uma 90 a 90 esta com pneus a uns 15 anos acho q foi a 2° vez q coloquei 4 pneus novos ainda estão maiS q meia vida rodo pouco com ela só o necessario, eles estão intactos quando gastarem vou mandamos escapar, pois a carcaça deve durar mais uns 10 anos, hoje os produtos tem tanta tecnologia e muito pouca qualidade, isso por causa da ganância e do péssimo comportamento do ser humano com o meio ambiente, em se fazer produtos descartados de maneira irregular, com comportamentos altamentes destrutivos da humanidade.

    • Avatar
      Sérgio 17 de outubro de 2020

      é isso mesmo os produtos hoje só tem boniteza qualidade q é bom passsa longe

    • Avatar
      Jodson 17 de outubro de 2020

      Exato! O que se fabricava no passado, tinha realmente qualidade superior, inclusive a língua Portuguesa.

  • Avatar
    Vicente 17 de outubro de 2020

    Estranho né, e os pneus remold e ressolados que usam carcaças velhas? Sendo que muitos caminhões usam essa porcaria nas estradas.
    Não deveria ser proibido?

  • Avatar
    Edivaldo da Silva Torres 17 de outubro de 2020

    Bom dua,irmao,olha eu ja viajei com 4 pneus piores que os seus.Pus 4 camaras de ar,calibrei bem e adei a 120 tranquilo.Se nao dua regiao tibrr calibragem vom hidohenio esfria os pneus.A proposito,vc vende esse corolla?

  • Avatar
    Fernando B 17 de outubro de 2020

    A partir do 6° ano o pneu começa a ganhar rachaduras nas bordas. Tenho um veículo que ainda tem pneu de 2013 rodando na traseira e a diferença para os novos, fabricados em 2018, são grandes em termos de borracha. Provavelmente até o final deste ano troque os dois traseiros, mesmo ainda não tendo atingido o TWI

Avatar
Deixe um comentário