Sonda lambda: onde fica, o que é e para quê ela serve

Esclareço aqui a dúvida de um leitor do AutoPapo sobre a função da sonda lambda no carro. É mais de uma função e explico aqui

Por Boris Feldman01/06/20 às 07h30

Um leitor do AutoPapo diz que qualquer problema de funcionamento do motor do seu carro o mecânico, a oficina logo diz: “é a sonda lambda”. E ele não sabe o que é, nem onde fica e não consegue explicação. Mas, nada tão complicado assim.

A sonda lambda fica no escapamento do carro e analisa os gases do escapamento. E informa para a central eletrônica qualquer irregularidade, para que ela ajuste o motor.

No caso do carro flex, ela tem uma outra missão muito importante: analisar o nível de oxigênio que está vindo dessa combustão. E a partir desse valor, ela sabe quanto tem de gasolina, ou de álcool ou de uma mistura dos dois no tanque.

É a partir dessa informação da sonda que a central eletrônica ajusta o motor para funcionar com álcool ou com gasolina.

Imagem da sonda lambda do carro localizada na saída do escapamento do motor
A sonda lambda tem funções diferentes ao se tratar de um carro flex (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Biela Quente 4 de setembro de 2020

    Lembrando que a foto do artigo, mostra a sonda lambda 2, que tem outra função: ela monitora o conversor catalítico (catalisador)

  • Avatar
    Marcos 3 de junho de 2020

    Tenho uma montana 15/16, começou a acender a lâmpada da injeção. Passei o scaner acusou o catalizador q foi trocado e parou o problema.

  • Avatar
    Marcelo Rueda 1 de junho de 2020

    Mas quando e como saber se o problema é realmente na sonda lambda?

    • Avatar
      Luiz 1 de junho de 2020

      Somente atraves da leitura de um OBD scanner( ON-BOARD DIAGNOSTICs) (computador) para saber com certeza se o problema é sonda lambda.

      • Avatar
        Vander 3 de junho de 2020

        Nem sempre! Através de um multimetro é capaz de saber se ela está com defeito

Avatar
Deixe um comentário