Quais foram os carros mais roubados em 2020?

Entre os 10 modelos preferidos dos ladrões estão o Volkswagen Voyage, o Fiat Palio, o Chevrolet Onix e o Fiat Uno

Por AutoPapo 09/03/21 às 14h11
volkswagen voyage 2020
De acordo com a Ituran, o Voyage foi o carro mais roubado no último ano (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Um levantamento realizado pela Ituran Brasil, empresa de monitoramento veicular, elencou os carros mais roubados do país em 2020. A lista, emcabeçada pelo Volkswagen Voyage, conta com modelos líderes de venda, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Palio.

Para uma amostragem mais real, o estudo considerou o total de cada modelo dentro da base da empresa. Confira, abaixo, o ranking completo.

LEIA MAIS

Ranking dos carros mais roubados em 2020

Ranking Modelo
1 Volkswagen Voyage
2 Renault Logan
3 Fiat Siena
4 Chevrolet Onix
5 Chevrolet Prisma
6 Fiat Uno
7 Ford Ka
8 Fiat Fiorino
9 Fiat Palio
10 Hyundai HB20

“Proporcionalizamos a quantidade de roubos e furtos pelo total de cada modelo que compunha a base de veículos da carteira de clientes da Ituran. Percebemos que os 3 modelos que mais tiveram frequência de roubo/furto são veículos sedans e acreditamos que os bandidos preferem estes carros porque são os que mais têm demanda nos desmanches clandestinos”, explicou Rodrigo Boutti, gerente de operações da empresa.

“As maiores vítimas são motoristas por aplicativo, que possuem estes modelos de carros”, concluiu. Boutti lembra que, só no ano passado, foram roubados/furtados 97.500 veículos de passeio e utilitários – excluindo caminhões e motos – no estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado.

Saiba como consultar placas de carros roubados

O passo a passo para verificar a placa de um carro para saber se ele é fruto de roubo ou furto é simples.

  • Em primeiro lugar, o cidadão deve baixar o aplicativo Sinesp Cidadão na Play Store – se utiliza smartphones com sistema operacional android – ou na App Store, caso tenha um iPhone;
  • Aplicativo instalado, basta abri-lo e clicar em “veículos”;
  • Depois, preencha os campos da placa do veículo, letras e números, e pressione o botão “checar situação”
  • Confira a mensagem para saber se o carro em questão foi ou não roubado.

Caso o aplicativo detecte alguma irregularidade, o programa alerta o usuário e dá a opção de ligar para a polícia, que envia uma equipe ao local para averiguar a situação.

Além de realizar a consulta de placas de carros roubados, o aplicativo mostra o modelo do veículo, a cidade em que está registrado, ano de fabricação e final do chassi. É importante que o consumidor confira esses dados para saber se o vendedor apresentou fatos reais sobre o automóvel.

As informações expostas no aplicativo são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Também e possível consultar placas de carros roubados por meio do site do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp/MJ).

Em alguns Estados brasileiros, como o Paraná, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também oferece meios para que os cidadãos consultem placas de carros roubados ou verifiquem a situação de veículos. Nesses casos, no entanto, também é necessário o preenchimento do Renavam.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário