Ventilação Positiva: que bicho é esse?

A ventilação positiva pode evitar a entrada da poeira no habitáculo do veículo que anda na estrada de terra. Saiba como usar esse recurso:

Usar a ventilação positiva pode evitar a entrada de poeira no habitáculo do veículo
Usar a ventilação positiva pode evitar a entrada de poeira no habitáculo do veículo (Foto: Jeep | Divulgação)
Por Boris Feldman
13 de dezembro de 2021 21:32

Outro dia eu respondi  a um leitor que perguntou quais os cuidados com o carro que roda em estrada de terra.

Mencionei: filtros de ar do motor,  da cabine e do aparelho de ar-condicionado. Por causa da poeira, todos devem ser verificados com maior frequência.

Porém, tem outro macete para quem anda em estrada de terra – com muita poeira – para evitar que venha aquele poeréu para dentro do habitáculo de passageiros, que é a ventilação positiva. Que bicho é esse?

Ora, a poeira tenta entrar por todas e quaisquer frestas que existam na carroceria. Então, além de fechar hermeticamente todos os vidros e entradas de ar, acionar também a ventilação elétrica que gera um fluxo de ar dirigido para o interior do carro.

VEJA TAMBÉM:

Este ar forçado pela ventilação vai tentar sair por algum lugar, os mesmos que a poeira tenta entrar. E impede assim que a poeira passe por essas frestas, pois vai encontrar o ar forçado vindo no sentido contrário.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário