Recall não é para qualquer defeito!

O motorista acha que qualquer problema no veículo é motivo para recall. Mas não é assim que funciona, existem situações especiais para isso

O recall acontece quando um problema no veículo coloca em risco a vida do passageiro e do condutor
O recall acontece quando um problema no veículo coloca em risco a vida do passageiro e do condutor (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
05 de agosto de 2021 07:32

Quando a fábrica é obrigada a fazer o recall e chamar o carro de volta à concessionária para um reparo gratuito? Na verdade, muitos motoristas acham que qualquer problema as obriga ao recall. Mas não é bem assim.

Uma série de carros pode deixar a linha de montagem com um mesmo defeito – de montagem ou qualidade do componente – sem que se caracterize a obrigação de um recall. Como assim?

Podem ocorrer problemas na embreagem, por exemplo, ou um barulho estranho no motor ou na caixa de marchas, sem consequências na segurança veicular. Neste caso, a fábrica apenas instrui as concessionárias a executarem o reparo quando o carro for levado para a revisão. Mas, sem uma campanha pela imprensa, e-mail, ou telefonema, como exige a lei no caso do recall. Quando, então, ele é obrigatório?

VEJA TAMBÉM:

Só quando há um defeito nos freios, no cinto de segurança, na transmissão, um vazamento de combustível, ou o risco de uma peça da suspensão ou transmissão se soltar.  Ou qualquer outro que coloque em risco a segurança dos passageiros.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 5 de agosto de 2021

Meu Chevrolet Onix 1.4-L ano 2019, desde 0-km a válvula do cânister faz muito barulho. Troquei em garantia por uma válvula nova aos 6 meses de uso do carro e o barulho voltou, só que menor, mas ainda acho muito alto. O mecânco da Concessionaria Chevrolet me disse que o barulho voltaria. Será que é problema crônico, pois o Onix da minha colega de trabalho também fazia isso, mas foi infelizmente roubado o carro e agora ela tem um Creta.

Avatar
Deixe um comentário