Nova geração de elétricos da Chevrolet irá usar pneu sem ar da Michelin

A Michelin e a Chevrolet vêm desenvolvendo o pneu sem ar há alguns anos, a sua chegada ao mercado está cada vez mais próxima

chevrolet bolt vermelho usando tweel da michelin pneu sem ar
O Bolt já é testado com esse pneu revolucionário (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
24 de fevereiro de 2022 13:03

A proposta de serem um novo tipo de veículo e ter um público mais focado em tecnologia fazem dos carros elétricos a plataforma ideal para os fabricantes colocarem novidades no mercado. A Chevrolet está preparando uma grande investida elétrica com veículos de alto volume e irá adotar neles o pneu sem ar da Michelin.

O fabricante norte-americano e a empresa francesa de pneus vêm trabalhando nessa tecnologia há algum tempo. O presidente da Michelin North America declarou a CNN Business que pretende lançar esse pneu com a próxima geração do Chevrolet Bolt. Isso deve acontecer dentro de três a cinco anos.

VEJA TAMBÉM:

A produção da geração atual do Bolt está confirmada para até 2024, ano em que sua fábrica começará a produzir a Silverado elétrica. Além da picape, está nos planos da Chevrolet lançar um Equinox elétrico. A GM não confirma nem nega que uma nova geração do Bolt está a caminho.

As vantagens de um pneu sem ar

Esses pneus sem ar da Michelin são chamados de Tweel, nome que junta as palavras “tire” (pneu) e “wheel” (roda). A banda de rodagem é similar a de um pneu comum, mas no lugar de ter a carcaça presa a roda e ser inflado por ar, ele é sustentado por hastes flexíveis.

Essas hastes atuam ajudando no amortecimento, assim como a lateral de um pneu comum trabalha. A diferença fica na hora de sofrer grandes impactos ou furos: esse pneu não murcha ou dá bolhas. A Michelin trabalhou para que o Tweel trabalhe como um pneu comum, para não exigir um acerto de suspensão diferenciado.

A Michelin já vende o pneu sem ar para quadrículos e cortadores de grama. Atualmente, cada unidade custa mais caro que um pneu comum. Porém ela garante que esses pneus são mais duráveis.

Essa é uma picaretagem que não acontecerá mais com esses pneus sem ar:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário