SUV: Na verdade, mais pelo mesmo

SUVs: as fábricas estão acelerando seus projetos para lançar novos modelos no mercado brasileiro. Você tem ideia do por que?

suvs enfileirados de lado fabrica
As fábricas aceleram seus projetos para lançar novos SUVs no mercado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
29 de março de 2021 21:30

As fábricas estão adorando essa nova paixão do consumidor pelo SUV. E todas acelerando seus projetos para lançar novos SUVs no mercado.

Sabem por quê? Optar por um deles significa levar pra casa o mesmo hatch ou sedã só mais altinho, com algumas decorações e uma carroceria mais bonitinha. E pagar mais R$ 10 mil, R$ 15mil ou até R$ 20 mil pelo mesmo carro.

Ou até, acreditem, inferior!

Quem lançou a moda no Brasil há dezoito anos e rachou de ganhar dinheiro foi a Ford, com o Ecosport. Nada mais, nada menos, que um Fiesta.

Os mais recentes SUVs foram: da Volkswagen, o Nivus,  o mesmo que um Polo. A Toyota acaba de apresentar o Corolla Cross, a rigor um Corolla sedã piorado. E o próximo que deixará – com certeza – o mercado emBBBvecido é o SUV da Fiat: nada mais, nada menos, que um Argo.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco Carlos Marcelino Dias 2 de abril de 2021

Comprei um mini SUV da JAC MOTORS IEV40 estou bem satisfeito pois com média de quase R$5,00 rodo aproximadamente 450km se bem que carrego a bateria em mercado ,shoppings, lanchonetes ,postos de combustíveis e não pago nada ,estou satisfeiticimo com 135000 km rodados em dois anos a conta de energia em casa subiu R$5,00 .gasolina álcool diesel nunca mais,tenho dó de quem ainda usa .

Avatar
Claudio 31 de março de 2021

Disse tudo..!!! O público consumidor é aquele que adora ser feito de idiota e achar que fez um ótimo negócio..!! Tá louco investir o suado dinheiro em modismo sem a estabilidade , o porta malas , o design , a economia e o conforto do sedã e sem a praticidade do Hatch.

Avatar
Arilson Socreppa 30 de março de 2021

Quando lançado a traker mais caro que um cruze mas bem pior!
Menos espaço, menos ítens de série e pior eficiência.

Avatar
José Roberto Soares 30 de março de 2021

As pessoas se iludem muito fácil, onde que um TCross, ou Tracker se compara com um Civic ou Corolla ? No preço sim ! E os tontos pagam

Avatar
Carlos JSB 30 de março de 2021

TCross e Nivus usam a mesma plataforma do compacto Polo/Virtus, o Kicks usa a mesma do hatch compacto March, HRV a mesma da minivan Fit, Creta a mesma do sedan Elantra… Dos mais vendidos, apenas Renegade e Compass (plataforma do Renegade) tem plataforma exclusiva SUV, que suporta uso offroad e oferece estrutura 4×4 e motor diesel. Os demais são crossovers. Mas como aqui até o Inmetro considera o Kwid um SUV…

Avatar
DP. 29 de março de 2021

Por isso que meu “SUV” é um Honda CR-V!.

Avatar
Alex 29 de março de 2021

O Fit não é quase igual ao HRV, são ofertas bem distintas. Mesmo no Nivus, há diferenças que são importantes para os consumidores, como espaço no porta-malas para toda a família. Mais altinho em Orlando (FL) pode não ser uma grande vantagem mas nas ruas e estradas brasileiras faz diferença. Cobram muito caro pelas diferenças, fato, mas não é específico dos SUVs, basta procurar com teto solar, por exemplo.

Avatar
Deixe um comentário