Porta-malas minúsculos: os 10 carros com os menores bagageiros do país

Lista inclui jipes, subcompactos, compactos e esportivos; se você precisa de espaço para bagagem, é melhor pensar em outro modelo

imagem 16 easy resize.com
Listão inclui carros cujos porta-malas comportam de 85 litros a 260 litros (Foto: Fiat | Divulgação )
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 24/02/2022 às 11h40

Você precisa de espaço para bagagem? Então é melhor evitar os modelos a seguir, pois eles possuem os menores porta-malas entre todos os automóveis à venda no Brasil. A lista inclui veículos com diferentes categorias: a ideia é mostrar quais são os carros com os menores espaços destinados a pertences disponíveis no mercado de maneira absoluta, e não segmentada.

VEJA TAMBÉM:

O ranking leva em consideração o volume do bagageiro, em litros, declarado pelos fabricantes dos veículos. Quem esperava só por modelos subcompactos terá uma surpresa. Sim, vários dos automóveis relacionados na lista pertencem a essa categoria, mas os recordistas na falta de espaço são jipes. Além disso, há representantes de outros segmentos, como compactos e até esportivos.

Os 10 carros com os menores porta-malas do mercado

Vale salientar que nem todas as marcas informam o método de aferição utilizado, que pode ser o o VDA (sigla para Verband der Automobilindustrie, instituição alemã que normatiza as medidas dos automóveis), que consiste em encher o porta-malas com blocos de isopor de diferentes tamanhos, ou ainda o preenchimento com água, que permite maior aproveitamento do espaço. Confira os 10 carros com os menores porta-malas do país!

1. Suzuki Jimny Sierra: 85 litros

novo suzuki jimny sierra
Porta-malas do Jimny Sierra não chega nem a 100 litros de capacidade

O menor porta-malas do Brasil é o do Jimny Sierra, nova geração do jipinho da Suzuki: tem só 85 litros. É uma consequência das características do projeto: além de ser pequeno, com apenas 3,64 m de comprimento e 2,25 m de distância entre-eixos, o modelo tem caixas de rodas volumosas, necessárias para acomodar pneus off-road, que roubam área do porta-malas. E ainda há o sistema de tração 4×4, que reduz a altura do bagageiro.

2. Suzuki Jimny: 113 litros

Suzuki Jimny tem o menor porta-malas do país
Antiga geração do Jimny, que segue à venda, tem bagageiro um pouquinho maior

A Suzuki fez uma dobradinha inglória com a geração antiga do Jimny entre os carros com os menores porta-malas do país. Isso, porque o modelo tem características semelhantes às do irmão mais novo. Até as medidas são quase idênticas, com 3,65 m de comprimento e 2,25 m de distância entre-eixos.

3. JAC E-JS1: 121 litros

jac e js1 azul frente
Modelo tem como base o J2, que já foi vendido por aqui

Tudo bem que o E-JS1 é um subcompacto de proposta urbana, mas a JAC poderia ter caprichado um pouquinho mais no porta-malas. Afinal, o compartimento tem apenas 121 litros de volume. É pouco em relação ao porte do modelo, que mede 3,65 m de comprimento e 2,39 de distância entre-eixos.

4. Porsche 911 e Jaguar F-Type conversível: 132 litros

Talvez o porta-malas seja mero detalhe para quem compra um carro esportivo, mas números são números: Porsche 911 e Jaguar F-Type conversível abrigam somente 132 litros de bagagem.

O clássico arranjo mecânico do Porsche 911, no qual o compartimento de bagagem fica na dianteira, enquanto o motor é traseiro, não ajuda nesse quesito. O modelo alemão tem 4,51 m de comprimento e 2,45 m de distância entre-eixos. No caso do F-Type, o problema está no espaço para recolher a capota: o Coupé da gama tem porta-malas de 336 litros. O conversível inglês mede 4,47 m de comprimento e 2,62 de entre-eixos

5. Mini Cooper Cabrio: 160 litros

p90289638 highres mini cooper s conver
Visual é destaque no Mini Cabrio, ao contrário do espaço

O quinto menor porta-malas do país, com 160 litros de volume, é o do Cooper Cabrio, um conversível com interior sofisticado. O modelo da Mini  tem 3,85 m de comprimento e 2,49 m de distância entre-eixos.

6. Fiat 500e: 185 litros

fiat 500e 1
Hatch ganhou propulsão elétrica, mas espaço para bagagem continua pequeno

O Fiat 500, que agora está à venda unicamente em versão elétrica, é um subcompacto: tem 3,63 m de comprimento e 2,32 m de entre-eixos. Além de pequeno, tem uma carroceria cheia de estilo, com linhas arredondadas que remetem a seu homônimo da década de 50, mas que não aproveita tão bem o espaço interno. Pronto, estão aí as razões para o seu porta-malas ter apenas 185 litros.

7. Chevrolet Camaro (Coupé e Conversível): 208 litros

Chevrolet Camaro tem um dos menores porta-malas do país
Camaro é corpulento, mas tem bagageiro pequeno

Superesportivo, o Camaro é um carro emocional, que prioriza o desempenho. Nesse tipo de produto, o espaço no porta-malas não é prioridade, certo? Verdade, mas o detalhe é que o bólido da Chevrolet tem dimensões externas dignas de sedã médio, com 4,78 m de comprimento e 2,81 de distância entre-eixos. Por isso, mesmo diante de sua proposta, os 208 litros do porta-malas ficam abaixo das expectativas.

8. Mini Cooper S: 211 litros

Hatch da linha Mini leva mais bagagem que o Cabrio

A versão hatch do Mini Cooper pode não ter lá um porta-malas muito espaçoso, mas já comporta um pouco mais de bagagem que o irmão Cabrio: são 211 litros, o que significa um acréscimo de 51 litros em relação ao conversível.

9. Fiat Mobi: 215 litros

frente do fiat mobi trekking 2021 vermelho
Mobi tem um dos maiores entre os menores porta-malas

O Mobi é outro que dispõe de pouco espaço para bagagem, com um porta-malas de 215 litros. O comprimento de 3,57 m, associado ao entre-eixos de 2,3 m, ajuda a explicar o espaço reduzido. Mas também há o fato de a Fiat ter utilizado a plataforma e a estrutura do Uno para conceber o subcompacto. Se o projeto tivesse previsto um cofre menor para o motor, a área para passageiros e carga poderia ter ficado maior.

10. BMW i3: 260 litros

P90273552 highRes the new bmw i3s 08 2
Porta-malas do i3 não é grande, mas tem capacidade razoável comparado aos outros veículos do listão

O BMW i3 é tecnológico e ecológico. Como a propulsão é elétrica, o modelo não emite gases poluentes na atmosfera. Mas espaço do porta-malas, que tem 260 litros, não é com ele. E olha que, devido ao comprimento de 3,99 m e ao entre-eixos de 2,57 m, o hatch não é tão pequeno assim.

O porta-malas pode estar mentindo para você: assista ao vídeo e entenda!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joaquim 25 de fevereiro de 2022

A reportagem não deixa de ser interessante, mas eu gostaria que o mesmo assunto fosse abordado considerando os carros mais vendidos no Brasil.
Eu quando compro um carro novo, um dos itens que sempre levo mais em consideração é a capacidade do porta-malas.
Mesmo que raramente precise do porta-malas espaçoso, ao menos umas 2 ou mais vezes por ano, percebo a necessidade de um amplo porta-malas, seja numa viagem de férias, compras, etc.
Para mim, a capacidade do porta-malas é mais importante do que, por exemplo, o consumo de combustível. Explico, eu nunca descartaria a compra de o carro pretendido se ele fizer 13,5 km/l porque o outro faz 14,5 km/l. A economia proporcionada por essa diferença é desprezível e não seria motivo de preocupação.

Avatar
Santiago 25 de fevereiro de 2022

Sim. Tambem acho que seria mais interessante fazer esse tipo de comparativo com os modelos mais comercializados, e por categoria – comparativos entre hatchs, depois entre sedans, depois crossovers (agora apelidados de “suvs”), e mais adiante também entre SUVs (os de verdade).

Avatar
Rodrigo 24 de fevereiro de 2022

Falta de assunto??

Que reportagem mais tosca!

Cada segmento possui a sua característica!

Quem compra um Jimny não está querendo porta-malas…

Quem compra um Porsche, muito menos…

E por essas e outras que, infelizmente, todo mundo está sendo levado a comprar Pseudo-SUV… agora, querendo que tenham 7 lugares…

FAÇA-ME O FAVOR!

Hatch é Hatch, Sedan é Sedan, Perua é Perua, Esportivo é Esportivo, Picape é Picape e SUV (DE VERDADE) É SUV (DE VERDADE)!!!

Avatar
Antonio Pereira 24 de fevereiro de 2022

Cada carro tem sua proposta de uso, só isso.
Só comprar uma SUV ou uma boa pick up cabine dupla.
Ah , também não serve, quem sabe um Cadillac Escalade, Ah também não está bom, talvez um porta-aviões ou um destróier Imperial do Darth Vaider?
Tudo tem seu uso e seu preço, MIMIMI!!

Avatar
FE 24 de fevereiro de 2022

É porque o Troller saiu de linha, mas esse também é complicado o porta-malas…
Carro bacana para se fazer trilhas, quase comprei um para mim, mas quando vi (ou não vi) o porta-malas desisti.
Esse era um carro realmente bacana para brincar.

Avatar
Deixe um comentário