Carro elétrico é menos confiável do que o a combustão, aponta estudo

A crença popular diz que o carro elétrico é mais confiável do que o combustão; Pesquisa analisou as duas propulsões para tirar a prova definitiva

O carro a combustão é mais confiável do que o de propulsão elétrica
O carro a combustão é mais confiável do que o de propulsão elétrica (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
21 de março de 2022 17:10

A medida que o preço dos combustíveis aumenta cada vez mais, o carro elétrico começa a parecer uma opção viável para os motoristas. Acredita-se que os carros movidos a bateria são mais confiáveis ​​do que os veículos a combustão, pois possuem menos partes móveis, e menos líquidos voláteis para transportar, o que simplifica a manutenção.

Mas uma pesquisa divulgada pelo grupo de consumidores inglês “Which?”  mostrou que os carros elétricos não são tão confiáveis quanto se imagina. O Mail Online divulgou os resultados dessa pesquisa, que em um período de quatro anos após adquirir um modelo 0 km, os de combustão interna apresentam menos problemas do que os movidos a eletricidade.

VEJA TAMBÉM:

No estudo, a “Which?” conversou com 48 mil pessoas que, juntas, somam 57 mil veículos, sendo 2.100 deles elétricos. Entre os proprietários de carros elétricos, 39% relatou problemas no veículo antes de se completar quatro anos de uso. As ocorrências são menores no motor de combustão interna: 19% para movidos a gasolina e 29% aos abastecidos a diesel.

E o problema do carro elétrico não é apenas na confiabilidade. Os serviços de reparo nesse tipo de propulsão costumam ser mais demorados também.

Os problemas mais comuns ocorreram com o software, que levam até cinco dias para ser resolvido. Em contrapartida, o reparo no carro a gasolina leva três dias, e no abastecido a diesel quatro.

Tesla, a pior; Kia é a melhor

Apesar de ser a mais popular quando o assunto é produção de veículo a bateria, a Tesla se figura como a marca de menor confiabilidade. Ao todo, 39% dos proprietários alegaram ao menos uma falha em menos de quatro anos de uso, e 5% deles estava relacionado a quebras ou falhas na partida.

A mais confiável é a Kia, especificamente com o modelo e-Niro. Apenas 6% dos donos relataram falhas no carro, sendo 1% delas relacionadas a falha na partida.

A pesquisa da Which? tem como um dos objetivos incentivar o consumidor fazer pesquisas sobre variados modelos antes de decidir comprar um veículo.

“Sabemos que os motoristas estão ansiosos para mudar para carros mais ecológicos, mas é vital que eles obtenham um produto de qualidade. Com os veículos elétricos em particular, nossa pesquisa mostra que um preço premium não significa necessariamente um veículo confiável, por isso sempre incentivamos os motoristas a fazer suas pesquisas antes de uma compra tão significativa para ver em quais carros e marcas podem confiar.”

O carro elétrico ainda é relativamente novo no segmento automotivo. Por isso, podemos esperar que sua confiabilidade melhore com o avanço da tecnologia.

Boris Feldman explica a diferença entre o carro elétrico e o eletrificado

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos França 20 de maio de 2022

Quem enconmendou a pesquisa foi Exxon Mobil ou a Shell?

Avatar
bruno vasconcelos 21 de março de 2022

Excelente materia! Carro eletrico é engodo, talvez o maior engodo da historia industrial!!

Avatar
Deixe um comentário