Férias! Descalço, de camiseta, deitado atrás….

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre ir deitado no banco de trás, dirigir sem camisa e com chinelo durante a viagem de carro?

menina crianca deitada banco traseiro carro viagem viajar
CTB não diz nada específico sobre ir deitado no banco traseiro durante a viagem de carro (Foto: shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/12/2020 às 21h31

Neste final de ano, nada como uma viagem tranquila com seu carro, família, sem preocupação nem horário, vestindo uma bermudinha, camiseta, sandália de dedo…. Opa, aí não pode!

O código proíbe e o motorista poderá ser multado se estiver com algum calçado que não se prenda também ao tornozelo. Aliás, sapato de salto alto também é proibido.

Mas descalço pode? O código não proíbe, então pode! Mas, sem camiseta também pode? O código não proíbe, então pode também! E durante a viagem de carro, ir deitado no banco de trás? Em princípio pode, pois o código não diz nada específico.

Entretanto, todos os passageiros são obrigados a usar o cinto de segurança. E como é que um passageiro, deitado, vai afivelar o cinto de segurança?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kevin Kraiker 13 de março de 2023

Pois meus pais acho que eram bem sabidos do CTB… Quando criança/adolescente, quis deitar no banco de trás, e ouvi o padrão “Tá bom, deita… Mas é pra usar o cinto mesmo assim!” e eis que, na genialidade infantil, eu me prendi ao cinto do meio, ajustei a largura pra que ficasse firme quando torcesse ao redor do meu corpo deitado, depois afivelei o cinto do banco oposto ao redor das minhas pernas, tão apertado quanto consegui, e por fim, o cinto ao redor do tronco… Ainda hoje sinto que estava mais seguro do que eles, com 3 cintos (no mínimo 6 pontos, mas acho que só o do meio era de dois pontos, então seriam 8 pontos de fixação ao todo) bem presos, cada vez que pegávamos a estrada. Também nunca mais me advertiram sobre não ir deitado, e eu só tinha a curtir nas viagens de longas quilometragens com o banco de trás inteiro pra mim…

Avatar
Deixe um comentário