Chevrolet Silverado cai em rio, congela e só é resgatada após 2 meses

Motorista da picape perdeu o controle da direção enquanto dirigia na neve: retirada do veículo exigiu empresa especializada

big ice services salva picape chevrolet silverado
Big Ice Services retirou a Chevrolet Silverado do gelo (Foto: Big Ice Services | Reprodução)
Por Andre Willis
30 de março de 2021 19:25
*Estagiário sob supervisão

Em janeiro de 2021, o motorista de uma picape Chevrolet Silverado sofreu um acidente em uma estrada de gelo no Canadá: ele perdeu o controle da direção em uma manobra e viu a própria caminhonete afundar no rio Slave, no estado de Alberta: após cair na água, o veículo rapidamente ficou congelado.

Felizmente, o condutor da Chevrolet Silverado conseguiu sair do carro antes que ele mergulhasse completamente nas águas geladas do rio. Porém, surgiu um problema: parecia impossível retirar o veículo. Só depois de dois meses, uma equipe especializada na recuperação de veículos congelados conseguiu realizar o resgate.

Empresa especializada resgatou Chevrolet Silverado

A Big Ice Services é uma empresa que conta com equipamentos especializados para cortar o gelo em lagos e rios, para fins comerciais e industriais. O foco principal da equipe não é a recuperação automóveis e equipamentos congelados, mas, eventualmente, esse tipo de demanda também surge.

Os funcionários da Big Ice Services ficaram sabendo do ocorrido com a Chevrolet Silverado e se ofereceram para realizar o processo de remoção da picape congelada do rio Slave.

Ao site The Drive, o chefe da Big Ice Services Ray Rossington, explicou qual foi o método usado para a recuperação da Chevrolet Silverado congelada: “o rio é profundo e a correnteza das águas tem aumentado nos últimos anos. Isso tornou a montagem de nossa base sobre o gelo um grande desafio.”

VEJA TAMBÉM

Rossington disse que, claro, a segurança foi prioridade durante a execução do serviço. Cada membro da equipe utilizou equipamentos de proteção individual e todos trabalharam sempre amarrados a um cabo.

Recuperação da picape

Duas motosserras com barras de 42 polegadas foram usadas para começar a cortar a grande camada de gelo que cobria a caminhonete. No total, foi preciso serrar uma camada de mais de 1 metro de gelo. A etapa seguinte foi a de puxar a Chevrolet Silverado para cima.

picape chevrolet silverado recuperada

Para isso, a empresa precisou usar uma estrutura de pórtico, montada com correntes, âncoras e cabos: para efetuar o reboque, a equipe precisou calcular o peso do gelo, que foi somado ao da picape.

Ao retirar a Silverado, foi possível perceber que sua parte externa estava praticamente ‘intacta’, mesmo após tanto tempo submersa. Mas parte do chassi ficou empenada devido à ação do gelo.

Fotos: Big Ice Services | Reprodução

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
DP. 30 de março de 2021

A Big Ice Services cobrou o serviço?, na matéria diz que eles se propuseram a fazer o serviço!, foi de graça?.

Avatar
Deixe um comentário