Conheça a Kombi elétrica feita pela VW há mais de 40 anos

O Amelia Island Concours d'Elegance desse ano tem como tema a história dos carros elétricos e a marca alemã quer mostrar sua junto do novo SUV ID.4

volkswagen elektrotransporter 3
Motor elétrico tem apenas 23 cv de potência (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 25/05/2021 às 09h20

A Volkswagen está investindo em elétricos de forma pesada e isso chegou até aos clássicos. Na edição de 2021 do tradicional Amelia Island Concours d’Elegance o fabricante alemão levou um protótipo de Kombi elétrica feito em 1979 batizado de Elektrotransporter.

Dez unidades do protótipo foram comprados pela estatal Tennessee Valley Authority nos EUA e a unidade levada ao evento é uma sobrevivente.

VEJA TAMBÉM:

Durante os anos 60 e 70, a Volkswagen produziu diversos protótipos elétricos baseados na Kombi e no Golf para estudo desse tipo de propulsão. A Elektrotransporter que será exposta em Amelia Island possui um conjunto de 24 baterias de chumbo-ácido como as encontradas em carros a combustão. O conjunto de baterias pesa 555 kg e o motor elétrico feito pela Siemens produz apenas 23 cv.

A transmissão manual de quatro marchas da Kombi foi reaproveitada mas fica presa na segunda marcha, o que resulta numa velocidade máxima de 77 km/h. A Kombi elétrica já contava com uma versão rudimentar da frenagem regenerativa que equipa todos os elétricos modernos.

A Volkswagen expôs junto da Kombi elétrica o novo SUV elétrico ID.4, que lidera a entrada da marca nesse mercado junto do hatch ID.3. O tema do Amelia Island Concours d’Elegance desse ano foi a história dos carros elétricos e uma parada com algum dos participantes foi organizada.

A Elektrotransporter participou junto do moderno ID.4 para representar o passado e o futuro da marca. Uma nova “Kombi” elétrica está nos planos da marca, sendo feita na plataforma MEB desenvolvida para esse tipo de propulsão.

O Boris já andou na Kombi elétrica do futuro. Veja no vídeo!

Fotos: Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel 28 de outubro de 2021

Os motores elétricos sempre estiveram prontos para serem usados em tração desde o final do século 19. O grande problema está em como alimentar esses motores. A melhor parte é que escolhemos errado, e estamos insistindo nesse erro há mais de 100 anos.

Avatar
Orimar José 28 de maio de 2021

A Gurgel fez o seu protótipo genuínamemte brasileiro, porém o que é nosso é desmerecido de qualquer valor.

Avatar
Adriano 29 de maio de 2021

Consetesa teve q ficar guardado um projeto desse e não pode ser lançado, só estão aparecendo agora esses projetos pois estão com medo de ficar para trás como fora do Brasil já lançaram e aqui já tem algumas montadoras aderindo essa nova onda, vão SUGAR NOSSA GRANA ATÉ O ÚLTIMO SUSPIRO é na energia elétrica mesmo.

Avatar
Deixe um comentário