Seta no painel: que bicho é esse?

Fique atento ao conta-giros no painel para saber o momento certo da troca de marcha, pois isso influencia no consumo do seu carro

Fique ligado no conta giros do seu automóvel
Fique ligado no conta giros do seu automóvel (Shutterstock)
Por Boris Feldman
21 de agosto de 2021 13:00

Um leitor do AutoPapo disse que fica encucado toda vez que está dirigindo seu carro com uma marcha mais alta, quarta ou quinta, em velocidades baixas, no entorno de 30 m/h.

Toda vez que isso acontece, tem uma danada de uma setinha no painel que acende. Ela sugere a ele a troca de marcha por uma mais forte, segunda ou terceira.

E ele quer saber o motivo disso. Fácil de explicar: se ele estivesse observando o conta-giros, ele ia reparar que o ponteiro estava indicando uma rotação muito baixa do motor, 1.000, 1.500 rpm.

E com toda certeza, a faixa de rotação ideal para máximo torque, que resulta no mínimo consumo e emissões, deve ser no entorno de 2.500, 3.500 giros. Que é para onde o ponteiro vai apontar se ele seguir a indicação da setinha no painel.

painel de instrumentos renault kiwd seta destacada
Foto divulgação | Renault
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
27 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Reginaldo 29 de agosto de 2021

Discordo! Tenho mobi like 2022 que tem este sistema de setas,fiz como indica o painel ,troca de marchas quando setas indicar momento certo assim meu carro fazia carro12km/l.e nao ultimando as setas estou fazendo da seguinte forma,até a velocidade de 70km/h já tenho feito todas as trocas de marchas e utilizo a 5.marcha com velocidade constante entre 60 e 70 km.desta forma meu carro está fazendo 15.5km/h.

Avatar
Sérgio Galdino da silva 27 de agosto de 2021

Um detalhe importante,ao andar constantemente em baixa velocidade e em marcha muito alta pode causar fadiga nas bronzinas e pinos de pistões.

Avatar
Arckthur 27 de agosto de 2021

Com a porcaria do CVT é impossível! Ele fica na simulação em primeira e mesmo chegando a 6.000 rpm e 100km/h não muda nem no modo esportivo. Estou faltando de um Toyota Corolla com 5.000 km e é assim desde novo e a assistência técnica é péssimos. Saudades dos câmbios mecânicos (manual), Automatic e dos melhores os fabulosos Hidramatic, q ñcolocam em carros populares por custarem de 10 a 20 vezes mais

Avatar
Leo Gomes 27 de agosto de 2021

O CVT com simulação é horrível. Essa porcaria de simulação é só pra agradar motorista ignorante que não entende a beleza de um CVT. Em 2008 eu tinha um Honda fit, era lindo ver o ponteiro do rpm coladinho do 3000 e o carro acelerando. Na estrada conseguia fazer quase 20km/l de consumo.

Avatar
Jose Augusto Castelo Branco 28 de agosto de 2021

Cvt da Honda é top.
Simular marcha pra que?

Avatar
Scala 28 de agosto de 2021

“HIDRAMATIC” é apenas a marca registrada do câmbio automático da FORD. Este câmbio foi criado e patenteado por dois engenheiros brasileiros e que depois venderam a patente para a Ford que o lançou com a marca HIDRAMATIC.

Avatar
Sergio Nicolau de Mendonça 26 de agosto de 2021

Tenho uma Ecosport Freestyle 2014 nunca observei esta ceta obrigado

Avatar
jailson ribeiro maciel 25 de agosto de 2021

Nós idos de 93 uma versão do Chevette já contava com tal recurso, eram lâmpadas, verde, amarela e outra que não me recordo. Nada de novo!!

Avatar
Wagner 25 de agosto de 2021

Já existia até nos minhas década de 80…

Avatar
Gilberto Tadashi de Moraes 25 de agosto de 2021

Na minha opinião a matéria está errada pois dependendo do carro não é necessário ir até 2.500 giros para mudança de marcha. Vale ressaltar que quanto mais aceleração maior é o consumo de combustível.

Avatar
Leo gomes 27 de agosto de 2021

O que você está chamando de aceleração? Rpm ou simplesmente a variação de velocidade em m/s², ou o quanto você está pisando fundo? A ideia de quanto mais rpm maior o consumo é totalmente errada. Você pode estar em marcha alta com rpm a menos de 1000 com o pé no fundo, injetando bastante carga de combustível, o que é extremamente ineficiente e o carro não acelera porque não tem toque. Por outro lado, você pode estar em marcha baixa em alta rotação mas pisando leve só mantendo a velocidade, desta forma, consumindo bem menos. Como a matéria bem explicou a melhor eficiência de consumo é com a rotação que dá o máximo torque. A rotação específica varia de carro pra carro. Mas *geralmente*, em carros comum de passeio, está entre os valores que a matéria apresentou.

Avatar
Flávio 27 de agosto de 2021

Falou tudo

Avatar
Gjsd 24 de agosto de 2021

Meu Gol Track além da seta apresenta uma mensagem no sistema de informação, para observar às marchas, gerando economia e conforto.

Avatar
Marcelo Luciano da Silva 24 de agosto de 2021

A matéria não se aplica a realidade e está equivocada em partes…Sou instrutor de motorista e posso provar o contrario.

Avatar
Robson 25 de agosto de 2021

Então…por favor, coloca aqui a sua tese em poucas palavras. Obrigado

Avatar
Alzemar Fernando dos Reis 27 de agosto de 2021

Fiquei curioso em aprender.

Sou instrutor também.

Pode justificar? Por favor!!

Avatar
Francisco Corrêa. 23 de agosto de 2021

Tenho uma Duster e durante algum tempo não sabia o que significava a seta, só depois de ler o manual entendi.

Avatar
Isidio Silva 23 de agosto de 2021

E quando o carro é automático como saber se ele está bem regulado na troca das marchas?

Avatar
Mario 23 de agosto de 2021

Seta pra cima quer dizer que vc precisa fazer a troca de marcha pra uma maior,seta pra baixo quer dizer que você precisa reduzir pra uma marcha menor,só isso! Meu veículo é uma Duster e ela já veio com indicador de marchas no painel!

Avatar
Francisco francimar Vieira 26 de agosto de 2021

exato, ta mais explicado sua resposta no painel existe muitas funções que ninguém sabe para que serve valeu!

Avatar
Omega 22 de agosto de 2021

No manual do proprietário do meu carro, tem a velocidade exata em que devo fazer a troca das marchas.
Anotei em um papel até decorar e as médias são excelentes.
Hoje mesmo em uma viagem de quase 300 quilômetros, consegui a média de 18,8 km/l.

Avatar
Roberto Antunes 26 de agosto de 2021

Atrapalhando o trânsito…

Avatar
Omega 27 de agosto de 2021

Muito pelo contrário.
Segui o ritmo do trânsito e ainda assim fiz inúmeras ultrapassagens.
É fácil conseguir, desde que se use o câmbio corretamente.

Avatar
MARCOS 22 de agosto de 2021

O povo acha que o manual do carro é um enfeite …

Avatar
Omega 27 de agosto de 2021

É a pura verdade, Marcos.
Pior é que muitos não lêem e ainda pensam que sabem mais que os outros.

Avatar
José Geraldo Rodrigues 22 de agosto de 2021

Cara a primeira vez q vi esse troço foi num monza ; encuquei , o carro era emprestado e achei que tinham virado o fundo do velocímetro; depois meu amigo me explicou. Lá se quase ?trinta? Anõs.

Avatar
Flávio 28 de agosto de 2021

Em 1984 o Santana foi lançado com isso, só que eram luzes espias no painel, que acendiam quando era pra trocar a marcha, pelo menos no modelo top de linha, CD, já vinha.

Avatar
Deixe um comentário