[Vídeo] Como verificar a válvula termostática? Na panela!

"Você quer saber  como é que faz pra verificar se essa válvula está funcionando ou não? É a coisa  mais simples do mundo"

valvula termostatica motor carro carcaca bomba dagua
Válvula termostática é peça vital do sistema de arrefecimento do motor (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/08/2021 às 18h32

Você já ouviu falar em válvula termostática?  É mais ou menos isso aqui, ó! É uma peça que  fica em um sistema de arrefecimento, por onde passa o o  líquido do radiador. E tem muito mecânico que adora jogar isso aqui fora. Por quê? Assista ao vídeo!

VEJA TAMBÉM:

Porque você chega lá na oficina com o motor  muito quente, o líquido fervendo; e ele dá uma olhada, tira três parafusos, coisa mais simples de tirar isso aqui, e falar “olha aqui, essa válvula termostática, isso não vale nada. Só serviu para fazer o seu motor esquentar e ferver”.

“Essa válvula termostática”, dizem alguns mecânicos, “elas foram projetadas lá na Europa, onde é muito frio, mas não aqui para o Brasil, país tropical.” E jogam a válvula fora.

E não é que, aparentemente, ele tinha razão? O carro chegou fervendo na oficina, mas você saiu, andou, não acontece mais problema nenhum de aquecimento. Então, ele estava certo?

É, para fazer parar de esquentar o motor, ele estava. Acontece que a válvula é responsável por  manter o motor sempre na temperatura ideal  de funcionamento. Então, por exemplo, de manhã, quando você liga o carro, a válvula está fechada, que a água está fria, e ela não deixa a água, o líquido ir pro radiador.

Quando vai esquentando, ela vai se abrindo e aí o líquido corre o seu circuito normal. Numa longa  descida de estrada, por exemplo, onde o motor não é exigido, esse líquido do motor pode esfriar. E quem  segura a peteca é a válvula termostática, que mantém uma temperatura mínima do motor.

Como verificar a válvula termostática?

E qual o problema se não tiver a válvula e se não tiver essa temperatura mínima? Acontece que as peças internas do motor não vão  atingir a temperatura correta: existirão folgas. Por essas folgas, por exemplo, pode haver a  passagem de gases da combustão pro cárter. Então, você pode ter aumento consumo de combustível, tudo isso porque essa válvula foi jogada fora  pelo mecânico.

E outra coisa, você quer saber  como é que faz pra verificar se essa válvula está funcionando ou não? É a coisa  mais simples do mundo, você faz em casa. Você pega essa válvula, põe a água pra ferver numa panela – isso mesmo,  água pra ferver na panela – e põe a válvula lá dentro.

Quando a água já estiver quente, jogue-a lá dentro da água para você ver: ela imediatamente vai se  abrir, deixando então a água ou líquido quente passar para o radiador. Se estiver frio ela fica fechada e não deixa entrar. Então, mergulhe-a e espere alguns segundos que você vai ver, devagarzinho, ela vai se abrindo, e vai te mostrar se ela está funcionando ou  não.

Válvula termostática, quando estraga, faz o motor esquentar mesmo. Mas a solução não é  jogá-la fora: é substituí-la por uma nova!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 4 de agosto de 2021

Caro Boris,
A cada quantos quilômetros e quantos anos se deve verificar o funcionamento da válvula termostática nesse método de panela com água quente?
Tipo verificar a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer 1º?
Muito obrigado desde já!

Avatar
Andre Rocha 4 de agosto de 2021

Eu aconselharia a fazer o teste a cada 2 ou 3 anos, tempo em que recomenda-se substituir o líquido de arrefecimento. Já que vai mexer, já aproveita e faz o teste.

Avatar
Rodolfo 4 de agosto de 2021

Andre,
Muito obrigado!

Avatar
Deixe um comentário