Motorista categoria B pode ser autorizado a dirigir picape com reboque

Projeto de Lei quer mudar a determinação atual, que só admite, para a categoria, condução de conjunto de carro e reboque com até 3.500 kg

Por AutoPapo 16/10/20 às 16h50
Com Agência Câmara de Notícias
picape puxando barco no reboque em praia
Capacidade de reboque das picapes é maior que a tolerância estabelecida pelo CTB (Foto: Shutterstock)

O Projeto de Lei 3942/20 eleva de 3.500 kg para 6.000 kg o limite de peso bruto total da combinação de veículo e unidade acoplada conduzida por condutor habilitado na categoria B. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

LEIA MAIS

picape puxando barco no reboque em praia
Capacidade de reboque das picapes é maior que a tolerância estabelecida pelo CTB (Foto: Shutterstock)

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em trecho que define as habilitações dos condutores das categorias de A (motos e similares) a E (ônibus, caminhões e similares). A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis.

Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg. Em todos os casos, é mantida a lotação máxima de oito pessoas mais o motorista.

“As principais caminhonetes hoje no mercado, em geral conduzidas por motoristas da categoria B, possuem quase 3.000 kg sozinhas, o que praticamente impede a utilização com reboques e trailers”, afirmou o autor, deputado Marcio Alvino (PL-SP).

146 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diones 15 de abril de 2021

Bom dia alguém pode me orientar tenho amigo que tem a CNH B, so que ele comprou uma Frontier da Mitsubishi , ele pode carregar reboque ate quantos quilos, nesta cnh B

Avatar
Leandro nonnemacher 8 de fevereiro de 2021

Amigos dirigir um carro desengatado é totalmente diferente do que dirigir um carro engatado com reboques em geral. Carrego reboques com 2.200 kg de carga. Muda totalmente a maneira de conduzir. Frenagens mais lentas, retomadas mais lentas, espaço de manobras mais amplas…. vejo muitos “motoristas” andando com carros leves puxando reboques e andando a 110 km/h. Se tiver que freiar bruscamente é acidente na certa… como costumo presenciar… puxo geradores, trailer e ando de caminhão seguido .. sei bem como é… É sem falar no efeito pêndulo por não saber carregar reboques corretamente… não sou o dono da verdade mas para quem nunca andou com reboques experimente um dia carregar e testar a frenagem…. vai me dar razão.

Avatar
Leandro britto 8 de fevereiro de 2021

Parabens, deputado hoje f250 alongada ou gabinada ja tem mais 3500 toneladas, cadegoria b dirigindo 6000 toneladas esta ótimo, e deslancha o emprego no pais

Avatar
Robinson 31 de janeiro de 2021

Falou tudo isso aí

Avatar
Felipe Oselieri 24 de janeiro de 2021

Com a facilidade de tirar carteira hj em dia,tem muitos motoristas q nem sabem dirigir e tiram carteira,daí a imprudência no trânsito,acho q deve ter mais rigorosidade pra tirar CNH,mas com preço acessível pra todos

Avatar
Robinson 31 de janeiro de 2021

Falou tudo

Avatar
Robinson Rezende 25 de dezembro de 2020

Quem quer dirigir um tipo de veiculo que se adeque. Tire sua habilitaçao ou que todos sejam obrigados tirar carta letra E e assim estarao haptos a qualquer tipo de conduçao.
Essa é mais uma lei pra beneficio dos riquinhos.

Avatar
Altair goncalves barbosa 25 de dezembro de 2020

Discordo de vc amigo,se aumentarem a capacidade de carga para 6toneladas vai ajudar e muito no aumento de empregos no pais,

Avatar
ian 31 de janeiro de 2021

Que pensamento mais amargurado esse seu.
Sim, a lei deve beneficiar os ricos, e isso não impede que a lei também beneficie os pobres.

No caso você acha que é uma lei pra beneficiar os “riquinhos” porque a ilustração da foto é uma lancha no reboque. Mas já parou pra pensar em motoristas que querem fazer frete? Em vendedores de foodtruck raiz?

A lei tem sempre que simplificar as coisas, não dificultar como você defende. Na hora que o Estado tiver complicando sua vida, não vale reclamar heim?

Avatar
Robinson 31 de janeiro de 2021

Me desculpe mas nao se trata de comentario amargurado.
Onde moro tem crianças de 5 anos dirigindo quadriciclos de 500cc. Um dia desses atropelou uma senhora e nao deu nada por der filho de um empresario que diz ( eu pago)
Pagou sim porem a senjora nao anda mais e se fosse uma patente sua? Meu comentario seria amargurado?
Nao estou dizendo que sou contra ricos pois nem precisa ser rico p ter lancha e ou carreta. Mas precisa sim estar em condiçoes e bem treinado para dirigor e uma habilitaçao propria coloca a pessoa no minimo em contato com a realidade antes de sair fazendo besteiras.que carreteiros tambem fazem mas aí sao outras leis que existem mas nao se cumpre tambem por consequencia do dinheiro e corrupçao.SOU SIM CONTRA ESSA FACILITAÇAO Edesculpe o sr mas nao é comentario amargurado .é um direito de opiniáo que me deram aqui.

Avatar
Antonio Carlos Reis Moraes 22 de dezembro de 2020

Na minha opinião não deve ser alterado o código de trânsito pois as experiências de condutres sao referente para cada carro quem quiser dirigir qualquer categoria de carro precisa ser devidamente treinado por autoridade competente e aprovado pelas regras atuais

Avatar
NELSON BARRETO 29 de novembro de 2020

JÁ EXISTE CAMINHÃO AUTOMÁTICO, RECURSOS TIPO CÂMERAS DE RÉ, ETC…
DEVERIA SER SÓ UM TIPO DE CNH PARA TODOS E CADA UM DIRIJA O QUE QUISER. O MUNDO ESTÁ EVOLUINDO E O BRASIL CADA VEZ MAIS ATRASADO, TEM GENTE TÃO ATRASADA ACHANDO QUE SER MOTORISTA É O MÁXIMO. ACORDEM O SER HUMANO ESTÁ CONDUZINDO FOGUETE NO ESPAÇO E AQUI AINDA VÃO QUERER EXIGIR CNH PRÁ CONDUZIR CARROÇA.

Avatar
Santos 5 de fevereiro de 2021

Concordo com vc amigo,só q as pessoas as vezes deveriam refletir antes de falar ou julgar, pois a vida é uma roda gigante, e amanhã quem reclamou pode estar em situação pior, e aí é a questão de se ter a chamada empatia, e muito simples esse moço dizer o q disse, com pensamento amarguroso sim….

Avatar
Paulo Cyrillo 18 de novembro de 2020

Muito importante que sejam feitas essas mudanças pois a realidade atual é diferente de decadas passadas.
Existem muitas pessoas simples que trabalham utilizando reboque em rotinas diarias como pedreiros autonomos ou ainda quem tem uma caminhonete com pbt acima do limite atual e com certeza 6 ton. Deveria ser para veiculos também e não somente o conjunto

Avatar
Marcos Antonio Beneteli 6 de novembro de 2020

Eu acho muito justo até porque quem tem mais de 20 anos de CNH B antigamente até caminhao pequeno dirigia sem problema acredito que deveria passar para 6000 kilos igual no motorhome…

Avatar
Dina de sousa 27 de outubro de 2020

Boa tarde.
Encima de total de 6 toneladas, precisa hb D? Ou BE?
Acho muito burocracia.

Avatar
Juverlei 24 de outubro de 2020

Tenho um reboque artesanal tipo prancha com seis metros de comprimento posso puxar ele com minha camionete s 10 ou tem limite de comprimento total

Avatar
Marcos Antonio Beneteli 19 de outubro de 2020

Eu acho ótimo deveria passar essa CNH B para 6 toneladas até porque o motohome é 6 toneladas ou então dar logo a C….

Avatar
Paulo 19 de outubro de 2020

Tenho uma caminhonete com engate de reboque e não tinha conhecimento deste limite de peso. Acho que essa alteração vai equalizar a gente com os motoristas de carros menores que atualmente utilizam carretinhas. Tomara que aprovem a lei logo.

Avatar
Luis 18 de outubro de 2020

Ta mais dai e fica facil qualquer um pode nao e justo e essa proposta e uma ofenca com profissionais que pagarao caro pra tira carteira e tem anos de esperiencia pra chegar qualquer um e sair fazendo desastre no transito e pondo a vida em risco de outras pessoas nao sou a favor da liberacao

Avatar
Lamounieu 19 de outubro de 2020

Amigo acho que vc não entendeu, isso e só pra arrastar trailer Motorhome ou lanchas isso não e pra caminhão

Avatar
Robinson 31 de janeiro de 2021

Se a pessoa quer ser medico tem de estudar e passar nos exames advogados estudam e se preparam para oab
Nada de mais se prepararem para passar em uma provinha do detran.
E sairem preparados para tais trabalhos .
Acho que vc nao sabe o que um trailer pode causar com um despreparado .

Avatar
Hélio 20 de outubro de 2020

Pessoas como vc são egoístas e é por culpa dessas pessoas como vc que o Brasil é tão atrasado em tudo, só pq vc tem uma categoria maior nao acha justo muda, vc é muito ignorante atrásada.

Avatar
Daniel Hermogenio 18 de outubro de 2020

Eu sou carreteiro a 40 anos tive um problema de saúde me aposentaram por invalidez minha CNH agora e B com essa lei vai me ajudar muito pois quando vou visitar meus familiares sempre levo algo pra eles e tenho um reboque e já várias vezes fiquei em complicação com a PRF essa lei vai me ajudar muito e muitas pessoas também

Avatar
DANIEL SILVA 18 de outubro de 2020

Eu gostei da lei. Só altera questão de peso. Pro condutor B poder dirigir uma carretinha sem estar infringindo a lei. As vezes o cara só precisa puxar uma carretinha de um eixo. E hj precisa mudar de categoria e gastar a maior grana. Pensem TB nas pessoas pobres q não tem caminhonete. Mais puxam Material de trabalho ou pra ajudar o carro com a carga numa viagem. Isso seria muito legal. Eu apoio. Eu tenho carretinha e sou categoria B. Não quero mudar de categoria. Não vou dirigir caminhões truck e nem carretas gigantes. Só quero poder puxar minha carretinha em paz.

Avatar
Juvenal vieira 18 de outubro de 2020

Gostei da sua posição também penso assim essa pL se aprovada vai ajudar muitos .

Avatar
Paulo 19 de outubro de 2020

Apoio a nova lei não tenho carretinha mas precisar. Esses que são conta são egoístas que querem o mundo só pra eles, vai ver são péssimos motorista!

Avatar
Robinson 31 de janeiro de 2021

Se a pessoa quer ser medico tem de estudar e passar nos exames advogados estudam e se preparam para oab
Nada de mais se prepararem para passar em uma provinha do detran.
E sairem preparados para tais trabalhos .
Acho que vc nao sabe o que um trailer pode causar com um despreparado .

Avatar
Carlos 18 de outubro de 2020

🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔

Avatar
Agnaldo 31 de janeiro de 2021

Está pessoa que diz pra fazer provinha no Detran deixe de ser atrasada com a carga de 3500 kilos se pessoa não souber também causa acidente pensa no que vc disse se vc tem uma camionete que pesa 3000 kilos você não pode carregar 20 sacos de cimento pra uma casa na roça não pode ou acorda pra realidade não vamos dirigir caminhao agora pensa um veículo que pesa 3000 mil kilos ok ai você tira o peso do veículo você está com uma carga de 3000 mil kilos e muito comentário idiota deixa a burrice de lado e pensa na carga líquida quem faz certos comentários desses deve ser muito atrasado

Avatar
Márcio 18 de outubro de 2020

O problema não é apenas o peso, mas o comprimento, muitos condutores não conseguem fazer uma curva sem invadir contra mão de direção com carro de passeio, imagina com um reboque acoplado, a diferença na hora de uma ultra passagem, o que poderia ser feito é a extinção da categoria C, pois pelo mesmo valor vc se habilita na categoria D, está tudo resolvido, se não tem grana para a mudança de categoria, também não deveria ter para comprar Caminhonete, e reboque.

Avatar
DANIEL SILVA 18 de outubro de 2020

Pra isso pode c incluir na B uma pequena alteração. Tipo aquela de condutor normal e de condutor que exerce atividade remunerada. Na hora de tirar a CNH. No teste prático e algumas aulas puxando carretinha. Quem puxa carretinha não vai dirigir um caminhão ou carreta.

Avatar
Pedro 18 de outubro de 2020

Gente acho que isso AE e um absurdo , por que: pensem só , uma pessoa que e habilitada só cat: B AE PEGA UMA CAMINHONETE PARA DIRIGIR E COM UM REBOQUE , EU ACHO QUE NÃO TERA A RESPONSABILIDADE DE QUEM TEM CATEGORIA D E DETALHE VAI VER QUE ISSO AE E BEM AS MULTAS OU PROBLEMAS QUE ALGUM PARLAMENTAR (SENADOR,VEREADOR, DEPUTADO, PREFEITO , GOVERNADOR OU PARENTE DO PRÓPRIO PRESIDENTE TA TENSO MUITA DOR DE CABEÇA COM AS FARRAS PRA LEVAR SEUS JET ski ,barcos ae vem inventar isso pra favore ser eles mais cadê projeto de lei que seja aprovado em benefício do povo Affff limpar a bunda com papel de luxo e bom né agora com jornal ninguém quer né me poupe afffff

Avatar
Luis Cruz. 18 de outubro de 2020

Quero que.alguem.diz aí.se letra.da resp.ja vi d e.fazendo caça

Avatar
Daniel Hermogenio 18 de outubro de 2020

Sou um motorista profissional a 40 anos mais não posso baixar a cabeça pra muitos que são capacitados a grande veículos e fazem muitas manobras arriscadas até mesmo vindo a provocar acidente então vamos respeitar os direitos dos outros e deixar que a lei resolva os problemas que acontecer pois hoje acontece com os qualificado

Avatar
Paulo 19 de outubro de 2020

Ao Daniel, concordo com vc, eu tbm dirijo a 43 anos nunca me envolvi em acidentes. Enquanto que muitos com CNH categoria D ou vive fazendo besteira no trânsito só pq está numa carreta acha que não tem que respeitar os outros.

Avatar
Nadja Maria Conceição 18 de outubro de 2020

Sim gostei muito e gostaria de saber mais sobre o produtor obrigada.bom final de semana

Avatar
CARLOS 17 de outubro de 2020

Top

Avatar
AFRANIO 17 de outubro de 2020

Otima iniciativa de projeto.
O cara que é comerciante e tem uma caminhonete por exemplo não vai ficar dependendo de terceiros pra elevar custos.
Mais ainda tem gente que fala nos comentãrios , então vou dar uma carreta pra ele fazer manobras dizendo que o condutor nào è capaz ou que tem coisas mais importantes pra se fazer ou atè gente falando , quero ver da um rodo trem quero ver , nem sair do lugar , meu Deus.
Gente de pensamento mediucre pequena que só pensam que são os unicos a poderem realizar um serviço ou trabalho.

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

SR. deputado tem coisas mais importantes pra fazer esse questão já está resolvida é só trocar de categoria auto escola Sest Senat toxicológico Detran já tem as normas vai fazer proposta na Saúde Educação e Segurança Publica não queira distorcer as normas da lei vocês estão de brincadeira.

Avatar
Frederico Amaral 17 de outubro de 2020

mais q justo os veículos se modernizam e a legislação fica desatualizada acontecendo essas coisa que só acontecem no Brasil.
Principalmente no código de transito brasileiro CTB

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Boa noite jovem você é o cara mais só se for de pau vai pilotar um rodo trem pra ver se você consegue pelo menos sair do lugar imagina você manobrando rsrsrs. Vai procurar o que fazer falando besteira essas horas.

Avatar
Marcelo 17 de outubro de 2020

Vc é um otário! Na maioria dos outros países não tem isso! Que o cidadão de lá, tem respeito e obedecem às leis!! No Brasil e tudo enfiado guela a baixo!!
Perdeu a chance de ficar quieto!!!

Avatar
Levi 18 de outubro de 2020

Outra coisa é só os carros que se modernizão as carretas também a 15 anos atrás não tinham Bitrem e nem Rodotrem se é que você sabe o que significa eles tem capacidade de carregar até 60.000 kg. De cargas e você está falando de 3.500. só o cavalo ou a cabina pesa isso não tem diferença nem uma seu sem noção

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

E você já está atualizado
Vou te colocar dentro de uma carreta pra vê se você pelomenos consegue realizar algumas manobras
Não vem aqui falar besteira quando não temos noção das coisas e melhor ficar calado

Avatar
Milton Francisco Agostinho 18 de outubro de 2020

Verdades isso pode ser perigoso pois tem motorista que né sabe dirigir um carro

Avatar
Walter José Ferreira 17 de outubro de 2020

concordo plenamente as camionetas estão mais pesadas

Avatar
Ricardo 17 de outubro de 2020

Concordo com a proposta de projeto. Está nova determinação contribuirá muito para o caravanismo no Brasil. Temos que evoluir em nossas leis. Na Europa e EUA o caravanismo e o turismo é fonte de renda e emprego.

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Já que lá és mais fácil mais evoluído por que você não vai pra lá vai se informar tudo tem um motivo daqui a pouco você vai pilotar um avião sem está abilitado
Você tá falando besteira essas horas

Avatar
JULIANO 17 de outubro de 2020

Levi, está na hora de tomar seu gadernal!

Avatar
JULIANO 17 de outubro de 2020

Leviiii… Seu gadernaaaal… Vem

Avatar
Jader 17 de outubro de 2020

Pra que temos a CNH E, então sendo assim passa a ser um semi reboque.

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Boa noite jovem dá um rodo trem pra ele ver se consegue pelomenos sair do lugar o que eles tem que fazer não fazem

Avatar
lucidio andrade 18 de outubro de 2020

Se não mim engano falou sobre semi reboque e caminhoneta e não carretas ou Sr levi

Avatar
Michel Benevides 17 de outubro de 2020

Sério? Tem corruptos que tem picapes e Lanchas com ceteza? e eles não querem a vidas deles complicada né? Ou eu estou errando? 😂

Avatar
Marcus 17 de outubro de 2020

Parabéns a iniciativa deste projeto. Já estava na hora de colocarmos um fim nesse mal entendimento da legislação de trânsito, pois tem duas legislação sobre o mesmo tema mas que não se conversam.

Temos que modernizar a legislação de trânsito brasileira. Chega de tanta burocracia com categorias que só dá lucro pra autoescola. Exemplos de carteiras de carro, caminhão/carreta e trator no exterior é bem mais simples do que aqui.

Moderniza Brasil
Brasil 2.0

Avatar
Sérgio 17 de outubro de 2020

Acho injusto essa mudança, pois pra isso que tem a carteira C, que essa pessoa que quiser conduzir veículos acima que vá a auto escola.

Avatar
Joel Lacerda da Gama 17 de outubro de 2020

Esse caso vc tá pensando só em vc porque teve que adicionar outra categoria

Avatar
Frederico Amaral 17 de outubro de 2020

aprende uma coisa no Brasil tem tantas categorias que só enriquecem as auto escolas e a corrupção nos órgãos de fiscalizam.
Chega de tanta burocracia nos países modernos nao tem tantas categorias como no Brasil.
So falta tirar carteira de habilitação para dirigir carringo de supermercado e carrinho de feira.
Qual seria a categoria para essas modalidades?

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Essa modalidade é não ser ignorante existe normas e lei se você não sabe é em acidentes de trânsito que mais mata no mundo nem na guerra se mata tanto
Então não vem você aqui dizer bobagens procurar se informar um pouco

Avatar
Samir Muhamid 18 de outubro de 2020

Categoria a minúsculo. Chega de burocracia! Está certo o PL.

Avatar
mauro 17 de outubro de 2020

as leis tem q acompanhar o andar da carruagem. Os veículos pequenos de hoje chegam a 2 ou 3 toneladas só de tara, bem diferentes dos tempos dessa lei q manda até hoje.

Avatar
Edson Castro 17 de outubro de 2020

Perfeita colocação. As leis tem que caminhar com o progresso.

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

O andar da carroagem quem a companha e o cavalo
Vai trocar a categoria ou você não tem capacidade

Avatar
Marcos Rosa de Souza 17 de outubro de 2020

E muito mimi. tinha que ser so a carteira B e A. com um treinamento para todos os veicolus,exames de todo tipo,maconheiro e cachaceiro.Nao teria carteira. Menos borocracia e mas emprego. parabens deputado.

Avatar
Gabriel Santos 17 de outubro de 2020

Concordo! Como disse um amigo aí, no exterior não tem tanta burocracia com tantas categorias. Tinha que ser um treinamento único. Assim quem dirigi carro tem noção de como é dirigir o caminhão e vise versa.

Avatar
Paulo 19 de outubro de 2020

Concordo Gabriel, acho que se houver mais respeito pelo próximo por parte de todos não há necessidade de tantas categorias de CNH.

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Boa noite jovem
Mais tem os treinamentos para todos os veículos cada um com sua diferença você já procurou fazer alguma delas ou foi reprovado procurar se informar não fala o que não sabe

Avatar
RONILSON RODRIGUES NEVES 17 de outubro de 2020

Eu acho uma questão muito perigosa onde uma pessoa que não foi preparada para transportar tanto peso eu trabalho com transporte e e sei que é muito perigoso o freio principalmente não responde tão bem quando está carregado sei que tem muita gente consciente disso mas também existe muita gente sem noção e isso poderá causa muitos acidentes infelizmente temos que pensar no geral infelizmente. Não estou aqui para concorda ou não
Só sei que é perigoso já vi muitos acidentes causados pelos sem noção.

Avatar
Pedro 17 de outubro de 2020

E a cat.D, o que acontecerá?

Avatar
Rafael Oliveira 17 de outubro de 2020

A categoria D que possuo, refere-se a quantidade de passageiros transportados, equivalente em PBT a Categoria C, mas a categoria C não pode trasportar mais que 8 passageiros. Já carreguei em ônibus urbano mais de 120 passageiros,só de roleta. Kkk

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Boa noite jovem a categoria B é que só pode transportar até 8 passageiro você pelo jeito pulou a categoria C né

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Boa noite pessoal tenho a categoria (E) e foi com muito esforço pra conseguir levou um tempo temos que seguir as leis e normais
Vocês ficam com os carros brincando de bate bate achando que estão no parque imagina se estiverem com carretas vão se capacitar tomar alguns cursos

Avatar
Pedro 18 de outubro de 2020

O Levi o problema e seu , não estamos falando em vc e sim em um todo. Ninguém está falando em caminhão e sim semi reboque. Carro pequeno acoplado, resolveria sim e todos que quisesem somente precisaria de treinamento, tenho categoria E como vc me esforcei pra tirar mas só aprendi na prática e não em auto escola,

Avatar
Marcos 17 de outubro de 2020

Boa noite quem teve o trabalho e se sacrificou pra tirar carteira D vamos ficar no prejuízo ao invés do governo fazer adequa o pessoal q tem categoria B querem aumentar a capacidade de carga que perigoso tem que haver treinamento

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Boa noite jovem eles são todos sem noção é só eles fazer uma comparação quantos caminhões se envolver com acidente com caminhões e carros com carros eles tem a resposta

Avatar
José Vicente 17 de outubro de 2020

Este sim e um boa nova para motorista de caminhão pequeno
Está de parabéns o projeto

Avatar
Luiz Cássio Silva 17 de outubro de 2020

Parabéns ao deputado dono do projeto 👏 isso vai ajudar muito quem d fato precisa trabalhar!

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Vai procurar se classificar primeiro depois você fala é fácil pra mim conduzir um cavalinho FH 460 aclopada de um CARRETA de 15.40 MTS. Foi preciso muito treino e dedicação capacitação e qualificação não vem você dizer que faz a mesma coisa seu maluco esse deputado nem deve ser abilitado

Avatar
Gjt 17 de outubro de 2020

Que bom agente poder dirigir uma picape se quiser fazer um fretezinho

Avatar
Laercio 17 de outubro de 2020

Acho uma excelente idéia, assim como muitos eu fui prejudicado pela mudança da lei pois minha carta é B e agora não posso dirigir mais os veículos que antes podia.

Avatar
Levi 17 de outubro de 2020

Vai atrás de mudar a categoria. Já troca logo pra ( E ) e vê se é a mesma coisa. Você foi prejudicado ou você é quem não se atualizou?

Avatar
Vitor 17 de outubro de 2020

Acho correto sempre dirigi camionete e uma vez tive problemas por estar numa 250 dupla

Avatar
Gjunior 17 de outubro de 2020

Acho engraçado o brasileiro só enxerga o que quer ver, não e só essa questão de ter carrão de ser rico ou ter uma lancha, você pode ter uma pickup velha com um reboque para transportar as coisas, não e só questão de luxo mas também de nescessidade para muito.. parem de interpretar que tudo é feito para os ricos baseado em uma imagem que foi utilizada para a postagem. Parem de ser invejosos e querer o mal dos outros. Eu não tenho uma camionete mas meu pai tinha uma f250 e a quando íamos mexer com construção costumávamos enxer a caçamba da camionete e mais uma carretinha de entulho para jogar fora, agora imagina ser parado por dirigir uma camionete com reboque e levar multa ter veículo aprendido por estar trabalhando.

A verdade é que brasileiro e muito egoísta, e não aceita que o outro tenha algo a mais que o outro.

Avatar
Luca Luca 17 de outubro de 2020

Esse Gjunior só falou besteira.

Avatar
Júlio Raposo 17 de outubro de 2020

Eu tbm acho.

Avatar
Gabriel 17 de outubro de 2020

Concordo! E mais, tem muitos profissionais de serviços do lar (pedreiro, carpinteiro, encanador etc) que ganham pouco e se tivessem uma carretinha para transportar seus equipamentos evitando várias viagens iriam ajudar muito eles. Ganha todos os lados com essa evolução!

Avatar
Paulo 19 de outubro de 2020

Ao Gjunior, é verdade o cara pq tem CNH E, acha que é melhor que os outros. Tem que ter respeito por todos.

Avatar
José nelim da Costa 17 de outubro de 2020

Muito bom

Avatar
Kai Yuan 17 de outubro de 2020

Nunca pode cat. B conduzir reboques… isso é equívoco de interpretação! Automóvel e reboques/semi-reboques caracterizam PBTC, e o código só autoriza PBT de 3500Kg!

Avatar
Flavio limberger 17 de outubro de 2020

Se o camarada vai ter grana pra comprar uma picape e reboque tambem vai ter grana pra pagar cnh e exames é o que eu acho.

Avatar
Ted William Lopes dos Santos 17 de outubro de 2020

De novo o Brasil ajeitando as leis aos ricos. Já viu pobre de caminhonete transportando barco?
O toxicológico não é obrigatório para os amadores, eles podem fazer uso de entorpecentes regularmente sem ser incomodados.
Ê Brasil !

Avatar
Ronaldo Luiz Ferreira 17 de outubro de 2020

Se o cidadão de bem quer conduzir um determinado tipo de veículo,deve fazer os devidos exames e mudar de categoria.
Eu sou totalmente contra.
Eu tive de tirar carteira de habilitação AB provisória, esperar um ano para pó egar a definitiva e depois aguardar mais algum tempo para tirar a habilitação AD , fazer os exames toxicológicos , exames médico e de visão,fazer as aulas,etc.
Se eu fiz,por que os outros não precisam fazer? Acho que se eu aceitar serei injusto comigo e com os diversos profissionais que tiveram de tirar CNH categoria D para poder conduzir veículos utilitários.
SOU TOTALMENTE CONTRA.
SEM CHANCE DE APOIAR ESSA LEI !!!

Avatar
Hard 17 de outubro de 2020

Cala boca cuida da sua vida

Avatar
Paiva haroldo 17 de outubro de 2020

Amigo eu minha carteira e B há 35 anos nunca troquei eu dirijo ônibus caminhão nunca tive problema com a lei. E tem gente que tem carteira D e E é não sabe surgir um fusca.entao?

Avatar
Atemio 17 de outubro de 2020

Do se estes caras compraram a carteira. Pois pra mim, tenho bravo pra dirigir qualquer tipo de veiculo, mas pra poder fazer isso passei por todos os testes é exames. E acho que seja necessário a todos.

Avatar
Artemio 17 de outubro de 2020

Concordo plenamente com vc Ronaldo Luiz Ferreira.

Avatar
Paulo Soker 17 de outubro de 2020

Concordo. Até porque um auto leve rebocando um trailer de lanche, muda tida ordem de condução: frenagem, marcha a ré, curvas. Tem que voltar pra auto escola. Melhor lugar.

Avatar
WANEI FERREIRA DE CASTRO 17 de outubro de 2020

Que coisa mais inútil , Quem quiser dirigir camionete com reboque Faça os exames necessários para ter carteira D E por isto que este país não funciona ,jeitinho para agradar alguns.

Avatar
Marcio Ricardo 17 de outubro de 2020

Acho justo des faça tbem o psciotecno psicologia tbem pela categoria de reboque engatado

Avatar
Roberto Castilho 17 de outubro de 2020

Acho justo pois eu mesmo era profissional dirigia ônibus e caminhão, agora estou aposentado rebaixei para categoria b, mais isso não quer dizer que não sei mais dirigir carros grandes.

Avatar
Ronaldo 17 de outubro de 2020

A meu ver acho que poderia sim dirigir uma picape coisa asim mais o certo mesmo é a pessoa passar por um treinamento primeiro isso seria o ideal mesmo pq eu trabalho de carreta e tive que fazer todos os exames necesarrio então acho que se tiver um treinamento e faser os exames ai sim..pq os motorista profissionais como nos sempre fazemos todos os exames quando vence no CNH.. E os da CNH b..que praticante não sabe nada sobre caminhão e nem reboco.. então ficaria ainda pior nosso trânsito….pq com a lei nova parece que todos acha que são motorista mais para min mts poucas pessoas tem no São básicas de dirigir e sai por aí cometendo todos tipos de erros e provocando acidentes está é a verdade..acho que sem um treinamento e sem um exame não pode não pq para frente parece que é facil mais não é não.e para traz e MT pior então mts poucos vão conceguir dirigir sem provocar ai umas fechadas em outras pessoas por aí.. Pq na pista tem mts motoristas de carro que faz isso sem reboque imagina com Aguim reboque então oque vai provocar de acidente ..

Avatar
Paulo Roberto castro da costa 17 de outubro de 2020

Eu tenho uma kombe com habitação categoria B POSSO DIRIGE ATE 7 PESSOAS

Avatar
Wagner 17 de outubro de 2020

8 mais o motorista

Avatar
Wagner 17 de outubro de 2020

Vejo muitos aí com categoria D E falando que o camarada com categoria B não pode puxar o reboque no meu ponto de vista a categoria é irrelevante pois que mais E no mas estradas é arreteeo fazendo merda .

Avatar
Papo reto 17 de outubro de 2020

Bem se vê muito palpite e pouco conhecimento.

Avatar
AndreLuiz 17 de outubro de 2020

Compartilhe seu conhecimento então já que você sabe muito.

Avatar
Andre 17 de outubro de 2020

Esse e o tipo de politico que a população elege, Ao invés de abordar pautas de real utilidade para a população ficam criando leis que vão beneficiar pequenos grupos.

Avatar
Marcos Vieira 17 de outubro de 2020

Excelente projeto, minha categoria era D e depois que aposentei rebaixei, por conveniência, para B e já possuía uma camionete com reboque que deixei de usá-lo.

Avatar
Marcelo 17 de outubro de 2020

Mas antigamente era assim! A lei vou sendo mudada ao longo do tempo! Tirei a minha B porque na época podia conduzir caminhão 3/4 ou seja as F400 da época de uso particular e não como motorista!!!

Avatar
Júlio Corrêa 17 de outubro de 2020

Os caras desfazem a lei, para refazer e dizer que fizeram alguma coisa, governo para burros.

Avatar
Jaldeci dos santos Alves 17 de outubro de 2020

Séria ótimo pra maioria das pessoas que tenha a categoria AB !
Se podece dirigir pelo menos o veículo de maior pbtc tipo um caminhão 3/4 pra teu uso propio!
Sendo que deveria passar pelos exames psicológico o EAR !

Avatar
Carlos 17 de outubro de 2020

Dirijo pickup com um eqpto em um reboque que o total da aprox 3.2t, realmente a questao de reboque em veiculos leves e muito perigosa, ja vi acisente de um Ka com carrwtinha formando o L. Eh muito diferente um Cavalo com sua carreta de um reboque veicular, a contar pelo peso do cavalo e do carro, da questao de freios em reboque etc etc…. questao da categoria B, nao vejo problema em puxar um reboque, desde que compativel com o veiculo de tracao. O que nao pode e um reboque com 1t em um fiat uno. Mesmo hj a legislacao permite. Agora realmente e necessario mudar essa legialacao, afinal existem muitos campistas que tem a habilidade para conduzir, porem a lei exige cat Profiasional e nao e o caso dessas pessoas.

Avatar
Tô de olho 17 de outubro de 2020

Se vai ser permitido dentro do código,meros mortais não de tem que meter o bedelho no meio,se pode tá tudo certo e f fé papo.quwm não gostou é só comer menos.

Avatar
Eu 17 de outubro de 2020

Vai Abrir Precedentes, o Negócio é vender, não importa o que vão fazer no Trânsito os Inexperientes, se o Cidadão faz o Teste em um Minúsculo Automóvel, até para Dirigir a Camioneta já teria que Acrescentar uma nova Avaliação, que dirá Reboques e Afins.

Avatar
Wesley 17 de outubro de 2020

Tem habilitação B pode fazer isso sim não tem nada aver

Avatar
Domingos filgueiras 17 de outubro de 2020

Não vejo nenhum problema dirigir uma picape, mesmo sendo com reboque, pois temos que ter a mesma responsabilidade sendo uma ou outra categoria!

Avatar
Marcelo macedo 17 de outubro de 2020

Ta certo direitos pra tds com responsabilidades

Avatar
bartapele 17 de outubro de 2020

se ninguém votou em vocês, oque vocês “acham” não tem valor algum.🤪🤪

Avatar
Aluide A Costa 17 de outubro de 2020

E essas auto escola, vao fechar ou não tem que volta como era antes não ha necessidade de auto escola para aprender dirigir.a auto escola vive de que simplesmente com a reprovação dos alunos.
Certo. Bolsonaro to com tigo. Vamos fechar essa mafia.

Avatar
Marcelo José Bonato 17 de outubro de 2020

Eu acho que não pode ser porque tem muitos condutores que não conseguem nem manobrar o veículo sozinho imagina com um reboque engatado.
Também tempo de habilitação não diz nada tem pessoas que fazem muitos anos que tem e não dirigem desde que tiraram a CNH

Avatar
Tô de olho 17 de outubro de 2020

Tem carreteiro que não consegue manobrar o implemento com destreza mas já conduz direitinho ,te pergunto:
Ele nasceu sabendo?

Avatar
Dudu 17 de outubro de 2020

Simples compra um carro mais leve vai ser feliz com categoria B. Mas acredito que uma picape é um carretinha não passe de 3500kg.

Avatar
João Carlos de Alvarenga 17 de outubro de 2020

Tenho experiência em conduzir cavalo/carreta e carro puxando reboque, trailer

Com certeza absoluta conduzir carro rebocando algum equipamento apresenta mais risco e perigo que conduzir cavalo/carreta

Avatar
Samuel s.de souza 17 de outubro de 2020

Será que vão fazer toxicológicos ou isso será só para os profissionais? Porque dirigir pick up com reboque não é pra quem faz auto escola em uno.kkkk

Avatar
Zano 17 de outubro de 2020

Eu tenho pick up é não menosprezo nem um motorista de carros menores até porque eu vejo muitos com pick up fazendo perdas nas rodovias.

Avatar
Alex 17 de outubro de 2020

Na minha opinião existem muitas categorias pra fazer o motorista gastar mais dinheiro e sem contar os cursos q os motoristas profissionais tem q fazer. Eu ñ vejo problema um motorista categoria B dirigir picapes c reboque desde q esses motoristas manjem d manobra c carreta pois o esquema da manobra é o mesmo da carreta. E sou a favor do fim do exame toxicológico pois acho q se as categorias profissionais tem q fazer as categorias amadoras teriam q fazer também. Ou faz todas categorias ou ñ faz nenhuma

Avatar
Luiz Gonzaga 17 de outubro de 2020

Concordo que o exame tenha que ser para todos iríamos diminuir muitos acidentes tem uma galera de motorista B que vive drogado atrás do volante

Avatar
Samuel s.de souza 17 de outubro de 2020

Concordo plenamente pois todos rodamos nas mesmas ruas e rodovias.

Avatar
Setembrino carvalho 17 de outubro de 2020

Pra dirigir reboque tem q ter conhecimento de muitas coisa movimento contrário arraste de peso distância para manobrA e não só a abilitacao tem q mostrar conhecimento e habilidade

Avatar
José Farias da Silva 17 de outubro de 2020

Sou categoria B e não aprovo está ideia, já vi motorista com diculdade de manobra com carro hethe, imagina liberado pra manobras mais complexas.
Tem coisas mais importantes pra se debater.

Avatar
Nereu Souza 17 de outubro de 2020

Se as pessoas querem dirigir com reboque, então o correto é mudar de categoria, passem para uma que permita. Com as pessoas que eram habilitadas na categoria “D” e já dirigiam carretas, não houve complacência, foram obrigados a mudar para uma nova categoria, além do mais, a grande maioria que está na categoria “B”, nem dirigir sabe.

Avatar
Ronaldo 17 de outubro de 2020

Vejam só temos um mestre da estrada aqui. Meus parabéns para este super motorista da categoria D, ele já é o mestre das estradas. Tem pessoas que nem habilitação tem e dirige melhor que qualquer motorista em qualquer categoria. Na verdade habilitação deveria ser uma categoria única, para o motorista dirigir caminhão, ônibus fazer cursos específicos.

Avatar
Leonardo Vieira 17 de outubro de 2020

Apoiado

Avatar
Marco Antonio Cortez 17 de outubro de 2020

O que precisa e a justiça brasileira exigir exame toxicológico para todas as categorias porque 60 por cento dos jovens usa cocaína ok

Avatar
Benedito Stelio Cavalcanti Zampieri 17 de outubro de 2020

Porque os que tem Categoria D . poderiam dirigir motos sem fazer exames bastava so exammes medico.

Avatar
Alex 17 de outubro de 2020

O gorverno gosta de dinheiro.
Vai vim mais letras para a habilitação

Avatar
FRANCISCO ALBERTO ALVES DE OLIVEIRA 17 de outubro de 2020

E a categoria c como fica

Avatar
Juarez Almeida CORRÊA junior 17 de outubro de 2020

Bom dia na minha opinião devetia passar para 8ooo porque as nossas pick-up ja são muitas potentes essa regra ai de 3500 esta desfasada a muito tempo.
Uma ideia poderia ser o condutor que tevesse mais de 15 anos de habilitação teria automaticamente autorização para dirigir veiculo c ate 8000 kg e abaixo disso ficaria c os 6000 kg ok.

Avatar
Oscar freitas 17 de outubro de 2020

Gostaria de saber porque a categoria B e a categoria C podem levar o mesmo número de passageiro deveria ser diferenciado a categoria C deveria levar até vinte passageiro

Avatar
Gleverson Richard Dornellles 17 de outubro de 2020

E os profissionais das categorias c.d e e como ficam??? Essa lei so beneficia filhinhos.de papai que querem andar de barquinho e jet sky.

Avatar
Alan Diego Ferreira 17 de outubro de 2020

Concordo que isto vem para beneficiar filinho de papai, acho que poderia aumentar um pouco por exemplo 4.500 quilos e a categoria C para uns 8.000 quilos e aumentar o número de passageiros da categoria C, tenho um amigo que trabalha com construção e queria comprar uma Van para transportar seus colaboradores porém ele tem categoria C e teria que gastar trocando de categoria.

Avatar
Hamilton 17 de outubro de 2020

É so treinar minha categoria é d mais tem muitos motorista bom com sua carteira b muitas veses não tem condiçao pra clacificar

Avatar
Ediem da costa 17 de outubro de 2020

Sir a carteira a pode pilotar qualquer cilitrada de moto .
Porque a b poderia dirigi qualquer veiculos.
Pderia ter 2 carteira a.e.b

Avatar
Eduardo 17 de outubro de 2020

Perfeito. Ótima idéia.

Avatar
Ronan rodriques 17 de outubro de 2020

Tempo de carteira não quer dizer nada,ou libera pra todo mundo ou mantém o que já tá valendo,

Avatar
Deixe um comentário