Tem gasolina sem etanol?

Alguns motoristas acreditam que a adição de etanol na gasolina é um roubo ao consumidor. Mas isso não é totalmente verdade. Eu explico!

A única gasolina sem etanol no brasil é utilizada na aviação
A única gasolina sem etanol no brasil é utilizada na aviação (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
27 de janeiro de 2022 21:32

O Brasil tem diversos tipos de gasolina, mas tudo muito mal explicado nos postos para os motoristas. Quase ninguém entende quais as características de cada um nem qual deles é melhor para seu carro.

Entre as diversas gasolinas disponíveis, muitos querem saber, por exemplo, “qual delas não tem etanol?”

E a resposta é simples: nos postos, todas  contêm etanol anidro, e o percentual é sempre de 27%, exceto nas gasolinas do tipo premium, com apenas 25% de etanol. A mistura é obrigatória por decisão governamental a partir de pressão dos usineiros.

A única gasolina no Brasil sem conter nenhum etanol é a de aviação, para pequenos aviões e helicópteros, a chamada avgas.

VEJA TAMBÉM:

Mas ela não pode ser usada nos automóveis pois, ao invés do etanol, tem chumbo tetraetila para aumentar a octanagem. E o chumbo, além de tóxico, danificaria os catalisadores dos carros.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivaldo Ferreira gomes 23 de março de 2022

Eu naõ entendo porque temos que pagar o mesmo preço do etanol na gasolina se etanol é mais barato deveria cobrar o preço da quantidade de gasolina e calcular preço do etanol seria mais justo pra nós consumidores!

Avatar
edson bortoleto 12 de abril de 2022

PORQUE NO BRASIL A ROUBALHEIRA É DEFENDIDA PELO STF E 95% DOS POLITICOS,E QUEM MANDA NESSES LADRÕES SÃO USINEIROS QUE QUEREM SEMPRE AUMENTAR SEUS LUCROS QUE JÁ SÃO ENORMES.

Avatar
Luis Vanderlei 3 de fevereiro de 2022

Legal então o chumbo liberado pelas turbinas não afetam nosso pulmão?

Avatar
Paulo Augusto Franke 28 de janeiro de 2022

Não explicou nada. TODAS as gasolinas automotivas no Brasil têm etanol anidro misturado, entre 25 e 27%, em volume. E sim, de certa forma isso é um roubo. Porque o consumidor paga por gasolina, mas um quarto do que ele coloca no tanque é o mais barato e menos energético etanol anidro. No etanol hidratado, também há um ‘mini-roubo’. 4% em volume do etanol hidratado é água. 4% não é muito, mas pagar cinco reais pelo litro de água (sem gás…) é mais um abuso. Finalizando, ridículo falar de gasolina para aviões, quando o assunto é gasolina automotiva.

Avatar
Raphael 4 de fevereiro de 2022

Exatamente. Que matéria lixo, quer me convencer sem argumentos a continuar pagando gato por lebre. Como se não bastasse o quanto o brasileiro já é roubado no dia dia.

Avatar
gilberto Barboza ferreira 28 de janeiro de 2022

Então não sei o porque da gasolina aditivada,se todas contém etanol

Avatar
Andre Rocha 28 de janeiro de 2022

Afff!!! Essa pergunta o Boris responde em quase todos os vídeos do Boris Responde, mas vamos lá…

1 – Por que a gasolina possui etanol misturado? Para aumentar a octanagem, ou seja, o poder de compressão dos cilindros. A gasolina sem etanol (ou sem o chumbo, nas mais antigas) entra em combustão “muito fácil” ao se exercer pressão sobre elas (função dos cilindros). Então para resistir mais à pressão sem entrar em combustão, adiciona-se etanol.

2 – Por que da gasolina aditivada se todas têm etanol? Alhos não tem a ver com bugalhos. O porquê de conter etanol está explicado acima. Agora a diferença entre gasolina COMUM e gasolina ADITIVADA é que, na aditivada existem compostos químicos (dispersantes e detergentes) que ajudam a limpar os bicos e as cabeças dos pistões, impedindo o acúmulo de depósitos carboníferos provenientes das detonações. Já o etanol possui muito menos carbono em sua composição, sendo assim um combustível mais limpo ainda. É claro, você pode optar em utilizar gasolina comum e algum produto que faça as vezes dos já adicionados na gasolina aditivada para rodar e manter o sistema o mais limpo possível.

Avatar
Ademir 1 de fevereiro de 2022

Álcool na gasolina é só por conta dos usineiros só isso…. Roubo tem nada de octanagem e blablabla… Então somos mais espertos que o resto do mundo ohhhhhh

Avatar
Mister Gasosa 28 de janeiro de 2022

Na Europa o teor de etanol na gasolina é de no máximo 10% (dez por cento) e o Brasil é o único país que tem 27%.

Avatar
Fernando B 28 de janeiro de 2022

27% num posto que seja honesto.

Avatar
juarez Gomes 4 de fevereiro de 2022

Então não tem gasolina comun todas tem mistura de aditivo álcool na gasolina e aditivo.🙄

Avatar
Andre Rocha 28 de janeiro de 2022

O Brasil sil sil sil sil só tem 27% de etanol (e vai chegar a 30% em breve) porque o governo federal arregou para a pressão feita pelos produtores de cana de açúcar para se vender mais etanol. Se tivéssemos um governo sério e comprometido com a população (independente de ser o de agora ou o da estrela com solitária que roub…digo, governou por 12 anos) jamais teria cedido à pressão e manteriam-se os 10% que estaria de ótimo tamanho!

Avatar
Ivaldo Ferreira gomes 23 de março de 2022

Eu naõ entendo porque temos que pagar o mesmo preço do etanol na gasolina se etanol é mais barato deveria cobrar o preço da quantidade de gasolina e calcular preço do etanol seria mais justo pra nós consumidores!

Avatar
Deixe um comentário