Tanque na reserva: rodar assim danifica a bomba de combustível?

Muita gente pensa que rodar com muito pouco combustível no tanque pode queimar a bomba. E a resposta é: depende!

Por Boris Feldman26/07/20 às 13h00

Volta e meia o pessoal me pergunta se é verdade que rodar com o combustível muito baixo no tanque estraga a bomba. E eu sei a origem dessa pergunta. É porque hoje a bomba elétrica trabalha mergulhada no tanque, envolta em combustível.

E muitos afirmam, enganadamente, que se o combustível vai baixando até o fundo do tanque, a bomba deixa de ser refrigerada, esquenta e queima. Ora, quem diz isso apenas ouviu o galo cantar sem saber aonde, porque essa bomba elétrica de combustível é refrigerada, sim, pelo líquido; mas por aquele que passa dentro dela, que ela puxa do tanque e joga para o motor.

Então, faltar combustível em volta da bomba não provoca dano nenhum. O que não pode é acabar o combustível e a bomba passar a puxar ar do fundo do tanque. Pois aí vai mesmo faltar a refrigeração, e a bomba vai se aquecer até queimar.

bomba-de-combustível-rodar-tanque-na-reserva
Dirigir com o tanque na reserva pode ou não queimar a bomba de combustível?
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos 13 de agosto de 2020

    Por via das dúvidas sempre tenho um galão para transporte junto no meu fucão. Se chegar perto da reserva já coloco no tanque. Mas sei lá se faz sentido ou não. Meu mecânico sempre diz que não é pra rodar na reserva. Quem quiser uma dica boa de galão pra armazenar combustível sugiro algo como esse que é super resistente e não tem perigo algum de vazar

  • Avatar
    Paulo 28 de julho de 2020

    Com certeza absoluta pouco combustível não estraga a bomba porque existe o copo da bomba a bomba é resfriada na parte interna da bomba é mais fácil queimar com filtro de combustível entupido combustível adulterado muita sujeira no tanque pode entupir o pré filtro eo o comustivel volta pelo retorno e sai dentro do copo da bomba mas é melhor evitar dando manutenção correta uso de aditivo pode melhorar a vida útil da bombas bicos até do motor falo meu

  • Avatar
    roberto mesquita feijo 27 de julho de 2020

    Depende de alguns fatores como : falta de combustível , baixo nível de combustível e se for associado aí clima quente pode queimar a bomba em pouco tempo de uso , o fato e que , se estiver baixo o mesmo combustível que refrigera pode aquecer a bomba , pois ele trabalha circulando entre motor e tanque e se houver pouco no tanque , essa ida e vinda ao motor aquece o combustível perdendo a propriedade de refrigerar a bomba .

  • Avatar
    Francisco Temperini 27 de julho de 2020

    Entendo que a queima da bomba está relacionado com a fabricação e grau de qualidade.

    Ex: quando compramos um veículo zero Km em regra seus componentes tem uma durabilidade de 03 anos; já quando passamos a adquirir peças no mercado comum essas mesmas peça tem uma durabilidade no mínimo 50% menor.

  • Avatar
    Luciano U. 27 de julho de 2020

    Comprei zero km um festa em 2012 tem 148000 rodado e até hoje todo com o tanque na reserva e nunca deu problema

  • Avatar
    Bruno Manara 27 de julho de 2020

    Leiam o Manual, o meu recomenda abastecer com 1/4 e evitar rodar com menos que isso, ou seja, nem esperar entrar na reserva. Já vi muitos relatos na internet de VW Polo TSi com menos de 20.000km e bomba queimada, provavelmente não leram o manual.

    • Avatar
      Israel 27 de julho de 2020

      Todo mês encho o tanque do meu Vectra e ando até piscar a reserva nunca deu problema na bomba.olha que já tive golf,meriva,C3,uno, Sandero,E nunca tive problema.

  • Avatar
    José Leoni 27 de julho de 2020

    Queima sim pelo menos do JAC j3 sim queimou

  • Avatar
    Ricardo 27 de julho de 2020

    Bom de mais

  • Avatar
    Hércules André Maia Mendes 27 de julho de 2020

    Não tem muito noção quem fala que queima a bomba ,,, pois o fabricante já faz o conjunto bem feito , se caso o combustível acabar a bomba já mais ficar em funcionamento pois sem alimentação o motor apaga e a bomba para de funcionar , seria muito bom se ficasse puchando ar e o motor ficasse sendo alimentado com ar , só assim daria tempo de chegar em um posto de combustível kkkk , ela foi projetada pra puchar todo o combustível do tanque , isso é conversa pra boi dormir já os fabricantes iriam fazer uma bomba nessa condição de funcionar e queimar porque teria passado pra reserva , nesse caso ele fariam um sistema pra o motor apagar antes de acabar todo o combustível

  • Avatar
    Wellington blower 27 de julho de 2020

    A bomba quando trabalha com pouco combustível ela vai perdendo sua pressão então é melhor andar com o tanque com pelo menos no meio . O carro fica mais forte e vc não terá problema com a bomba

  • Avatar
    Mailsom 27 de julho de 2020

    Depende ser anda na reserva direito queimar bomba de combustível força

    • Avatar
      Gostei da explicação 27 de julho de 2020

      Gostei da explicação

  • Avatar
    Rogério cardoso 27 de julho de 2020

    Tenho um palio 2016 com 310 mil km trabalho como motorista uber em PORTO ALEGRE e nunca troquei a bomba de gasolina dele as vezes chego no posto de gasolina para abastecer so na banguela!!!!

  • Avatar
    Fábio 26 de julho de 2020

    Tenho um Palio fire 2009, com originais 20150mil e a bomba de combustível ainda e a mesma que saiu de fábrica. Como eu consegui isso?? Simples, giro a chave e deixo a bomba carregar e só depois ligo o carro, e é raro deixar entrar na reserva,

  • Avatar
    Sergio 26 de julho de 2020

    Tenho um palio 2007, 227 km rodado nunca troquei a bomba de combustível uma vez por semana anda só no vapor até chegar no posto pra abastecer….. E agora…

  • Avatar
    Marcio 26 de julho de 2020

    Boa noite
    Não queima nada

  • Avatar
    Chaker Ussama 26 de julho de 2020

    Troquei a bomba com 145 mil km, queimou de repente. Agora, carro 188 mil km, 2 anos e pouco depois, ela está cantando na primeira virada de chave quando está frio, quando está calor, funciona normal. Não precisa dar partida. Se desligar a chave e ligar novamente já não canta. Original Bosch. Mas a pressão e o desempenho do carro estão ótimos. Vamos ver até quando que ela aguenta

  • Avatar
    José Luiz Sala 26 de julho de 2020

    Discordo do texto. A bomba queima sim, já aconteceu duas vezes comigo, então eu sei na prática que queima e não só na teoria.

    • Avatar
      Marcio 26 de julho de 2020

      Boa noite
      Não queima nada

    • Avatar
      Nelson 27 de julho de 2020

      Seu mecânico deve estar te enrolando.

Avatar
Deixe um comentário