Para-brisa trincado: é possível evitar danos colocando o dedo no vidro?

Normalmente, as trincas no para-brisa começam pequenas e depois se alastram; há quem sugira colocar o dedo no vidro para evitar danos

para brisa trincado no meio em uma rodovia
Por Boris Feldman
Publicado em 02/04/2020 às 06h15

Existem alguns trechos de estradas asfaltadas que se tornam conhecidos dos motoristas pela quantidade de pedrinhas que caem de caminhões de minério, ou de brita, ou de outra coisa qualquer. O fato é que passar nesses trechos é perigoso, porque o carro da frente joga uma pedra no de trás e pode resultar numa trinca no para-brisa.

Pode até começar só com um buraquinho, mas em geral, ele vai se alastrando. E aí, corre uma dica entre o pessoal dessas regiões com as pedrinhas para se apoiar o dedo no meio do para-brisa para criar uma resistência maior a esses impactos e evitar as trincas.

É uma dica válida? Claro que é fake news. Desde quando um dedo apoiado no vidro vai evitar um para-brisa trincado?

Trincado no para-brisa do carro
Para-brisa trincado: dano pode começar pequeno e se alastrar por grande extensão (foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo 31 de agosto de 2021

Olá, concordo com as pessoas que postaram até aqui. Deve ser algo relacionado à física , talvez. O carro em velocidade contra o vento gera uma pressão no vidro tornando ele mais frágil. Ao colocar os dedos ou mesmo a palma da mão, cria-se um ponto de apoio adicional evitando trincas.(chutei)

Avatar
Gerson Costa 2 de abril de 2020

eu não entendi bem a matéria quer dizer, mas me lembro quando era criança anos 80, quando eu e meu pai passavamos em estrada de chão, quando vinha um carro em direção contrária ele apoiava o vidro do fusca com o dedo para o pára brisas “não quebrar por completo” caso houvesse pedras. Agora evitar de trincar ou aumentar o trincado teria que fazer testes, não simplesmente afirmar que não.

Avatar
Anderson 2 de abril de 2020

A dica não é colocar o dedo na trinca amigo. A dica é colocar a mão ou o dedo antes que trincar, antes da pedra bater no parabrisa, assim vc Aumenta a resistência do vidro quando a pedra bater, é feito isso quando se vai ultrapassar, numa região com pedrinhas, só pedir a pessoa que está no carona pra apoiar o parabrisa com as mãos.
Está dica pode ajudar pessoas sim!

Avatar
Alfredo Frantz Filho 2 de abril de 2020

Perfeito.
Aumenta a resistência do vidro sim.

Avatar
Ailton 15 de outubro de 2020

Também ja ouvir falar que pode evitar trincas. O vidro do para brisa é dupla camada. E vc forçando um pouco pode sim proteger de alguma forma.

Avatar
Deixe um comentário