Apreensão de veículo por atraso do IPVA pode ser proibida na pandemia

Deputada argumenta que o recolhimento dos veículos acarretaria uma exposição desnecessária do proprietário do veículo

Por AutoPapo20/07/20 às 11h27
Com Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 3665/20 quer proibir a apreensão de veículo por não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou das taxas de licenciamento durante o estado de calamidade em virtude da pandemia de Covid-19.

Conforme a proposta em análise na Câmara dos Deputados, não incidirão multas ou juros pelo atraso no pagamento dos impostos que vencerem no decorrer do estado de calamidade.

LEIA MAIS

Se aprovada, a medida abarcará todos os tipos de veículos que recolhem IPVA, tais como motos, carros, ônibus e caminhões.

“O projeto visa evitar o endividamento dos proprietários dos veículos que encontram-se afetados pela pandemia”, diz a deputada Lauriete (PL-ES), autora do texto.

A parlamentar acrescenta que  apreensão de veículos na pandemia acarretaria “exposição desnecessária do proprietário do veículo automotor ao privá-lo de dar continuidade ao isolamento, podendo até mesmo expô-lo ao sobrecarregado sistema de transporte público”.

carro prata no guincho representando apreensão de veículo
PL está aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados

Foto | Shutterstock

31 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Edson 16 de agosto de 2020

    Meu IPVA venceu em junho eu sou comerciante e estou sem renda no momento e tive meu veículo recolhido hoje 16/08 além de ter que pagar a vista ainda tem quase 400 reais de guincho isso é um absurdo, o estado ao invés de ajudar a população nesse momento difícil faz é que o povo se individe mas ainda pq não tenho condições de pagar então tenho que recorrer a amigos para tomar empréstimo e piorando ainda mas a situação, parabéns governo da Bahia PT nunca mas.

  • Avatar
    Nilton Alves 21 de julho de 2020

    Olá,pensei que já fosse proibido apreensão de veículos por falta de pagamento do IPVA. No entanto acho esse projeto ótimo, o estado já sacrifica muito a população com imposto e no momento de calamidade, doença, desemprego e dívidas se acumulando , precisamos urgente de uma atitude como está da Deputada Lauriete. Parabéns pelo belíssimo projeto e pela humanidade deste projeto.

    • Avatar
      Celso 11 de agosto de 2020

      O veiculo não e recolhido por falta do pagamento do ipva…apenas por falta do licenciamento….correto.

      • Avatar
        Jack 9 de setembro de 2020

        Só é apreendido por FALTA DE PAGAMENTO DO LICENCIAMENTO!!!

      • Avatar
        Alessandra 10 de setembro de 2020

        E pra pagar o licenciamento tem que ser pago o ipva, ou seja???

        O correto seria desmembrar esses 3,e exigir o pagamento dentro dos 12 meses, mas não fazendo isso, só podendo pagar um se outro tiver sido pago, ridículo o que fazem!

  • Avatar
    Luciano Campos 21 de julho de 2020

    Na realidade nunca pode apreender é que o povo não sabe é só processar o estava o veículo é de sua propriedade não do município ou estado nunca pode apreender povo é besta D+ não conhece os direitos Brasil um país de Tolos

    • Avatar
      Rosana Araujo 11 de agosto de 2020

      Não se pode apreender se for só o imposto de IPVA em atraso, mas o licenciamento tem que estar em dia, agora me diga quem consegue pagar licenciamento se os dois são vinculados?
      Ou seja pela lei não podemos rodar com carro sem licenciar

  • Avatar
    Reinaldo.a.a 21 de julho de 2020

    Parabéns….muito justo…estamos sem trabalho.sem poder trabalhar. Pais em crise…e eles querem receber.iptu.ipva..e outras despesas…sem trabalhar..aí não tem jeito né….Parabéns..o povo precisa muito dessa decisão..esperamos que dará tudo certo…

  • Avatar
    Tarciso c. Vidal 21 de julho de 2020

    Já passou do tempo,o IPVA,é um absurdo em Alagoas,um dos más caros do Brasil,e o pior, paguei o meu em Janeiro, e com essa pandemia do covid 19, nunca recebi o documento do carro…estou viajando com o comprovante de pagamento, isso é uma vergonha.

  • Avatar
    Manoel de Pádua 21 de julho de 2020

    Olhem, o bom e velho senso diria que não precisa de lei alguma pra que uma coisa como essa tivesse que ter ainda aprovação daqueles que são pagos com nossos inumeráveis e caros impostos e que não sofrerão com desemprego e que aliás ainda gozam em terem carros e chofer as suas disposições!
    O famigerado IPVA também não diz pra que serve, porque se é pra saúde cadê ela? Pras estradas? Aonde estão?
    Entre os muitos que lá estão, apenas um a teve a idéia?
    Parece não ter fim essa nossa vida de gado!

  • Avatar
    Paulo 21 de julho de 2020

    Nada mais justo os governantes fazer isso com os automotores, pq na hora pedir vai falando um monte de bobagem q nao vão fazer então pelo menos está medida 3656/20 pode ajudar muito o povo.

  • Avatar
    Luiz Soares 21 de julho de 2020

    Bom dia ! Amigos e amigas do Pais. Que seja louvado o projeto da Deputada. Que este projeto de lei , seja aprovado. O povo brasileiro não suportam mais ser punido com reboque p/ falta de pagamento IPVA, durante a Pandemia. Em razão do desemprego que já estava difícil, a Pandemia veio p/ acabar de vez com os sonhos da vida. Vamos ter fé. Vai passar. Eu Luiz RJ.

  • Avatar
    Daniel Ricardo 21 de julho de 2020

    Eu concordo plenamente com isso aqui no Paraná não tem deputados pensando no povo paranaense
    Deveria ser no Brasil todo
    Parabéns a essa deputada.

  • Avatar
    Pettter 21 de julho de 2020

    Eu acho que conforme outros tributos o
    Impostos as pessoas deveria ser parcelado em 12 meses como IPTU aí não haveria tantos atrasos, porque que só 3 vezes.. e se atrasado somente quitado a vista ? Se o cara não pagou a parcela vai pagar tudo de uma vez Como?

    • Avatar
      Agenilto da Luz de Farias 22 de julho de 2020

      Também concordo que o parcelamento em mais vezes é melhor para todos.

  • Avatar
    wagner 21 de julho de 2020

    Isso deveria ser no país todo não só em MG principalmente no Rio de janeiro que o IPVA é um absurdo !

  • Avatar
    Mariela 20 de julho de 2020

    Seria o correto . Muitas pessas no esto conseguindo pagar as contas . Nao se consegue trabalhar . E ainda tirar o carro das pessosas . Seria demais . Esta pandemia nao acaba mais .Muito triste

  • Avatar
    Willian j. Da Silva 20 de julho de 2020

    Muito justo se aprovado esse lei,vai ser muita relevância a população brasileira q neste momento está passando por sérios momentos financeiros.

    • Avatar
      Ivan Francisco da silva 21 de julho de 2020

      Na minha opinião eu acho um abuso prender um bem seu ,que lutamos para ter se nao conseguimos pagar o ipva se prende fica mais dificil de retirar porque tem que pagartodas as dividas para retirar,entao eu sugiria ao invés de tomar deveria dar uma multa.

  • Avatar
    Sérgio Maia 20 de julho de 2020

    Aqui em Fortaleza não é diferente,o governador mandou todo mundo ficar em casa,mas bastou abrir algumas fases no comércio,o governador não perdeu tempo para fazer mais uma vez covardia com a população,apreender carros que não pagaram IPVA,pra apreender carro,mais não foi ele quem falou,fique em casa*

  • Avatar
    Marcos 20 de julho de 2020

    O estado me proíbe de abrir as portas do meu comércio , e me obriga a pagar impostos. Não tem fundamento isso, ninguém ajuda o povo, lamentável. Se essa deputada fizer isso mesmo terá meu prestígio

    • Avatar
      Mateus Junqueira da silva 25 de agosto de 2020

      Também dei valor esa ideia

  • Avatar
    José Carlos 20 de julho de 2020

    Boa tarde..Eu José Carlos gostaria de saber se eu posso rodar com meu carro com o documento atrasado…

    • Avatar
      Junior 20 de julho de 2020

      Só se ficou atrasado durante a pandemia, se atrasou antes, o carro pode ser apreendido, além do que, vc pode fazer o licenciamento online.

      • Avatar
        mt3108221@gmail.com 20 de julho de 2020

        Fazer o licenciamento on line não é problema, o dificil é a grana..t

      • Avatar
        Francisco Martins da Silva 20 de julho de 2020

        Eu moro em Fortaleza aqui tão aprendendo o veículo o governador manda todos ficaram em casa eu estou sem trabalhar mais de três meses se essa deputado consegui serve pra meu estádio também

      • Avatar
        Lucineide S. Dias Oliveira 10 de setembro de 2020

        Por favor esto muito preocupada
        O meu IPVA , LICENCIAMENTO .de 2020 esta aptrasado eu não tenho como paga por enguanto. Pois eu trabalho com feiras e eventos ainda esta fechado. Esto com medo de sau com o Carro e ser apreendido. Algem pode me dar uma resposta com sertesa..se eu corro esse risco.de perde o meu carro
        Att, Lucineide. Dias

      • Avatar
        Michael 29 de julho de 2020

        Alguns Estados disponibilizam pagamento online apenas para clientes do banco do Brasil.

      • Avatar
        Telma Solange Strabeli de Camargo 21 de julho de 2020

        Pagando o licenciamento e IPVA pelo banco…o DETRAN explica que automaticamente o documento vem pelo correio. Eu já faz 15dias e até agora não recebi nada…um conhecido já faz 45dias e nada de documento… conclusão: poderemos sofrer penalidades em uma blitz e aí como ficamos?

      • Avatar
        Sergio pereira 21 de julho de 2020

        Bom dia quem.fez documento carro nao chegou ė so baixar aplicativo do detran que tem um documento no site e so implimir.

      • Avatar
        Ilberto Rocha 21 de julho de 2020

        Aqui no Ce eles cobram taxa dos correios, porém é raro chegar um documento. Daí vc tem que se deslocar ao Detran e solicitar segunda via do documento e pagar nova taxa! Absurdo isso. E ninguém levanta uma bandeira em favor do povo.

Avatar
Deixe um comentário