App de smartphone promete identificar defeito pelo som do motor

Aplicativo foi desenvolvido pela Skoda, subsidiária da Volkswagen, e promete uma taxa de acerto de 90% na identificação do problema

Por AutoPapo10/10/20 às 09h00

Sabe aquele mecânico bom de ouvido, que identifica o problema no motor pelo barulho que ele tá fazendo? Pois é, agora ele tem um concorrente de peso. A Skoda, subsidiária da Volkswagen, desenvolveu um app para smartphone que promete fazer a mesma coisa com índice de acerto de 90%.

Chamada de Sound Analyser, o aplicativo grava o som emitido pelo motor em funcionamento, comparando-o em seguida com os padrões de som que tem em memória, com defeitos específicos. Se qualquer defeito for detectada, o app informa ao usuário a existência dele e qual a sua origem.

VEJA TAMBÉM:

O  app pode ser usado tanto por mecânicos quanto donos dos veículos e já vem com uma lista de dezenas de defeitos, incluindo, além do motor, direção, compressor do ar-condicionado e caixa de velocidades de dupla embreagem (DSG).

O Sound Analyser já está sendo usado por 245 concessionários em 14 países. Futuramente, a Skoda pretende instalar o  sistema do próprio veículo, para que vá analisando continuamente todos os ruídos que ouve e identifique avarias, folgas excessivas e potenciais situações que possam evoluir para problemas graves e mais caros de consertar.

Vale lembrar que, como a Skoda é uma empresa do Grupo VW, é possível especular que ele, no futuro, poderá ser usado por outras marcas como a própria Volkswagen.

Fotos: Skoda | Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário