BMW produzirá novos Série 3 e X1 em Santa Catarina

Marca alemã lançará sedã renovado em agosto, que terá o mesmo motor 2.0 turbo de 184 cv, enquanto SUV X1 deverá chegar no início de 2023

bmw x1 laranja fundo branco
Novo BMW X1 será lançado no Brasil, no início de 2023 e terá montagem em Araquari (SC) (Fotos: BMW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
15 de julho de 2022 17:03

A BMW confirmou a produção do Série 3 reestilizado e também da nova geração do X1. Em coletiva, o CEO da BMW no Brasil, Aksel Krieger, explicou que o sedã estreia já em agosto e o SUV deverá estrear ainda no primeiro trimestre de 2023.

A aposta da marca nos modelos tem suas razões. Juntos, os Série 3 e X1 correspondem a 25% das vendas no mercado premium brasileiro, segundo ela mesma. Só no ano passado, a dupla licenciou quase 10 mil unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), num total de pouco mais de 14 mil carros da marca.

VEJA TAMBÉM:

Questionado se a marca poderia apostar em versões simplificadas do Série 3, ou do X1, para ganhar maior volume e brigar com modelos de marcas generalistas que hoje custam o que custavam os alemães no passado, o executivo foi enfático. “Temos capacidade instalada para produzir até 30 mil unidades anuais, mas nosso foco sempre será o mercado premium e não temos interesse em competir numa gama abaixo da nossa”, afirma.

Novo Série 3

O novo Série 3 estreia em breve, sua chegada deve acontecer até o final de agosto. A versão nacionalizada continua sendo equipada com motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm de torque, combinada com transmissão de oito marchas. Uma variante híbrida não está na planilha da Araquari.

bmw serie 3 2023 reestilizado
Série 3 reestilizado chega em agosto, com direito a tela gigante no painel

No entanto, os executivos não descartam que as unidades nacionais possam receber motorizações eletrificadas no futuro. Hoje, as opções híbridas são importadas, mas a linha comporta tanto conjuntos mecânicos térmicos como eletrificados.

“A produção segue o mercado. Hoje a demanda de eletrificados é discreta e exigiria um volume significativo para investirmos na produção local. Mas a linha é preparada para correr tanto térmico quanto eletrificado. Se tiver demanda iremos seguir o mercado”, afirma o diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari, Otávio Rodacoswiski.

Cara nova

O Série 3 passou por sua primeira intervenção visual, desde a chegada da geração G20, em 2018. Ele recebeu novos faróis, para-choque e grade do radiador, mas sem ousar no estilo.

bmw serie 3 touring 2023 interior
Quadro de instrumentos é integrado ao multimídia, que segundo a marca reduz o volume de botões

O destaque do sedã está mesmo é em seu interior. Por dentro ele recebeu novo painel de instrumentos que conta com quadro de instrumentos (14,9 polegadas) e monitor multimídia (12,3 polegadas) integrados. As duas telas foram aplicadas numa grande moldura flutuante.

Novo X1

O novo X1 foi revelado em junho. O SUV é um dos principais produtos da marca no mercado global, ao lado do Série 3. Mais encorpado, o modelo será oferecido por aqui com a unidade 2.0 turbo (de montagem transversal) de 192 cv e 28,5 kgfm, combinado com transmissão de oito marchas.

bmw x1 2023 lateral laranja movimento
Novo X1 terá versões híbridas e 100% elétricas, na Europa

Lá fora ele contará com versões híbridas, que utilizam uma  inédita unidade 1.4 turbo,  combinada a uma unidade eletrificada, que pode entregar de 245 cv a 326 cv. Os executivos desconversam, mas também não negam que esse conjunto possa ser montado por aqui.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário