Pode misturar gasolina comum com a aditivada? Respondemos!

Muitos motoristas querem cuidar bem de seus carros, porém vários fatores externos podem obrigá-lo a tentar economizar

shutterstock posto de combustivel shell brasil bomba com gasolina comum aditivada v power etanol alcool comum
Tanto a comum quanto a aditivada possuem a mesma octanagem (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/01/2024 às 15h02

A gasolina aditivada traz em sua composição os detergentes dispersantes, que ajudam a manter o motor limpo. Ela traz isso junto de um custo mais alto por litro. Isso gera uma dúvida em alguns motoristas: pode misturar a gasolina aditivada com a comum?

Essa mistura pode ocorrer devido a diversas situações: o posto não tinha a gasolina preferida pelo motorista, foi preciso completar o tanque gastando menos ou apenas decidiu misturar ambas na tentativa de ter os benefícios gastando menos.

VEJA TAMBÉM:

Antes de responder a essa dúvida, é importante lembrar que não há garantia de que a gasolina aditivada tenha de fato os aditivos. O Boris já explicou que não há uma fiscalização sobre isso, portanto vai da honestidade do posto e da distribuidora a existência desse complemento ao combustível.

Pode misturar gasolina comum com aditivada?

A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.

Apesar disso, mantemos a dica do Boris para quem quer manter o motor limpo: abasteça o carro com a gasolina comum e adiciona um aditivo detergente dispersante à parte. Assim você terá a certeza de que o motor estará em ordem.

A diferença entre gasolina comum e aditivada

O Brasil é um dos raros países onde existe essa distinção entre a gasolina comum e a aditivada. Em locais como os EUA e a Europa, toda gasolina traz os aditivos detergentes dispersantes em sua composição.

Voltando ao Brasil, a diferença entre elas se dá apenas pela adição desses complementos. A octanagem e a proporção de etanol adicionado são as mesmas em ambas. Por isso, a diferença de preço entre elas é pequena.

As gasolinas premium, como a Podium da Petrobras e a V-Power da Shell, são de alta octanagem e levam menos etanol em sua composição. Esses combustíveis também são aditivados, portanto também servem para ajudar na limpeza do motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário