VW up! e Fiat 500 voltarão elétricos

Os subcompactos da Volkswagen e Fiat andam um pouco sumidos no mercado, mas em breve eles voltarão como carros elétricos no Brasil

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Versões europeias do VW up! e Fiat 500 como carros elétricos (Foto: AutoPapo | Montagem)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/03/2021 às 07h30

Está lembrado do Fiat Cinquecento, uma simpática e glamourosa reedição retrô, em homenagem à sua primeira geração. A Fiat importou para o nosso mercado o novo 500, mas depois ela sumiu do mercado.

Sabe por quê? Porque ela está de volta e já está rodando experimentalmente, mas na nova versão eletrificada…

O carro elétrico tem motor de 118 cv, velocidade máxima de 150 km/h e uma autonomia de 320 quilômetros. Uma pena que o Governo tenha concedido um fraco pacote de incentivos para produção ou importação de elétricos.

E então, tanto o como o Volkswagen up!, que também voltará elétrico, vão chegar no nosso mercado custando duas ou três vezes mais que o modelo convencional.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
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Jorge Franco 20 de maio de 2021

Ainda em 2021 pagamos o custo Brasília produzido por JK, o maldito que deixou essa conta impagável por ter emitido dinheiro sem as cautelas financeiras, para elevar essa máquina de sugar impostos, direitos de trabalhadores conservando a corrupção o STF politico-petista-partidário, com tudo isso é essa pandemia esse ínfimo veículo atrelado a política desse presidente da VW argentino, como dizem na voz popular:
Por apenas
Por apenas,
200 mil reais.
Vai vender menos que o Golf GTE.
Um veículo apenas, ela trouxe 30 sendo que 29 está parado em São Caetano ou São Bernardo.
Vai rasgando Di Sí, (Si de sínico).

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Sir.Alves 20 de agosto de 2021

Pois é amigo, pura verdade, Esse maldito vírus chines acabou com qualquer expectativa de eletrificação a curto prazo…

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Alvaro Abrantes Cerqueira 18 de março de 2021

A maioria dos que reclamam votam em partidos conservadores, DEM, PSDB, MDB, até em Bolsonaro. Quando aprenderem a votar em progressistas, de esquerda, independentes do sistema, o país dará valor às novas tecnologias, à educação e à ciência.

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Eu 20 de agosto de 2021

Otário; acorda é justamente o contrário; você quer a volta dos talibãs; porque estão desesperados para voltarem ao poder; o que essa esquerda já fez pelo Brasil?; a não ser roubar.

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Messias ferreira da silva 11 de março de 2021

Volta não.

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Leandro 11 de março de 2021

Infelizmente chegarão aqui por preço de carro de luxo. O país não incentiva importação. Não reduz o IPVA para elétricos. Aqui é o país onde nada se pode, onde as tecnologias chegam com décadas de atraso. Burocracia, hipocrisia e demagogia sempre travando nosso progresso.
AQUI É O BRASIL.

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Lorranne S. 11 de março de 2021

Concordo plenamente.

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YURI PATRICE PINTO DE OLIVEIRA 11 de março de 2021

A desculpa de ter que mantêr impostos nas alturas para socorrer os menos necessitados não cola mais.
O Brasil está vivendo agora o que a Itália viveu nos anos 70… Quero ir embora…

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Fabiano 11 de março de 2021

O que vende de fato carro elétrico não é meio ambiente… É o custo de manutenção 70% para baixo. Imagina uma Mercedes Sprinter elétrica. Só felicidade. O preço do tanque. 30 reais para rodar 400 km. Não tem comparação. Aí tu vai no posto, bota R$ 250 num tanque para compra combustível todo adulterado. Adeus máfia de combustíveis.

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Bruno 11 de março de 2021

Bingo Rodolfo! Você acha que estão feito leões famintos em cima da Eletrobrás porquê? Quando a eletrificação “chegar, chegando”, os mega empresários vislumbram estar com o controle dessas fontes. Aí já viu…. certamente já como comódities eles irão se aproveitar da flutuação cambial manipulável pra além de ganhar horrores no mercado de especulação, sangrar nossos bolsos a fim de buscar suas metas e resultados.
Não existe diferença entre roubar e lucrar ….nos dois você acaba pagando uma conta alta que não é sua. Diga-se de passagem poderia pagar um valor bem menor por essa mesma conta. A Petróleo Brasileiro tem condição de praticar no mercado doméstico um valor muito menor do quê se vinha praticando antes desses reajustes consecutivos. Afinal o valor para o petróleo com base em sua cotação se aplica apenas à comercialização no mercado externo. Ela explora, ela refina ele vende internamente derivados! Não tem justificativa que para que ela impute em seu custo valor de mercado do barril.
O que está se fazendo é vender o que se produz e comprar o que se refina como manobra “justificável” se alinhamento de preço. Isso é manobra grosseira. E pior quem comanda está permitindo isso para que o valor dos derivados fique “equiparado” ao de outros países e se possa importar pagando em um dólar num patamar estratosférico. Manobra burra que benefícia meia dúzia e compromete todo um país que praticamente roda em cima de matriz energética fóssil.

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Rodolfo 11 de março de 2021

Bruno,
No Iraque hoje (11/03/2021) a gasolina está 0,513 Dollar, nos EUA 0,822 Dollar e aqui no Brasil 0,900 Dollar.
São três países de realidades econômicas muito diferentes, como podem querer aplicar preço de mercado internacional? E o triste é que o etanol está acompanhando o preço da gasolina, então não temos para onde correr.
Creio que a solução seria o governo investir mais em transporte público, pois ônibus e trens menos lotados atrairão quem precisa economizar dinheiro no dia a dia do trabalho.
Pois se formos por na ponta do lápis o gasto com gasolina para ir trabalhar em 1 ano em quem mora em cidade grande como por exemplo São Paulo-SP iremos cair de costas…

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Bruno 11 de março de 2021

Não vou e nem posso me aprofundar, mas deixo a observação. O preço do petróleo é alinhado no mundo. Dos derivados não! Poderíamos ter a gasolina mais Barata e ainda assim lucrar 30 bilhões? SIM. Quando a política se mistura a interesses é isso que você vê. O Etanol é um pobre coitado refém inseparável da gasolina. Se ele não sobe, ele simplesmente falta. O preço é para gerar mero equilíbrio e lucro por consequência. Já transporte público é dono dos sindicatos mais mafiosos de nosso país. Presidentes de sindicato do setor de transporte são os que mais pagam com a vida. Daí se tem uma idéia de quem comanda essa máfia. Entenda… transporte público é dinheiro vivo faturamento em dinheiro e sem emissão de nota é prato cheio para o quê? ENTENDEU AGORA?

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Rodolfo 11 de março de 2021

Quero ver pra manter um carro desses quando chegar o fim da vida útil das baterias… e ainda quando todo mundo tiver usando carro elétrico a conta de energia elétrica será uma fortuna.
A propósito no futuro o preço da energia elétrica será corrigido ao valor do mercado internacional assim como é a gasolina hoje?

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Rodolfo 11 de março de 2021

Corrigindo o texto:
“e ainda quando todo mundo tiver usando carro elétrico a conta de energia elétrica será tão vantajosa como é hoje para carro elétrico?”.

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Jean 11 de março de 2021

Custando o mesmo que a gasolina ou não, carros elétricos não poluem o meio ambiente. Carros a combustão são pré históricos e só são comercializados porque o ser humano prefere o capital do que a preservação do meio ambiente.

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Matheus de Oliveira Leite 14 de março de 2021

Ainda são caros porque são poucos produzidos. Um carro a combustão é muito mais complexo e cheio de peças mas ainda sim é barato porque já existe todo um sistema. Quantas empresas que produzem peças para carros que nem estão mais na linha? Retificas, auto-peças, enfim.
Eu acredito que as baterias ficarão melhores na medida em que a demanda for maior. E essas ainda duram por volta de 8 anos, um carro comum nessa idade já deve estar no terceiro dono para lá e já gastou muito mais que o preço de uma bateria.

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