Famoso autódromo pode ser fechado: vizinhos reclamam do barulho

A pista é sede de corridas importantes, recebe eventos históricos e ajuda a movimentar a economia local, porém os vizinhos reclamam mesmo assim

shutterstock autodromo de laguna seca visto de cima
A pista é uma das mais importantes dos EUA (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/01/2024 às 13h02

O icônico autódromo de Laguna Seca, um dos mais importantes historicamente dos EUA, está correndo risco devido aos seus vizinhos. Um grupo de moradores da região está processando o local devido ao barulho e o tráfego que gera.

O grupo, autointitulado como “Highway 68 Coalition” (Coalisão da autoestrada 68 em tradução literal), disse que o autódromo de Laguna Seca viola as leis de emissões de ruído, de zoneamento urbano e de qualidade de ar da Califórnia.

laguna seca corkscrew miata spec race wikimedia
A curva do saca-rolhas é uma das mais famosas do automobilismo (Foto: Wikimedia)

VEJA TAMBÉM:

Essa Coalizão alega que as corridas geram ruídos excessivos que desrespeitam a legislação estabelecida em 1985. Ela também alega que o autódromo é usado durante 340 dias do ano, que não bate com o real calendário de eventos oficial de Laguna Seca.

O autódromo foi fundado em 1957 e já foi palco de corridas importantes. Atualmente ele também recebe eventos históricos, tendo recebido até mesmo o Boris Feldman com seu GT Malzoni.

Esses eventos ajudam na economia local, trazendo turistas, movimento a rede hoteleira e o comércio da região de Monterrey. Os moradores que reclamam se mudaram para a região depois que o autódromo já estava estabelecido.

Autódromo de Curitiba passou pelo mesmo problema de Laguna Seca

formula truck 2006 curitiba volkswagen constellation e mercedes wikimedia
A pista de Curitiba era isolada da cidade, pessoas se mudaram para a região e reclamaram (Foto: Wikimedia)

No dia 12 de janeiro de 2022 foi fechado o Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais no estado do Paraná. Um bairro planejado será feito no local, com empreendimentos comerciais e imobiliários.

O autódromo de Curitiba, assim como Laguna Seca, ficava em uma região isolada. Com o tempo foram aparecendo casas perto da pista e os moradores começaram a reclamar do barulho.

Isso, somado a especulação imobiliária acabou contribuindo com o fim da pista paranaense. Reclamações similares também existem com o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, que já foi isolado e hoje está cercado por casas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário