Qual gasolina evitar?

Existem vários tipos de gasolinas nos postos ao redor do Brasil. Alguma delas pode prejudicar o motor do carro? Qual deve ser evitada?

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Qual gasolina deve ser recusada no posto de combustível? (Foto: Shuttestock)
Por Boris Feldman
27 de janeiro de 2021 21:31

Entre os tipos de gasolina disponíveis nos postos, qual deve ser evitada, pois poderia prejudicar o motor? Bem, a diferença básica entre as gasolinas está na octanagem.

A gasolina normal tem 92/93 octanas; a gasolina premium, Podium ou OctaPro tem 97 octanas e é recomendada para motores de maior potência, carros esportivos, importados, etc.

Quem tem o carro com motor comum, de baixa compressão, usar a de maior octanagem, vai estar jogando dinheiro fora, não adianta nada!

Por outro lado, abastecer um carro esportivo, com alta taxa de compressão, com a gasolina comum, só vai perder alguns cavalos, mas não vai quebrar o motor.

Então, quais os tipos de gasolina devem se evitar?

A gasolina comum, não aditivada. A menos que o motorista abasteça com ela, porém coloque um frasquinho de aditivo no tanque.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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alcides 29 de abril de 2022

Para falar a verdade, e resumindo tudo, vai depender do combustivel que coloca no carro, e em qual posto esta colocando, a maioria tem !!!batismos !!! na gasolina, ja coloquei em varios para testar, Pode ser de marca famosa, ipiranga, petrobras, shel, ou outras Ale, blue, bremem, ….., vai depender da honestidade do gerente, do dono do posto, . Ja coloquei em um ipirangta e meu carro pipocou, 3km.l, ja coloque aditivada da ipiranga, e fez 7, no mesmo posto a cmomun fez , ja coloquei podiium e fez 7km.l , tanto numa fielder como em um honda crx del sol 93, podium nao serve, em determinado posto, coloco comum, falta fiscalização Honesta!!

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Osmar Alcantara 29 de outubro de 2021

Alguem já se preocupou pensar que a diferença entre combustíveis, principalmente gasolina Podium pode estar no transporte ou seja no tanque do caminhão que transporta, que pode não estar adequado ou preparado para o transporte da gasolina Podium no tanque de armazenamento no posto que pode igualmente não ser adequado e produzindo resíduos inadequados

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rogerio lemos 25 de julho de 2021

Fiz a revisão em um cordoba 2001. O óleo passou a ferver e o técnico consertou. Quando ligo, por alguns minutos, sai uma funaçinha branca e logo para. O mecânico mandou eu ficar de olho na junta do cabeçote. O carro anda super bem e econômico sem barulhos, Devo trocar o óleo e o filtro e colocar gasolina premium ? Qual o óleo? 30.40,50?

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Ronaldo 28 de janeiro de 2021

É, inventaram um produto que não serve ? Fazer o que ? Então é só demitir os engenheiros que trabalham nas refinarias ,ou entrar na justiça ? Já vi várias matérias sobre a diferença de combustíveis ( auto esporte – Rede Globo ), mas nenhuma falando que o combustível não serve , apenas falavam de composições diferentes

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Cereja 28 de janeiro de 2021

Não entendi.
A gasolina comum deve ser evitada???? Na mesma matéria diz que abastecer motores comuns com gasolina de maior octanagem é jogar dinheiro fora.

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Andre Rocha 28 de janeiro de 2021

É a velha informação que quase toda semana sai aqui no site, e todo mundo continua a perguntar. Parece que não lêm as matérias anteriores.
Por que a gasolina comum deve ser evitada? Ela não possui aditivos que realizam a limpeza dos bicos injetores e que mantém a câmara de combustão (pistão, válvulas etc) sem depósitos carboníferos. Justamente por criar esses depósitos é que ela deve ser evitada, independente da marca.

Por que se eu colocar uma gasolina premium num motor comum estarei jogando “dinheiro fora”? Porque os motores “normais” foram feitos pra gasolina “normal”, ou seja, só realizam a compressão até o limite dessa gasolina (92/93 octanas), enquanto que os motores de alto desempenho foram projetados para comprimir mais ainda a gasolina (97 octanas). Se você colocar uma gasolina premium (97 oct) em um motor comum (92 oct), o motor vai comprimir até os 92 oct e ponto final. Você só vai estar pagando mais caro na gasolina para ter o mesmo resultado de potência! Então, sim você está jogando dinheiro fora.

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