Carro flex não pega em dias frios? Esta dica vai te ajudar!

Assunto sobre o carro flex sempre rende aqui no AutoPapo. Desta vez eu explico aqui como proceder com ele em temperaturas mais frias

Por Boris Feldman21/05/20 às 07h30

Quando vai chegando a época de temperaturas mais baixas, quem tem o carro flex com aquele famigerado sistema do tanquinho de partida a frio costuma passar um aperto danado!

Porque o motor se recusa a funcionar quando o tanque está abastecido com etanol, porque o álcool é de difícil vaporização em temperaturas abaixo de 15ºC.

“Mas não é para isso que tem o tanquinho que injeta gasolina?” Pois é, mas o tanquinho ficou sem funcionar desde o último inverno e a gasolina, provavelmente, ficou velha.

Ou a bombinha enferrujou ou outro problema qualquer, para irritar o motorista. Quer uma dica infalível? No inverno, evite abastecer apenas com etanol e misture 30% de gasolina no tanque!

Gasolina sendo colocada no tanque do carro flex
Em época de frio, evite abastecer o carro somente com etanol (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    ANGELO ALEXANDRE MERCE 25 de setembro de 2020

    Tenho um Ford Ka 2020 , flex, porém sem o tanquinho de partida fria. acontece que mesmo não estando clima frio, ele não pega quando abastecido com álcool. e mesmo com gasolina, pela manhã ele demora a pegar.

  • Avatar
    Pedro paulo 22 de maio de 2020

    Boa noite tenho um Corsa Hatch ano 2009 e os mecânicos da região mim falam q não pode misturar etanol e gasolina , pois a central não consegui identificar o combustível corretamente. Qual e o correto usar um de cada vez ou os dois juntos? Obrigado a todos.

    • Avatar
      Adilson 22 de maio de 2020

      Não, pode misturar o percentual que quiser, no próprio manual do veículo que tenho diz isso , muitos mecânicos falam isso mesmo mas não é verdade.
      Abasteço a anos, qualquer percentual de álcool ou gasolina.

    • Avatar
      Ivan Fernandes Veiga 24 de maio de 2020

      Se o carro for flex vc pode usar qualquer mistura de gasolina e etanol que ele tem que reconhecer. A tecnologia empregada nestes motores faz com que eles funcionem com qualquer proporção desses combustiveis.

  • Avatar
    Alisson soares 22 de maio de 2020

    Quando meu pai bate arranque no carro ele fais um barulho quem quando erra uma marcha o carro é um celta flex

  • Avatar
    Dirlon Portela 22 de maio de 2020

    Eu tenho um Sandero Stepway,e no Etanol de manhã ele demora um pouco pra pegar, mais eu aprendi um truque, e agora e só bate na chave que ele pega,eu tenho um sensor de temperatura reserva que eu deixo no congelador da minha geladeira,aí eu tiro o cabo do sensor do carro coloco ele no sensor gelado,só assim que a bomba de combustível do tanquinho acionar,

  • Avatar
    Paulo Mendonça 22 de maio de 2020

    Tenho um Toyota hatch,2017,automático e por ter aquecimento dos bicos,pega com etanol,em baixas temperaturas.

  • Avatar
    Hatila Ribeiro 21 de maio de 2020

    Boa dica, valeu!!

  • Avatar
    Carlos Alberto Ferreira Martins 21 de maio de 2020

    Tenho um Uno 2.016 ele pega normal mais quando começo a andar ele não anda como que eu não estivesse acelerando depois anda dali um tempo acontece a mesma coisa já mandei limpar os bicos mais continua os mecânicos não consegue achar o defeito não sei Mais aonde recorrer obrigado

    • Avatar
      andrelino borges 21 de maio de 2020

      Troca o sensor de injeção eletrônico

    • Avatar
      Michel 21 de maio de 2020

      Boa Noite Carlos, aconteceu a mesma coisa comigo!
      Só par ou quando eu troquei o sensor de rotação! 👍

    • Avatar
      Pedro Roberto damasio bacelar 22 de maio de 2020

      Se ele for flex e o tanque tiver so alcool ligue o carro deixe ele esquenta o alcool, bote de vez em quando 500 ou 700 ml gasolina no tanque de partida a frio e se possivel bote aditivada, espere o motor esquenta sempre antes de sair se nao o carro so alcool falha, tambem quando alcool esquenta ja foi o carro corre que uma beleza…

    • Avatar
      Valter pinheiro da silva 22 de maio de 2020

      Carlos Alberto Ferreira: eu tenho um siena ele acusou o mesmo problema: eu tinha abastecido ele com gazolina e depois
      substituir por etanol o sistema não faz a leitura continuou como se fosse gasolina perdeu toda a força; onde subia de quarta tinha que colocar segunda. Abrs está aí uma dica.

  • Avatar
    Ricardo 21 de maio de 2020

    Boris tudo bem é o seguinte eu trabalho com uma Fiorino 2019 que a empresa comprou faz dois meses e o quando eu peguei ela o tanque estava cheio de gasolina quando baixou a meio tanque completei com álcool andei um pouco com essa mistura não demorou muito a luz da injeção acendeu e não apagou enquanto eu não levei para passar o escâner apagou a luz eu falei para o mecânico que a luz acendeu após eu ter feito isso para não fazer isso senão ia acontecer de novo aí eu fui colocando só álcool não misturei mais não aconteceu mais obrigado.

  • Avatar
    Alan Santana 21 de maio de 2020

    Bom dia! Meu carro é um Fiat Idea adventure 2012 as vezes quando abasteço so com etanol o carro demora de pegar pela manhã,porém o tanquinho está cheio e com gasolina aditivada mais quando abasteço com gasolina ele pega normalmente,o dono anterior me falou q ele só abastecia com gasolina não usava etanol.Será q o carro ficou viciado na gasolina? Poderiam me tirar essa dúvida. Grato

    • Avatar
      Felipe zamana 21 de maio de 2020

      Comigo acontece a mesma coisa, tenho um punto attractive 2012 e dorme no tempo, e qdo eu estava abastecendo com etanol eu tinha q ir dar partida uns 20 min antes de sair pq demorava muito pra pegar e ate fiquei com medo de prejudicar bateria ou motor de arranque,comecei abastecer com gasolina ate pelo fato do preço ter caido e nunca mais tive problemas, bato de primeira e ele pega

    • Avatar
      Edersonromariodosreis 21 de maio de 2020

      Olha tive o msm problema só que ao inverso. Pd ser q nao seja o seu caso, mas, uma coisa q eu fiz e de resultado foi q na hora de ligar eu coloco a chave ao contrario.

  • Avatar
    Edson Alessandro Caramite 21 de maio de 2020

    Tenho um Ford Ka 2015 com motor Sigma 1.5 desde 2017.
    Este carro não tem mais o sistema do tanquinho.
    Até hoje não tive problemas nas partidas em manhãs frias.
    Sei que neste tipo de sistema existe um pré aquecimento na partida, muito eficiente por sinal.

  • Avatar
    Cláudio 21 de maio de 2020

    Oi bom dia!! Tenho um argo drive 1.0 ,coloquei GNV de quinta geração,e o mesmo falou que eu não poderia colocar gasolina.
    Obs:Eu posso colocar gasolina no carro que tem GNV? Obrigado

    • Avatar
      Juarez 21 de maio de 2020

      Na verdade não é que vc não possa colocar gasolina é aconselhado colocar etanol por que ele queima mais parecido com GNV aí acaba funcionando melhor em carro flex

      • Avatar
        Fabio 21 de maio de 2020

        Correto Juarez, meu fiesta ano 2010, motor 1.6 Flex com gnv, funciona com álcool.

    • Avatar
      Claudio 21 de maio de 2020

      Tenho um Onix 2018 e quando instalei o GNV de 5° geração o instalador me perguntou se eu deveria optar por álcool ou gasolina optei por gasolina e ele me falou pra não por álcool.

  • Avatar
    Fábio 21 de maio de 2020

    Auto papo

    Tinha um Cobalt Elite 2019 e fazia essa mistura no tanque, não usava o jurássico tanquinho.
    Não sei porque o sensor não detectou a gasolina no tanque de combustível, ficava mandando sinal para a bomba do tanquinho e o carro não pegava de jeito nenhum. As variáveis possíveis seria uma gasolina adulterada no tanque com álcool , me perdi nesse percentual ou o sensor pode sofrer alterações no reconhecimento,,,,

    • Avatar
      JUAREZ 21 de maio de 2020

      Acho que vc errou na porcentagem eu tenho GNV e abasteço com etanol no frio ficava ruim de pegar comecei a colocar uma 60 reais de etanol e 20 de gasolina resolveu o problema

Avatar
Deixe um comentário