Modificar o automóvel: projeto de quem está no mundo da lua

Projeto de Lei de deputado do DF permite modificar o automóvel sem que ele passe por uma vistoria e certificação homologada pelo Detran

Projeto de Lei vai contra a segurança no trânsito
Projeto de Lei vai contra a segurança no trânsito (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
17 de março de 2022 21:32

Nossos parlamentares adoram apresentar projetos do setor de automóveis. Em geral, a maioria é de propostas quase inacreditáveis. Coisa de quem está no mundo da lua…

A última é do deputado Luiz Miranda (União, DF), que propõe uma alteração no código de trânsito para que não seja necessária a autorização do Detran para se modificar as características originais do automóvel.

Ora bolas, trata-se de  uma exigência mais do que razoável, pois imaginem se o dono de um automóvel resolve trocar o motor de 150 cv para 300 cv sem mudar suspensão, nem freios, ou outras barbaridades, que colocam em risco a segurança não só deste carro como os que estão ao redor.

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, modificar qualquer parte no automóvel exige uma vistoria e certificação por uma empresa homologada pelo Detran.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jean 31 de março de 2022

O Projeto de Lei é ótimo, não tem nada de “mundo da Lua” não… De nada adianta essa ilusão de inspeção e homologação pelo Detran se o Detran não faz nada disso corretamente. Da forma que é hoje em dia, as alterações que se pode fazer em um veículo são mínimas. Se vc instala um turbo no carro, por exemplo, tem Estados em que vc tem que regularizar como “aumento de potência”, mas se rodar assim em outro Estado e for parado em uma blitz, seu carro é apreendido pois eles exigem que conste expressamente “turbo” no documento. Ridículo. Nem os Detrans se entendem. Se eu tiver um carro antigo, muito dinheiro e quiser modernizar tudo nele, inclusive iluminação e aumentar a potência além dos pífios 10% que a lei permite, de forma adequada, não posso, porque um jegue de um legislador desatualizado entende que é “arriscado”, independentemente da forma que eu fizer, dos materiais e peças que eu utilizar, enfim… não posso. Sou obrigado a não gostar de customizar meu veículo, porque é proibido ser diferente. Ridículo.

Avatar
Gilmario do gol quadrado 25 de março de 2022

A questão é sempre de quanto o governo vai arrecadar ,nunca é sobre a segurança dos cidadãos,por isso é que o Brasil não vai pra frente nunca.

Avatar
Cara de besta 24 de março de 2022

deputado Luiz Miranda como se o país mais
precisamente saúde,educação e segurança estivesse uma maravilha e que o
Ilustre deputado não tivesse nada pra fazer

Avatar
André L. 25 de março de 2022

Bem dito!

Avatar
André L. 24 de março de 2022

Já é uma bagunça hoje em dia, imagina se passa esse pl…

Avatar
Victor 21 de março de 2022

O mais incrivel é a baboseira que fala em quisito segurança, a real é que com essas modificações serem autorizadas ao órgão detran! Entra grana pq é caro pra fazer tal modificação, incrivel, pra modificar algo que é nosso! Alem de pagar ipva e inumeras outras coisas, pra modificar algo que é NOSSO! Tem essa burocracia toda, meu Deus! BRASIL não vai pra frente nunca 😩

Avatar
Leandro 21 de março de 2022

Não sei se essa PL é verdade, mas se for eu seria a favor. Pra mim essa lei só serve pra arrecadar dinheiro com multas. Por experiência, quem quer modificar e fazer cagada vai fazer, independente de lei. E quem é de bem e troca uma iluminação ruim de fábrica por uma de LED, de maior qualidade, vai ser parado na blitz e ser multado…

Avatar
Douglas Pereira 20 de março de 2022

Porque em países como o Estados Unidos isso é permitido? A pessoa substituir um motor de 100 cv por um Detroit Diesel de 1000 cv.
Porque lá a coisa funciona? Simples. A lei funciona para eles. Eles dizem ” você pode fazer o que quiser no seu carro. Porém, se acontecer alguma coisa. Você será responsável com agravante.
Lá não tem isso de ser babá de ninguém. Todos respeitam pelo temor as leis e consequências.

Avatar
Talles Alessandro 19 de março de 2022

Nesse quesito, temos um conflito de ideias, porque o que está em jogo é a homologação no Detran, quem garante que do jeito que está agora(tendo que homologar no Detran), não exista o tal do dono do automóvel que passa o motor de 150cv para 300cv sem equilibrar com pneu, suspensão e freio?
Trata-se apenas de termos autonomia sobre nossos carros, não queremos depender a autorização de ninguém para modificarmos o que é nosso.

Avatar
Daniel 19 de março de 2022

Achei bem válida, e daí se o carro passa de 150cv para 300cv, não significa que vai gerar acidente, vai da prudência do motorista tem motorista que faz estrago com Corsa de 60cv e tem gol quadrado de bem mais de 300cv que nunca gerou acidente, a responsabilidade é do piloto não dá máquina, um carro de 600cv não faz nada sozinho, quem toca bem ou mal é ser humano

Avatar
RIPjornalismo 18 de março de 2022

Qual o numero dessa PL? Fakenews isso dai hein.

Avatar
Luiz 18 de março de 2022

PL 410/2022

Pesquisei o nome do deputado e encontrei, não foi tão difícil verificar ao invés de chamar logo de fake news.

Avatar
Deixe um comentário