Carro flex não pega em dias frios? Esta dica vai te ajudar!

Assunto sobre o carro flex sempre rende aqui no AutoPapo. Desta vez eu explico aqui como proceder com ele em temperaturas mais frias

tanquinho de partida a frio
Tanquinho de partida frio em detalhe com círculo amarelo em volta (Foto: Ilustração | AutoPapo)
Por Boris Feldman
21 de maio de 2020 07:30

Quando vai chegando a época de temperaturas mais baixas, quem tem o carro flex com aquele famigerado sistema do tanquinho de partida a frio costuma passar um aperto danado!

Porque o motor se recusa a funcionar quando o tanque está abastecido com etanol, porque o álcool é de difícil vaporização em temperaturas abaixo de 15ºC.

“Mas não é para isso que tem o tanquinho que injeta gasolina?” Pois é, mas o tanquinho ficou sem funcionar desde o último inverno e a gasolina, provavelmente, ficou velha.

Ou a bombinha enferrujou ou outro problema qualquer, para irritar o motorista. Quer uma dica infalível? No inverno, evite abastecer apenas com etanol e misture 30% de gasolina no tanque!

Gasolina sendo colocada no tanque do carro flex
Em época de frio, evite abastecer o carro somente com etanol (Foto: Shutterstock)

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ANGELO ALEXANDRE MERCE 25 de setembro de 2020

Tenho um Ford Ka 2020 , flex, porém sem o tanquinho de partida fria. acontece que mesmo não estando clima frio, ele não pega quando abastecido com álcool. e mesmo com gasolina, pela manhã ele demora a pegar.

Avatar
Pedro paulo 22 de maio de 2020

Boa noite tenho um Corsa Hatch ano 2009 e os mecânicos da região mim falam q não pode misturar etanol e gasolina , pois a central não consegui identificar o combustível corretamente. Qual e o correto usar um de cada vez ou os dois juntos? Obrigado a todos.

Avatar
Adilson 22 de maio de 2020

Não, pode misturar o percentual que quiser, no próprio manual do veículo que tenho diz isso , muitos mecânicos falam isso mesmo mas não é verdade.
Abasteço a anos, qualquer percentual de álcool ou gasolina.

Avatar
Ivan Fernandes Veiga 24 de maio de 2020

Se o carro for flex vc pode usar qualquer mistura de gasolina e etanol que ele tem que reconhecer. A tecnologia empregada nestes motores faz com que eles funcionem com qualquer proporção desses combustiveis.

Avatar
Alisson soares 22 de maio de 2020

Quando meu pai bate arranque no carro ele fais um barulho quem quando erra uma marcha o carro é um celta flex

Avatar
Dirlon Portela 22 de maio de 2020

Eu tenho um Sandero Stepway,e no Etanol de manhã ele demora um pouco pra pegar, mais eu aprendi um truque, e agora e só bate na chave que ele pega,eu tenho um sensor de temperatura reserva que eu deixo no congelador da minha geladeira,aí eu tiro o cabo do sensor do carro coloco ele no sensor gelado,só assim que a bomba de combustível do tanquinho acionar,

Avatar
Paulo Mendonça 22 de maio de 2020

Tenho um Toyota hatch,2017,automático e por ter aquecimento dos bicos,pega com etanol,em baixas temperaturas.

Avatar
Hatila Ribeiro 21 de maio de 2020

Boa dica, valeu!!

Avatar
Carlos Alberto Ferreira Martins 21 de maio de 2020

Tenho um Uno 2.016 ele pega normal mais quando começo a andar ele não anda como que eu não estivesse acelerando depois anda dali um tempo acontece a mesma coisa já mandei limpar os bicos mais continua os mecânicos não consegue achar o defeito não sei Mais aonde recorrer obrigado

Avatar
andrelino borges 21 de maio de 2020

Troca o sensor de injeção eletrônico

Avatar
Michel 21 de maio de 2020

Boa Noite Carlos, aconteceu a mesma coisa comigo!
Só par ou quando eu troquei o sensor de rotação! 👍

Avatar
Pedro Roberto damasio bacelar 22 de maio de 2020

Se ele for flex e o tanque tiver so alcool ligue o carro deixe ele esquenta o alcool, bote de vez em quando 500 ou 700 ml gasolina no tanque de partida a frio e se possivel bote aditivada, espere o motor esquenta sempre antes de sair se nao o carro so alcool falha, tambem quando alcool esquenta ja foi o carro corre que uma beleza…

Avatar
Valter pinheiro da silva 22 de maio de 2020

Carlos Alberto Ferreira: eu tenho um siena ele acusou o mesmo problema: eu tinha abastecido ele com gazolina e depois
substituir por etanol o sistema não faz a leitura continuou como se fosse gasolina perdeu toda a força; onde subia de quarta tinha que colocar segunda. Abrs está aí uma dica.

Avatar
Ricardo 21 de maio de 2020

Boris tudo bem é o seguinte eu trabalho com uma Fiorino 2019 que a empresa comprou faz dois meses e o quando eu peguei ela o tanque estava cheio de gasolina quando baixou a meio tanque completei com álcool andei um pouco com essa mistura não demorou muito a luz da injeção acendeu e não apagou enquanto eu não levei para passar o escâner apagou a luz eu falei para o mecânico que a luz acendeu após eu ter feito isso para não fazer isso senão ia acontecer de novo aí eu fui colocando só álcool não misturei mais não aconteceu mais obrigado.

Avatar
Alan Santana 21 de maio de 2020

Bom dia! Meu carro é um Fiat Idea adventure 2012 as vezes quando abasteço so com etanol o carro demora de pegar pela manhã,porém o tanquinho está cheio e com gasolina aditivada mais quando abasteço com gasolina ele pega normalmente,o dono anterior me falou q ele só abastecia com gasolina não usava etanol.Será q o carro ficou viciado na gasolina? Poderiam me tirar essa dúvida. Grato

Avatar
Felipe zamana 21 de maio de 2020

Comigo acontece a mesma coisa, tenho um punto attractive 2012 e dorme no tempo, e qdo eu estava abastecendo com etanol eu tinha q ir dar partida uns 20 min antes de sair pq demorava muito pra pegar e ate fiquei com medo de prejudicar bateria ou motor de arranque,comecei abastecer com gasolina ate pelo fato do preço ter caido e nunca mais tive problemas, bato de primeira e ele pega

Avatar
Edersonromariodosreis 21 de maio de 2020

Olha tive o msm problema só que ao inverso. Pd ser q nao seja o seu caso, mas, uma coisa q eu fiz e de resultado foi q na hora de ligar eu coloco a chave ao contrario.

Avatar
Edson Alessandro Caramite 21 de maio de 2020

Tenho um Ford Ka 2015 com motor Sigma 1.5 desde 2017.
Este carro não tem mais o sistema do tanquinho.
Até hoje não tive problemas nas partidas em manhãs frias.
Sei que neste tipo de sistema existe um pré aquecimento na partida, muito eficiente por sinal.

Avatar
Cláudio 21 de maio de 2020

Oi bom dia!! Tenho um argo drive 1.0 ,coloquei GNV de quinta geração,e o mesmo falou que eu não poderia colocar gasolina.
Obs:Eu posso colocar gasolina no carro que tem GNV? Obrigado

Avatar
Juarez 21 de maio de 2020

Na verdade não é que vc não possa colocar gasolina é aconselhado colocar etanol por que ele queima mais parecido com GNV aí acaba funcionando melhor em carro flex

Avatar
Fabio 21 de maio de 2020

Correto Juarez, meu fiesta ano 2010, motor 1.6 Flex com gnv, funciona com álcool.

Avatar
Claudio 21 de maio de 2020

Tenho um Onix 2018 e quando instalei o GNV de 5° geração o instalador me perguntou se eu deveria optar por álcool ou gasolina optei por gasolina e ele me falou pra não por álcool.

Avatar
Fábio 21 de maio de 2020

Auto papo

Tinha um Cobalt Elite 2019 e fazia essa mistura no tanque, não usava o jurássico tanquinho.
Não sei porque o sensor não detectou a gasolina no tanque de combustível, ficava mandando sinal para a bomba do tanquinho e o carro não pegava de jeito nenhum. As variáveis possíveis seria uma gasolina adulterada no tanque com álcool , me perdi nesse percentual ou o sensor pode sofrer alterações no reconhecimento,,,,

Avatar
JUAREZ 21 de maio de 2020

Acho que vc errou na porcentagem eu tenho GNV e abasteço com etanol no frio ficava ruim de pegar comecei a colocar uma 60 reais de etanol e 20 de gasolina resolveu o problema

Avatar
Deixe um comentário