Um prá cá, outro prá lá. E o fusível “dança”…

Sabia que acionar simultaneamente o botão de dois ou mais vidros elétricos pode prejudicar o fusível desses motores? Eu te explico o porque!

Acionar mais de dois vidros elétricos ao mesmo tempo, pode prejudicar o fusível dos motores elétricos
Acionar mais de dois vidros elétricos ao mesmo tempo, pode prejudicar o fusível dos motores elétricos (Foto: pixnio.com)
Por Boris Feldman
30 de agosto de 2021 21:32

Quase todos os carros modernos já possuem o dispositivo para acionar vidros elétricos. Além de cada vidro ter seu próprio comando, o motorista tem os de todas as quatro portas ao seu alcance.

O que é muito prático, mas pode também trazer um problema, que é de o motorista resolver acionar dois ou às vezes até os quatro vidros simultaneamente.

Alguns automóveis até o fazem automaticamente quando se aciona o bloqueio central das portas, mas em alguns automóveis esse acionamento simultâneo pode provocar um excesso de corrente no fusível que protege esses motores elétricos.  Ele pode suportar dois deles, mas nem sempre os quatro.

VEJA TAMBÉM:

Ainda mais complicado e com mais chances de queimar o fusível, além de travar o sistema, é quando o motorista resolve acionar um vidro para cima e o passageiro acioná-lo para baixo.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 2 de setembro de 2021

Boris, não sei de qual modelo vc está falando, mas no meu caso não tenho esse problema de queima de fusíveis, mesmo acionando as quatro janelas ao mesmo tempo. Talvez em carros antigos?

Avatar
Leandro B. 31 de agosto de 2021

Isso é fato, tinha um Marea Turbo há alguns anos e quando fui acionar 2 vidros ao mesmo tempo o carro do nada se incendiou. #ficaadica

Avatar
Bruno 1 de setembro de 2021

Acho que vc mentiu nessa história, seu cotovelo dolorido que incendiou de ódio quando teu carrinho brinde do sucrilhos foi forçado a sair da frente por um Marea Turbo brabo no teu encalço kkkkkk….

Avatar
Leandro B. 1 de setembro de 2021

A história é venérea, meu amigo.

Avatar
Angelo 1 de setembro de 2021

Pegamos um dono de Marea! Kkkkk

Avatar
Rodrigo 31 de agosto de 2021

Está matéria foi feita para dar risada né kkkkkkkkkkk!!!

Avatar
FABIO CAIRES 31 de agosto de 2021

O meu carro é um Golf mk4, mesmo um vidro só quando tecla errado pra subir um que já esta fechada a noite dá pra ver a queda de energia no farol, tem queda de tensão, mesmo com o carro ligado funcionando.

Avatar
Maurício Maloper 30 de agosto de 2021

Auanta bobagem. Os circuitos elétricos dos automóveis assim como os fusíveis são projetados para que todos os vidros possam ser acionados simultaneamente.

Avatar
FABIO CAIRES 31 de agosto de 2021

verdade…. você quem está certo. Não tinha pesado nisso amigo.

Avatar
NILSON DE S CAETANO 31 de agosto de 2021

Se fosse assim estaria escrito no manual dos carros pra nunca acionar mais de 2 vidros ao mesmo tempo. Mas como é aconselhável não fazer isso com o motor desligado. Aí sim faz sentido.

Avatar
yuri 2 de setembro de 2021

Está no manual para não fazer múltiplos acionamentos.

Avatar
Deixe um comentário