Roda maior: eu não posso mas a fábrica pode?

Quando você quiser mudar o tamanho da roda do seu carro, tome alguns cuidados. Mas quando a fábrica oferecer, pode aceitar, sem medo!

roda do carro alterar tamanho consequencias pode
Por que quando a fábrica oferece rodas maiores no carro, pode-se aceitar sem questionar? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
30 de dezembro de 2020 07:30

Um leitor do AutoPapo ficou sem entender porque eu comentei o problema de se trocar a roda de um carro por outra maior. O carro vem, por exemplo, com roda de 15”; mas outro leitor disse: “eu acho a de 16 muito mais bonita, posso mudar?”

E eu respondi positivamente, mas alertei para alguns problemas.

E um outro leitor agora pergunta: “mas quando eu estou comprando um carro zero, a fábrica oferece opções de rodas. 15”, 16” ou 17”. Neste caso, não tem problema?” E a resposta é: claro que não!

Se a fábrica está oferecendo, ela já tem rodas e pneus nas medidas corretas para que o diâmetro final seja sempre o mesmo.

E esse é o cuidado de quem muda a roda para uma de maior tamanho. Tem que achar um pneu cuja medida seja correta para a nova roda, mantendo o mesmo diâmetro total de roda mais pneu. Para não interferir no comportamento do carro.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário