Venda de elétricos sobe a jato. Não no Brasil

A propulsão elétrica é o futuro dos automóveis. Porém, o Brasil ainda não estrutura para tornar essa tecnologia viável para o condutor

Brasil ainda caminha a passos lentos na venda de carros elétricos
Brasil ainda caminha a passos lentos na venda de carros elétricos (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
21 de julho de 2021 21:32

Não tem dúvida de que a venda de carros elétricos disparou no mundo inteiro. Mas é preciso tomar cuidado com os números, pois há uma distorção nas informações: as estatísticas costumam misturar as vendas dos puramente elétricos com os híbridos do tipo plug-in. Aqueles que carregam as baterias de noite e permitem ao motorista rodar até 50 km ou 60 km, no dia seguinte.

Quando elas se esgotam, o sistema aciona o motor a combustão. Para se ter uma ideia, calcula-se que até 2026, 50% das vendas de automóveis no mundo serão de elétricos e híbridos plug-in. Estima-se também que a metade dos carros vendidos no mundo será puramente elétrica (os chamados “emissão zero”) apenas em 2035.

VEJA TAMBÉM:

O Brasil está muito longe disso. Em 2020, vendeu apenas 1% de carros elétricos. Há um crescimento, mas lento, devido à falta de infraestrutura e de incentivos governamentais

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Renato 23 de julho de 2021

É só ninguém comprar carro a combustão a diferença de peças é muito grande claro que a mão de obra menor carro tem que ser elétrico eu tenho parente que já retornou para Portugal existe carro que o combustível é o sol

Avatar
LUCIANO FLAVIO BAZILIO GONCALVES 10 de novembro de 2021

Fico pensando em que país vc vive… aqui no Brasil que não é…

Avatar
Chms 23 de julho de 2021

Brasil é um país tão atrasado que se chegar a ter carros elétricos aqui vão faltar adaptadores para fornecer energia!

Avatar
Adalberto Souza Pena 23 de julho de 2021

Como o governo vai apoiar, eles não querem que a teta da Petrobrás seca

Avatar
WILSON GOMES FERREIRA DE ARAUJO 22 de julho de 2021

Além da falta de estrutura (tomadas adequadas) há a questão do preço proibitivo de um carro elétrico no Brasil, geralmente 3x mais caro que um similar à combustão.

Avatar
Adalberto Souza Pena 23 de julho de 2021

Não é de interesse do governo por causa da lucratividade da Petrobrás pois é de interesses dos políticos.

Avatar
Atilio 22 de julho de 2021

Bom dia. Só gostaria de saber? Nesta crise de energía elétrica com bandeira ultra vermelha. Qual o beneficio teremos?. Qual o meu Custo mensal que terei? Rodo em torno de 1200 km por mês. Será que o meio ambiente está protegido só com a eliminação da poluição? E quantas matas , rios seram preciso destruir para suprir o consumo de energia elétrica? E só olhar agora para Foz do Iguaçu.

Avatar
Paulo Renato 23 de julho de 2021

Estou à procura de carro elétrico porque nós não somos unidos é só não comprar carro combustão eu vejo isso aumento para pagar o dízimo pastor Petrobras está muito caro para se trabalhar tem que ser carro elétrico

Avatar
LUCIANO FLAVIO BAZILIO GONCALVES 10 de novembro de 2021

é só não comprar carro a combustão?? tá de brincadeira né? já viu o preço de um carro elétrico? já pensou no custo benefício? já pensou que a vida útil da bateria e a sua troca é praticamente o preço de um carro novo? acorda pro mundo cara. Enquanto não houve preço compativel com a realidade do brasileiro, essa ideia de carro elétrico será apenas balela. Hoje, quem tem carro elétrico é apenas pra tirar onda.

Avatar
Gustavo 30 de julho de 2021

Amigo, existem outras fontes de energia elétrica. Temos a solar, a eólica… ainda assim, mesmo a energia produzida pelas hidrelétricas é mais limpa que o petróleo. Por vários motivos: carbono, terrorismo, politicagem, poluição dos mares, efeito estufa… então não se compara.

Avatar
Deixe um comentário