Treadwear: nos pneus brasileiros, só os de exportação!

Treadwear do pneu do carro: você tem ideia para que ele serve? Sua função é importante e todos deveriam saber como ele funciona

treadwear pneu do carro funcao
Incompetência do Inmetro no Brasil faz apenas o pneu exportado do carro contar com o treadwear (Foto: Internet | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/02/2021 às 21h31

Como nos Estados Unidos, é obrigatório o pneu do carro mostrar na banda lateral o treadwear, ou seja, qual a sua durabilidade em relação a um padrão?

Esse número varia de 60 a 600, e é resultado de um teste realizado por todos os pneus.

Se o desgaste foi o padrão, então o treadwear é 100. Se o desgaste foi maior, o treadwear será de 60 a 90, dependendo do percentual que ele se desgastou a mais que o padrão.

Se ele rodou o dobro do padrão, será 200; três vezes mais, 300; até seis vezes mais, 600. Ou seja, o treadwear não diz quantos quilômetros o pneu do carro vai rodar, mas quantos quilômetros ele vai rodar mais ou menos do que outro pneu.

Graças a incompetência do Inmetro, não existe essa exigência no Brasil. Porém, como alguns dos nossos pneus são também exportados, é possível ver o na sua banda lateral.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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ALEX QUINTINO 14 de maio de 2021

SIMPLIFICANDO A RESPOSTA TECNICA O TREADWEAR E O PISO DE DURABILIDADE DO PNEU OU SEJA QUANDO MAIOR FOR MELHOR ELE E

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DARLEI JOSÉ VIEIRA 23 de fevereiro de 2021

Boa tarde Sr. Boris! Suas matérias sempre trazem informações relevantes. Porém esta sobre o Treadwear está equivocada. Quem define quais são as informações que devem conter nos pneus não é o Inmetro e sim as associações dos fabricantes de pneus, no caso do Brasil é a ALAPA. Associação Latino Americana de Pneus Aros e Válvulas. As normas estabelecidas por ela acompanham as demais associações internacionais.Principalmente o Treadwear não diz respeito a fiscalização ou as exigências do Inmetro. Só para concluir, os pneus brasileiros também apresentam estas informações.
Treadwear serve apenas como referência de desgaste para comparativo entre marcas ou modelos de pneus . O que define o bom o mal rendimento do pneu é o uso correto.

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Marcio antonio bruning de souza 24 de fevereiro de 2021

Parabéns, deu aula agora, sempre achei bom desconfiar de tecnicos que falam como políticos e viceversa.

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Zóio 22 de fevereiro de 2021

Um grande problema para o país é que parte da indústria tem benefícios e reservas de mercado (ganhos politicamente) e produz aqui mercadorias de baixa qualidade. No processo do acordo Mercosul-União Européia, tem muito empresário achando que vai emplacar sua porcaria lá fora, mas pode ir tirando o cavalinho da chuva: Europa não aceita bugigangas mal feitas. Vão ter que continuar empurrando pro comércio interno as porcarias que fabricam, ajudadas por governos omissos/coniventes.

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Pois e´. 22 de fevereiro de 2021

Só no Brasil mesmo, os Fox fabricados e exportados em 2010 já vinham com air bag duplo, controle de tração e estabilidade os para o mercado brasileiro não.

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Fernando B 23 de fevereiro de 2021

E eram vendidos com preços bem mais baixos do que os pé de boi tupiniquins

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