Por que acabaram os quebra-ventos?

Item que ajudava a melhorar a ventilação interna dos carros sem ar-condicionado, os quebra-ventos foram sumindo aos poucos. Por que?

Por Boris Feldman 04/10/20 às 21h31
quebra vento ventarola carro antigo azul
Quebra-ventos (ou ventarola) de uma picape antiga em detalhe (Foto: Shutterstock)

Pessoal manda perguntas que são até nostálgicas. Uma delas questiona porque foram eliminados os quebra-ventos, que haviam em praticamente todos os carros até a década de 70, 80.

Eram extremamente práticos, principalmente nos carros sem ar-condicionado. Bastava virar na sua direção aquela pequena ventarola que tinha nas duas janelas dianteiras para refrescar nos dias mais quentes.

Sabe por que elas desapareceram?

Por motivos de segurança. No caso de o carro sofrer um impacto lateral, a haste onde se fixava essa ventarola, o tal quebra-vento, era uma perfeita arma para ferir o motorista ou o passageiro.

Quebra-ventos (ou ventarola) de uma picape antiga em detalhe
Quebra-ventos foi abolidos dos automóveis por questões de segurança (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
89 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marcos Campos 6 de outubro de 2020

    Acho muito prático no meu Quantum 96. Refresca muito, quase tanto quanto o ar-condicionado.

  • Avatar
    Luiz Fernando 6 de outubro de 2020

    Na minha opinião acabaram com o quebra vento dos veículos para força as pessoas a comprarem carros com ar condicionado .. simples os caminhos ainda continua com os quebra vento… ?????

  • Avatar
    Marcos Barreto 6 de outubro de 2020

    Na real, para mim o motivo foi redução de custo.
    Cada peça, cada parafuso a menos é lucro a mais.

  • Avatar
    Paulo Reiss Junior 6 de outubro de 2020

    Auto papo furado, o verdadeiro motivo é redução de custos de produção.

  • Avatar
    Pedro Silveira Sobrinho 6 de outubro de 2020

    Esta capitação de ar aos lados é útil para circulação ,. Não impede que tenham ar condicionado , no gual o consumo de combustível é 10 por cento a maís no bolso do caminhoneiro . Meu voto é que tenham os dois assim fica a escolha ., Grato tenham um ótimo dia na paz de Jesus Cristo amém aleluia.

  • Avatar
    Mario Oliveira 5 de outubro de 2020

    Com o aumento da velocidade e lataria mais leve e frágil, qualquer batida na lateral poderá atingir os ocupantes dos veículos de hoje. Não me parece o real motivo.

  • Avatar
    César 5 de outubro de 2020

    Na época li numa revista que o principal motivo foi a melhoria do coeficiente aerodinâmico, pois com os quebra-ventos abertos o consumo de combustível aumentava bastante. As calhas dos vidros também sumiram mais ou menos na mesma época por esse mesmo motivo.

  • Avatar
    Mauricio Fernandes 5 de outubro de 2020

    Acho que foi uma babaquice, e tornou os carros mais quentes,pois,assim se ganha mais dinheiro do comprador

    • Avatar
      Sinval Alves Correia 6 de outubro de 2020

      Um super consumo, sempre agrgando mais despesas para o consumidor .o ar natural e incomparável .

    • Avatar
      Wronsk M F 6 de outubro de 2020

      Promover a venda de automóveis com ar condicionado. Simples assim.

  • Avatar
    Francisvaldo Alvarenga Rezende 5 de outubro de 2020

    Só se morre de calor sem quebra vento no os carros antigo. Né pode correr direito.kkkk

  • Avatar
    Kenji Santos 5 de outubro de 2020

    Quando falou questão de segurança, pensei que ia falar sobre os roubos… Kkk

  • Avatar
    Lilico 5 de outubro de 2020

    Pq que Acabaram com os parachoques dos veículos?

  • Avatar
    Valfrido 5 de outubro de 2020

    Sacanagem foi acabar com o motor boxer refrigerado a ar. O EA111 qdo Fox que é bom, né?

  • Avatar
    Marcio Tercete da silva 5 de outubro de 2020

    Muitas vezes aqueles quebra vento.jogaram para dentro do caminhao.muitos enxames de abelhas e marimbondos.

  • Avatar
    Edy 5 de outubro de 2020

    Quanta bobagem

  • Avatar
    Ivo 5 de outubro de 2020

    Baseado em que estudos isso foi comentado?
    Claro que as indústrias querem economizar.

  • Avatar
    José Luis 5 de outubro de 2020

    Havia também o risco muito grande e comprovado de inseto sendo lançado pela ventarola atingindo o olho do motorista (mesmo usando óculos) e provocando acidente.
    “Comprovado”

  • Avatar
    José 5 de outubro de 2020

    Sinto muita falta do quebra vento e bem melhor que sertão ar condicionado !!

  • Avatar
    IRAH ALMALIBRE 5 de outubro de 2020

    Desculpa pouco convincente.

  • Avatar
    Adilson 5 de outubro de 2020

    Penso eu, se estiver correto, o primeiro carro brasileiro de série que apareceu sem quebra-vento foi o Chevette, que aliás, criou uma polêmica. Muitos acharam falta do item. Lembro que diziam que era necessário abrir o vidro todo.Quem defendia dizia que o carro tinha um sistema de ventilação da cabine próprio, que dispensava o quebra-vento. Não sei se isso era verdade. Só lembro das conversas na época.

    • Avatar
      Willian Mendes 5 de outubro de 2020

      O meu chevette ano 93 tem o quebra vento, e bom de mais kkkk

  • Avatar
    ALMIR FERNANDO CLAUDIO 5 de outubro de 2020

    Reportagem bem fraca sem base nenhuma de convencimento,sem base técnica só blá blá blá

    • Avatar
      Damaris 5 de outubro de 2020

      Isso aqui é um autopapo, amigo. Se vc quer laudo técnico, contrate um!

  • Avatar
    José Edmar Maciel Ribeiro 5 de outubro de 2020

    Interessante a justificativa.Queria apenas que apontasse esse acontecimento.Nunca na minha vida vi alguém falar de uma coisa dessa.

    • Avatar
      Sidney 5 de outubro de 2020

      Eu também não.Inclusive nunca fui em velório de alguém que foi morto por isso.

      • Avatar
        Antônio Valter de souza 5 de outubro de 2020

        Na década 80 eu trabalha uma indústria química na cidade de Valinhos SP e a recepcionista sofreu um acidente e a causa da morte dou justamente a moldura do quebra vento que feriu seu pescoço e levou-a Óbito.

      • Avatar
        Joaquim Moreira 6 de outubro de 2020

        Fato raríssimo, nunca soube de um acidente causado pelo quebra vento.
        Se uma exceção ser vice como justificativa não teríamos o cinto de segurança, lembram do Dentro do Vasco?

      • Avatar
        Carlos silva 10 de outubro de 2020

        Denis

      • Avatar
        Willian Mendes 5 de outubro de 2020

        Kkķk nem eu kkmmm

  • Avatar
    Donizete 5 de outubro de 2020

    Uma pergunta pq a Ford EcoSport tem de diferente de outros carro da mesma característica que ñ pode tirar o estepe da tampa traseira e se tirar vai ter que usar um pneu específico???

  • Avatar
    Mario 5 de outubro de 2020

    Bastava tirar a aste do quebra-vento e deixar apenas o vidro com o pivô e a vedação.

    • Avatar
      Tiao 5 de outubro de 2020

      Ótima ideia, aí no caso de uma batida o vidro, que ainda não era temperado se torna um projétil e corta o pescoço do motorista.

      • Avatar
        ZIGGY 6 de outubro de 2020

        Coloca sal e cebola para temperar e pronto.

  • Avatar
    Michael 5 de outubro de 2020

    Essa história é a mesma das lentes do faróis de vidro que trocaram por plástico falando que se atropelar uma passo o vidro pode machucar, se atropelar alguém com plástico não vai machucar igual, isso é só pra eles economizar

  • Avatar
    Luiz Ferreira Secco 5 de outubro de 2020

    Eu tenho 57 anos e nunca soube que alguém tivesse morrido ou se ferido, em batida, com aquele suporte do quebra vento. Acredito que foi abolido mais por causa da estética.

    • Avatar
      Henrique Martins 5 de outubro de 2020

      Melhor comentário

  • Avatar
    Arno frare 5 de outubro de 2020

    Devido a implantação de nova tecnologia para ensacar ventos, os quebra ventos foram serados tecnologicamente…

  • Avatar
    Ronaldo Neves de Araujo 5 de outubro de 2020

    Boris, por favor informe as estatísticas de que os quebra-vento foram extintos por causa do grande índice de acidentes!!! No aguardo

  • Avatar
    William Pereira Martins 5 de outubro de 2020

    Mentira, nunca ouvi falar em acidente desse tipo, a verdade é que as empresas fabricantes de ar condicionado pressionaram para que ele acabasse.

    • Avatar
      Martalaus 5 de outubro de 2020

      Verdade, quebra vento era muito bom,o negócio é que os carros vem com ar condicionado aí né a indústria ganha mais!!meu pai tinha um fusca com quebra vento era muito legal..

      • Avatar
        Jorge luiz wolker 5 de outubro de 2020

        Era a porta de entrada para os ladrões de radios, toca fitas e extintores poderem agir, quebravam ou forçavam o dispositivo introduziam a mão e abriam a porta.

      • Avatar
        Valter 6 de outubro de 2020

        Boa noite essas portas de hoje facitam bem mais eles apoiam o pé perto do puxador onde fica a chave e puxam a parte de cima com a mão e ela se dobra ao meio fato já ocorrido comigo

  • Avatar
    Cristiane 5 de outubro de 2020

    E só colocar uma telinha ferro , com furros pequenos

  • Avatar
    Julio Cesar de Alcântara 5 de outubro de 2020

    Desculpa esfarrapada pra reduzir custo na linha de montagem falar que foi retirado por motivos de segurança.

  • Avatar
    LUCAS BOY 5 de outubro de 2020

    E o Palmeiras não tem mundial!!

  • Avatar
    Firmiano 5 de outubro de 2020

    Um amigo meu foi degolado em uma c-10 apos o motorista ter dormido e capotado a noite em estrada de terra de pouco movimento…

    • Avatar
      Guilherme 5 de outubro de 2020

      Tenho um caminhão já do ano2007 e possuí quebra vento vai entender esse raciocínio

      • Avatar
        Iara da Silva Frassao 5 de outubro de 2020

        Até o último ano de fabricação da Kombi, todas vem com quebra vento .

    • Avatar
      William 5 de outubro de 2020

      Esse teu amigo deve ter dormido por estar totalmente alcoolizado. Típico de quem anda por estradas vicinais nesse interiorizado.

  • Avatar
    Julio 5 de outubro de 2020

    Se quebra o vento da confusao .como vamos soltar pipa kkkkkkkkkk

  • Avatar
    JULIO JACKSON DA SILVA JUNIOr 5 de outubro de 2020

    Se quebra o vento da confusao ..como a gente vai soltar pipa.kkkkkkkkk

  • Avatar
    Claudinei Nunes 5 de outubro de 2020

    Fora as abelhas que entrava na pista quando vc pega enxames

    • Avatar
      Jose Antonio 5 de outubro de 2020

      Daí entra uma abelha, acerta o olho do motorista, ele perde a direção e capota, vem o siat desesperado para socorrer o indivíduo atropela um ciclista,a mulher do ciclista está grávida com a notícia do marido atropelado desmaia e começa a passar mal vem outro socorrista e leva ela para o hospital onde é preciso fazer uma cirurgia de emergência, o médico corta o dedo com o bisturi e pega uma infecção hospitalar e acaba morrendo e aí vai, todo por causa de uma haste de um quebra vento. É melhor sem quebra vento. Kkkkkk

  • Avatar
    Paulo Pontes 5 de outubro de 2020

    Os quebra ventos podem ser, tanto no teto quanto parte superior dos capôs.

  • Avatar
    Lindomar Tavares 5 de outubro de 2020

    Nenhuma indústria faz modificação pensando no interesse do usuário.
    A meta é sempre aumentar a receita, empurrando falsas modernizacoes que torna o usuário refém de serviços caros e benefícios duvidosos.
    Isso e todos ramos industriais, já que no sistema capitalista, a concorrência é mascarada com diversos instrumentos e acordos entre si, não dando opção de escolha pro refém.
    Tudo porque as corporações tem sempre um pé dentro do ESTADO, que deveria defender o interesse público.
    Mas o capitalismo tem como essência a corrupção e o abuso do poder.

    • Avatar
      Valdecir 5 de outubro de 2020

      Gosta de comunismo? Se muda pra cuba ou Coreia do norte

      • Avatar
        Bruno 5 de outubro de 2020

        Gosta de capitalismo? Se muda pro Haiti ou pro Sudão (onde se vive com menos de U$ 1,25 por dia) ambos países CAPITALISTAS…ou então pra algum lugar pertinho de vc de preferência uma favela onde o Estado não interfere e o mercado é livre.
        Cda coisa q tem q ler aqui…

    • Avatar
      João Leão Lyrio 5 de outubro de 2020

      Industria trabalha Contra o Consumidor, já trabalhei em Montadora e, cada dia piora . . . !

      Boris Feldman, o contrôle de tração prá barro (locker), funciona tambem pelo contrôle geral de tração obrigatório nos atuais SUVs … ! ?

    • Avatar
      André 5 de outubro de 2020

      Esse sim é um comentário de uma pessoa lúcida. Tmj irmão, os Tavares são diferentes.

    • Avatar
      SILVIO COSTA 5 de outubro de 2020

      Concordo, levantando até outra lebre, por que temos que pagar o valor proporcional do cancelamento de um plano de celular, onde as operadoras nós obriga o pobre consumidor a ter fidelidade de 24 meses, sabe o que é isso, roubo, entre Anatel e as operadoras, multa proporcional ao valor mensal do plano, tem que acabar isso.

    • Avatar
      Susan 5 de outubro de 2020

      Falou tudo !

  • Avatar
    Giba 5 de outubro de 2020

    Os vagabundos se aproveitam do quebra vento pra roubar mais fácil os veículos,

  • Avatar
    Pedro Pacheco 5 de outubro de 2020

    Tenho um Fusca 83 e uso no dia a dia, e mesmo nos dias mais quentes de Goiânia que estão beirando fácil os 40º, passo inveja nos donos dos carros com ar condicionado que não funciona mais. A ausência de plásticos no interior diminui o calor interno qnd estaciono ele no sol e os quebra vento aliviam bastante o calor. Costumo dizer que o Fusca vem com Ar Direcionado de série. Muito eficiente

    • Avatar
      MARIO FELDMANN 5 de outubro de 2020

      Não tenho inveja de quem anda de Fusca. Prefiro meu carro com ar condicionado.

    • Avatar
      willian 5 de outubro de 2020

      Sim, todos devem ter muita inveja de ti e essa tua sucata 83, pois nada melhor teu possante fusca com quebra vento, do que um mísero carro com ar condicionado dual zone e digital. Parabéns por tua pobreza e conformismo.

      • Avatar
        Janildo 5 de outubro de 2020

        O respeito é tudo que falta em alguns.Cada um tem o que gosta ou pode.

    • Avatar
      Fernando B 5 de outubro de 2020

      Quem tem inveja de um Fusca, cara? É cada uma..m

  • Avatar
    Antonio Benedito Neto 5 de outubro de 2020

    Então Quem afirma que o quebra vento foi retirado por motivos de facilitar os arrombamentos no carros, também tem que afirmar que os novos modelos modernos são imunes de arrombamentos.
    Agora em temo de segurança eu até concordo em partes. Entrava insetos como abelhas e outros pelo quebra vento. Conhecia um motorista amigo de trabalho que morreu por picadas de abelhas africanas que invadiu o carro pelo quebra vento.
    Mas para as montadoras ter alguma desculpa para modernizar os carros com ar condicionado. Tbm deveria modernizar a circulação de ar que entra pelo quebra vento com circuladores modernos já que tem as tecnologias nas mãos. Simples assim.

  • Avatar
    Edson Francisco Matos Borges 5 de outubro de 2020

    Mentira!

  • Avatar
    Rodrigo 5 de outubro de 2020

    O quebra vento tinha suas vantagens em relação a ajudar e muito a refrigeração dentro do carro.
    Mas com a evolução tanto da tecnologia e dos carros na sua maioria hoje terem ar condicionado, acaba dispensando o uso do quebra vento.
    E também não podemos esquecer da criminalidade também ter aumentado e com quebra vento é mais fácil o acesso abrir a porta por dentro.
    Também aumentaria mais itens de manutenção caso ainda existissem os quebra ventos,

    • Avatar
      luis guilherme 5 de outubro de 2020

      Ninguém perguntou

  • Avatar
    Roberto Gordo 5 de outubro de 2020

    Em 90% dos carros com mais de dez anos o sistema de ar condicionado não funcionam mais, portanto foi uma bola fora acabar com o quebra ventos, quanto ao perigo ferir alguém em acidentes é balela,um retrocesso da indústria automobilística querendo inovar !

    • Avatar
      Lúcia Pimentel 5 de outubro de 2020

      Por que nos carros com mais de dez anos o ar condicionado não funciona mais? No meu Corola 2000 ele funciona perfeitamente bem, como se fosse novo. Abraço 🤗

    • Avatar
      Tatu 5 de outubro de 2020

      Sinceramente não sei de onde você tirou isso!

    • Avatar
      Tatu 5 de outubro de 2020

      Me lembro que no Brasil na época os primeiros carros nacionais a perderem o quebra vento foram o Chevette e o Maverick, chegou-se a dizer que não venderiam bem!

      Na minha opinião os quebra-ventos foram extintos porque facilitavam o arrombamento especificamente no caso do Fusca. O outro motivo foi o desenvolvimento de equipamentos mais eficientes de ar condicionado e por fim o barateamento do ar condicionado que veio a popularizar este equipamento!

    • Avatar
      Damaris 5 de outubro de 2020

      Falta de manutenção né? Porque aqui em casa tem um carro de 96 que gela muito!

  • Avatar
    Nelson Pereira da Silva 5 de outubro de 2020

    Foi um retrocesso ter acabado com o quebra vento .pois o mesmo fazia o vento circular e evitava o contágio de pessoas dentro de um carro fechado as fábricas deveria repensar está peça de grande utilidade

    • Avatar
      Benedito Ferreira fragoso de melo 5 de outubro de 2020

      A justificativa nao justificou as fábricas tem estatísticas do percentual de acidentes com essa causa de morte ou ferimentos que justificasse a retirada desse item dos carros tive f1000 saveiro Brasília todos tinham hj tenho um Kia bongo e sofro com o calor

  • Avatar
    Camilo 5 de outubro de 2020

    Foi ali q começou a viadagem

  • Avatar
    Luciano 5 de outubro de 2020

    O problema e que querem copiar outros países esquecendo que o Brasil e um país quente

  • Avatar
    Roberto 5 de outubro de 2020

    Acredito que uma entrada de ar pela frente do capô poderia ser criada com material isolante para ñ sofrer o calor do motor. Com alternativa de se fechar por dentro. Pense num carro sem ar com chuva mesmo fraca? Vc se molha todo.

  • Avatar
    Andre 5 de outubro de 2020

    Foram retirados pq tinham de ser feitos à mão, atrasava a produção e aumentava os custos.

  • Avatar
    Roger 5 de outubro de 2020

    Na verdade eles foram removidos de todas as marcas porque era muito fácil arrombar os carros por este acesso…

  • Avatar
    Mathias 5 de outubro de 2020

    Eram úteis até popularizarem o ar condicionado. Por isso sumiram.

    • Avatar
      Damaris 5 de outubro de 2020

      Exatamente!

    • Avatar
      Raimundo 5 de outubro de 2020

      tudo para movimentar a indústria de ar condicionado

  • Avatar
    mramos 5 de outubro de 2020

    Eles fazem falta nos dias mais quentes. Eram extremamente uteis. Atualmente com a aerodinamica, o escoamento do vento fica dificil abrir a janela e ter um conforto. Seria necessário um dispositivo para reorienta-lo para dentro. Um Quebra vento é essencial

  • Avatar
    Zeca 5 de outubro de 2020

    “Extremamente práticos” é bastante discutível, mestre Boris!!! Sem eles ali enfeiando a aparência do veículo, o ar entraria livremente sem a obstrução daquele apêndice inútil. Acho que alguém descobriu que o vento não precisa ser “quebrado” se vc levantar sua janela até a altura do seu conforto.

Avatar
Deixe um comentário