SUV: Na verdade, mais pelo mesmo

SUVs: as fábricas estão acelerando seus projetos para lançar novos modelos no mercado brasileiro. Você tem ideia do por que?

Por Boris Feldman 29/03/21 às 21h30
suvs enfileirados de lado fabrica
As fábricas aceleram seus projetos para lançar novos SUVs no mercado (Foto: Shutterstock)

As fábricas estão adorando essa nova paixão do consumidor pelo SUV. E todas acelerando seus projetos para lançar novos SUVs no mercado.

Sabem por quê? Optar por um deles significa levar pra casa o mesmo hatch ou sedã só mais altinho, com algumas decorações e uma carroceria mais bonitinha. E pagar mais R$ 10 mil, R$ 15mil ou até R$ 20 mil pelo mesmo carro.

Ou até, acreditem, inferior!

Quem lançou a moda no Brasil há dezoito anos e rachou de ganhar dinheiro foi a Ford, com o Ecosport. Nada mais, nada menos, que um Fiesta.

Os mais recentes SUVs foram: da Volkswagen, o Nivus,  o mesmo que um Polo. A Toyota acaba de apresentar o Corolla Cross, a rigor um Corolla sedã piorado. E o próximo que deixará – com certeza – o mercado emBBBvecido é o SUV da Fiat: nada mais, nada menos, que um Argo.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco Carlos Marcelino Dias 2 de abril de 2021

Comprei um mini SUV da JAC MOTORS IEV40 estou bem satisfeito pois com média de quase R$5,00 rodo aproximadamente 450km se bem que carrego a bateria em mercado ,shoppings, lanchonetes ,postos de combustíveis e não pago nada ,estou satisfeiticimo com 135000 km rodados em dois anos a conta de energia em casa subiu R$5,00 .gasolina álcool diesel nunca mais,tenho dó de quem ainda usa .

Avatar
Claudio 31 de março de 2021

Disse tudo..!!! O público consumidor é aquele que adora ser feito de idiota e achar que fez um ótimo negócio..!! Tá louco investir o suado dinheiro em modismo sem a estabilidade , o porta malas , o design , a economia e o conforto do sedã e sem a praticidade do Hatch.

Avatar
Arilson Socreppa 30 de março de 2021

Quando lançado a traker mais caro que um cruze mas bem pior!
Menos espaço, menos ítens de série e pior eficiência.

Avatar
José Roberto Soares 30 de março de 2021

As pessoas se iludem muito fácil, onde que um TCross, ou Tracker se compara com um Civic ou Corolla ? No preço sim ! E os tontos pagam

Avatar
Carlos JSB 30 de março de 2021

TCross e Nivus usam a mesma plataforma do compacto Polo/Virtus, o Kicks usa a mesma do hatch compacto March, HRV a mesma da minivan Fit, Creta a mesma do sedan Elantra… Dos mais vendidos, apenas Renegade e Compass (plataforma do Renegade) tem plataforma exclusiva SUV, que suporta uso offroad e oferece estrutura 4×4 e motor diesel. Os demais são crossovers. Mas como aqui até o Inmetro considera o Kwid um SUV…

Avatar
DP. 29 de março de 2021

Por isso que meu “SUV” é um Honda CR-V!.

Avatar
Alex 29 de março de 2021

O Fit não é quase igual ao HRV, são ofertas bem distintas. Mesmo no Nivus, há diferenças que são importantes para os consumidores, como espaço no porta-malas para toda a família. Mais altinho em Orlando (FL) pode não ser uma grande vantagem mas nas ruas e estradas brasileiras faz diferença. Cobram muito caro pelas diferenças, fato, mas não é específico dos SUVs, basta procurar com teto solar, por exemplo.

Avatar
Deixe um comentário