Válvula termostática, limpeza do bico e outras dicas odiadas

Algumas dicas dadas por aqui deixam alguns mecânicos furiosos. Conheça algumas das mais odiadas por esses 'profissionais'.

Por Boris Feldman 30/09/18 às 14h00
oficina mecanico carter oleo shutterstock 138250919

Válvula termostática, limpeza do bico injetor e algumas outras dicas dadas no AutoPapo que mais incomodaram alguns ”mecânicos”.

[TRANSCRIÇÃO]

Têm algumas oficinas e alguns mecânicos que não gostam do que eu digo, no nosso AutoPapo. Ou porque eles estão tecnicamente enganados, ou porque se sentem prejudicados em termos de faturamento. E dizem:”esse Boris não entende nada”, quando algum cliente alega, por exemplo, que a válvula termostática não deve ser jogada fora, que ela não foi projetada só para países frios, lá no norte da Europa. No Brasil, a válvula termostática é também importante.

Não gostam também quando eu afirmo que a limpeza do bico injetor tem que ser feita quando o bico injetor estiver sujo, com o motor funcionando irregularmente. Mas, fazer uma limpeza preventiva e periódica é pi-ca-re-ta-gem! Não gostam também quando eu digo que a correia dentada deve ser substituída de acordo com o que diz o manual do fabricante, mas trocar junto com a correia dentada o rolamento, o tensionador da correia é também uma picaretagem. Porque o rolamento dura muitas vezes mais que a correia de borracha e não exige, portanto, a substituição conjunta: correia e rolamento.

Eu já disse aqui, baseado na própria fábrica do automóvel, que não é necessário trocar o fluido da direção hidráulica. Alguns mecânicos, ao contrário dos engenheiros que projetaram o carro, afirmam ser necessária, sim, a troca do fluido de direção hidráulica. Sou eu que não entendo nada?

válvula termostática
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
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marcelo sampaio 26 de março de 2019

boa noite eu tenho uma parati 98 a gasolina tem um peça torna ela flex sera que funciona?

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José 1 de outubro de 2018

Queriam vcs saberem é conhecerem mecânica como o Boris.sou de Salvador e conheci o Boris Piloto de corridas aqui em Salvador. Esse conhece muito!!!

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Flávio 1 de outubro de 2018

Boris
Desculpe mas o fluido da direção hidráulica tem q trocar sim !!!
Infelizmente tem que ser substituído .
Veja a coloração do fluido novo e de um com 100 mil km.

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Rogério Carlos da Silva 30 de setembro de 2018

Você é um tremendo de um BURRO sim! não há uma montadora de carros seu idiota que venda em suas concessionárias a correia separada do rolamento.. pq sera né, certamente vc é um Nutella que nunca sujou as mãos para trocar uma correia dentada de um carro. para saber se um rolamento tem desgaste ou nao após 60 80 mil km rodados, deixa de fazer posts sem fundamento, procure se especializar no assunto antes.

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Renato 1 de outubro de 2018

Hehehehehehehe, já pode trabalhar na praça é nossa, porque essa piada aí que você escreveu daria um bom quadro lá. Pelo visto não conhece o Bóris e seus trabalhos na indústria automobilística, isso é normal. Mas faz um favor pra nós, da uma “google” com o nome do Bóris Feldman, e lê antes de fazer comentários desnecessários.

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Paulo Cezar Miranda 1 de outubro de 2018

Rsrsrsrsrs perfeito seu comentário!

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Lorival 31 de janeiro de 2019

Rogério, você não está bem informado, eu mesmo já comprei correira dentada, na concessionária Renault do Jaraguá, sem comprar os esticadores “rolamentos”. Se a concessionária te vendeu a correia dentada e obrigou você comprar os esticadores “rolamentos” ela praticou operação casada e te fez de otário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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