Rodas aro 18 e 19 polegadas são legais, mas têm prós e contras
Rodas aro 18 e 19 têm vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta. A escolha teve ir além do fator estético
Por Boris Feldman 28/04/18 às 20h00Rodas aro 18 e 19 têm vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta. A escolha teve ir além do fator estético
Por Boris Feldman 28/04/18 às 20h00As rodas com aro 18 e 19 têm vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta. Apesar da escolha geralmente ter o peso do fator estético, há outros detalhes que merecem a atenção dos donos de automóveis.
[TRANSCRIÇÃO]
As rodas do automóvel passaram por uma curiosa variação de tamanho durante os tempos. Os primeiros automóveis tinham rodas muito grandes, iguais às de carruagens. Seu diâmetro era de 20, 21, 22 polegadas. Depois a roda foi perdendo tamanho, foi sendo reduzida e, aqui mesmo no Brasil, nós tivemos dezenas de modelos nas décadas de 70 e 80 com aro 13 ou 14 polegadas. E aí a roda veio crescendo de novo. Hoje a maioria dos automóveis têm rodas com aro de 15 ou 16 polegadas. Em compensação, quanto maior a altura da roda, menor o do pneu. E surgiram então os pneus chamados de perfil baixo.
Quanto mais esportivo automóvel, maior a roda, menor o pneu por dois motivos: primeiro o estético, segundo a estabilidade. Porém, lembre-se ao comprar um carro zero com as opções de rodas com aro 16, 17, 18 ou 19 polegadas, quanto maior a roda, menos conforto dentro do automóvel e maior o risco do pneu se romper e aparecer aquelas bolhas ao passar por um buraco. Portanto o preço a pagar pela roda maior,esteticamente mais interessante, é o desconforto dos passageiros e o risco e o custo de ter o pneu estourado ao passar por uma dessas crateras asfálticas.