Retrovisor com “ponto cego de pobre”

Alguns acidentes de trânsito ocorrem pela falta de visibilidade nos retrovisores, chamadas ponto cego. Aprenda como amenizar esse problema

Não são necessários dispositivos para resolver o problema do ponto cego
Não são necessários dispositivos para resolver o problema do ponto cego (Foto: Montagem AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/08/2021 às 21h32

Entre as maravilhas da eletrônica nos automóveis mais modernos e sofisticados, existe um dispositivo chamado ponto cego do retrovisor.

Trata-se de um alarme que faz piscar, nos retrovisores, uma luz que acusa a presença de automóveis vindo na lateral, na faixa à esquerda (ou à direita) para alertar o motorista de sua presença não visível pelos retrovisores. E evitar manobra perigosa.


Se o carro não tem esse dispositivo, uma boa solução é recorrer ao “ponto cego de pobre”: regular os retrovisores externos de tal maneira a minimizar a possibilidade do ponto cego.  A dica é posicioná-los de modo a não aparecer quase nada (ou nada) da carroceria do próprio automóvel, aumentando seu ângulo ao máximo.

VEJA TAMBÉM:

A idéia é que, quanto mais abertos estiverem, maior o campo de visão do motorista nas laterais e menor a chance deo motorista não perceber um carro que venha um pouco atrás, na lateral.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Siqueira 8 de agosto de 2021

Naquele tempo parecia haver mais respeito no trânsito e hoje, além dessa falta, têm aqueles moleques que se acham o Senna ou Piquet ultrapassando pela direita!

Avatar
Aasg 6 de agosto de 2021

MILAGRE! O Bóris não falou do Militec!

Avatar
Jair 6 de agosto de 2021

Pobre é o teu salário!

Avatar
Aasg 6 de agosto de 2021

Esse Bóris fala muita M***

Avatar
Nilson Albuquerque 5 de agosto de 2021

Só fui ter carro com retrovisor do lado direito a partir de 2009.
Antes era só esquerdo e interno .
E andava era de opala e Caravan sem direção hidráulica ..
Essa geraçãozinha Nutela não ia nemsair do lugar

Avatar
Mail 6 de agosto de 2021

Que legal, deve ter feito cada barbeiragem ao dirigir sem retrovisor do lado direito…
Vai andar de carroça!

Avatar
jboga 7 de agosto de 2021

Nilson, o problema é quando você reinava com o teu opalão e eu com o meu fuquinha 68, 1200, 6 volts, o Bóris ainda não tinha habilitação. Mas a esse respeito o velho Nelsão Piquet, numa 4RODAS do tempo em que o Salão do Automóvel era no pavilhão do Ibirapuera (alguém vivo desse tempo? Claro que não.. ) deu uma dica simples que sigo até hoje: Durante um congestionamento, em vez de ficar buzinando feito um bocomoco ( essa Nilson, os Nutella também não conhecem..) centralize o retrovisor interno com o vidro traseiro. Regular os espelhos externos de forma que o que aparecer no canto direito do seu retrovisor interno deve aparecer no canto esquerdo do retrovisor externo direito e o que aparecer no canto esquerdo do retrovisor interno deve aparecer no canto direito do retrovisor externo esquerdo. Fácim, fácim… Até o Bóris consegue…( com todo o respeito, claro !!!)

Avatar
Komeku 5 de agosto de 2021

Muito mimimi nos comentários. Ai assina aqui se quiser fazer isso, aí, assina cá se for fazer aquilo. Ô povinho!!! Nutella…

Avatar
JOSÉ CARLOS FIGUEIREDO 5 de agosto de 2021

Como é o ponto cego de Rico,
Seria interessante saber se expressar pá tá não ser criticado

Avatar
Maran Laves 5 de agosto de 2021

Nossa!!! ?
Desnecessário o título só para dar uma orientação relevante ao motorista.
Meu carro não tem alerta de ponto cego mas sou muito feliz e realizada com ele, quem dera mais pessoas pudessem adquirir seu próprio veículo.

Avatar
Fábio donato 5 de agosto de 2021

Concordo totalmente contigo…
Titulo infelizmente discriminatório de classe social.

Avatar
Antonio Luís de Assumpção 6 de agosto de 2021

Tô contigo,boa resposta

Avatar
Paulo Baklizky 5 de agosto de 2021

Basta usar um espelhinho panorâmico colado no espelho retrovisor. Quebra um galho danado.

Avatar
Andre Rocha 5 de agosto de 2021

Tenho um Xsara Picasso 02 e uma das coisas que mais sofro com esse carro são os retrovisores, muito pequenos e pouco visíveis para um veículo do porte dele. Instalei um desses mini retrovisores no lado esquerdo somente. Durante o dia é uma maravilha, já que dá pra enxergar bem quem está na lateral do veículo, mas optei por não colocar no lado direito, devido à grande distância. Não iria fazer diferença, principalmente à noite, já que estes pequenos não ajudam muito quando há pouca ou nenhuma iluminação.

Avatar
Guilherme de Souza 7 de agosto de 2021

O mal de Citroen é isso os retrovisores são triangulares começam grande e no final ficam curtos meu C3 tbm é assim.

Avatar
Marco Becker 8 de agosto de 2021

Isso por que não se falou nós espelhos do Corsa… Uma desgraça… Pra enxergar e pra ajeitar…

Avatar
Deixe um comentário