Dica furada de tiktoker sobre combustível pode detonar seu motor

Tiktoker sugere misturar diesel S10 na gasolina para deixar o motor mais eficiente e limpo, mas esse coquetel de combustível pode dar um baita prejuízo

Por Eduardo Rodrigues 22/07/21 às 17h24
bomba de combustivel gasolina etanol diesel frentista posto de combustivel abastecer shutterstock 1
Motor ciclo otto foi feito para gasolina ou álcool; diesel é só para motores a diesel (Foto: Shutterstock)

A internet é uma ferramenta maravilhosa e nefasta ao mesmo tempo. Ela pode ser usada tanto para compartilhar conhecimento quanto para espalhar mentiras travestidas de verdades. A mais nova arapuca é sobre combustível: um usuário do TikTok sugere que o motorista colocar uma parte de diesel S10 a cada abastecimento.

A tal receita mágica do tiktoker é adicionar 10 ml de diesel S10 a cada litro de gasolina. Ele alega que isso sobe a octanagem da gasolina, dá mais potência, reduz o consumo e ainda limpa os bicos injetores do motor. O AutoPapo foi atrás e desvenda esse mito.

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VEJA TAMBÉM:

Checando os fatos sobre os combustíveis

Consultamos o engenheiro mecânico Rodrigo Passos, que trabalha na Petrobras, sobre o que realmente ocorre dentro do motor ciclo Otto com a presença do diesel S10. Apesar de ser um derivado de petróleo, o diesel possuí maior quantidade de hidrocarbonetos pesados que a gasolina. Ou seja, o poder calorífico é maior que o da gasolina.

A grande questão aqui é o número de cetano do diesel, que tem relação direta com o índice de auto detonação do combustível

Com esse valor maior, aumenta a tendência a pré-ignição, também conhecida como batida de pino. Sobre a parte de manter os bicos injetores limpos, o engenheiro diz que teoricamente os detergentes presentes no diesel podem ajudar na limpeza. Já que os motores diesel usam injeção direta.

motor carro pistao batida pino pre ignicao
O diesel dentro do motor pode resultar em batida de pino e dar um baita prejuízo

Porém essa mistura de diesel na gasolina é uma economia que pode sair cara: por causa da pré-detonação do combustível, os componentes internos do motor são danificados, podendo até furar ou derreter as cabeças dos pistões.

Como conseguir esses resultados com segurança

A verdadeira dica para os motoristas que querem melhor eficiência do motor e manter ele limpo por dentro é mais simples que uma mistura mágica feita no posto. Abasteça seu carro com gasolina aditivada ou com alguma gasolina premium, como a Podium da Petrobras.

Os aditivos presentes nesse tipo de gasolina possuem justamente a função de manter o motor internamente limpo. Caso você esteja abastecendo em um posto desconhecido e não queira arriscar, há sempre a opção de colocar a gasolina comum e acrescentar um aditivo de confiança.

A gasolina premium possui uma octanagem mais alta e pode resultar em ganhos de desempenho e economia. Porém, a proporção desses ganhos varia muito entre os motores. Claro que existe a questão do preço: abastecer com gasolina aditivada ou Podium sai mais caro que colocar uma porcentagem de diesel. Mas esse gasto extra é a tranquilidade de estar cuidando melhor do seu motor.

123 Comentários
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Caio 27 de julho de 2021

Se desfaz uma barbaridade técnica mas se complementa falando outra pra vender um produto mais caro.
Gasolina Premium ou a Podium que possui maior octanagem não trás benefício algum para qualquer motor onde a referida octanagem não seja recomendada pelo fabricante. Ao contrário disso somente vai encher o motor de chumbo. Se o motor não tem aumentada sua taxa de compressão em nada adianta maior octanagem. Se usa a comum, continue usando e abastecendo em postos de confiança e pronto.

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JEFFERSON MARQUES AFONSO 28 de julho de 2021

Perfeito , meu amigo

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Teseu da Silva Sauro 27 de julho de 2021

Quando vi este vídeo fui verificar a taxa de compressão do motor a gasolina (±10:1) e do motor diesel (±16:1) para tentar entender se o diesel entraria em pré-ignição, como diz o engenheiro da Petrobras na matéria.
A taxa de compressão do motor diesel é BEM maior, ou seja, o diesel para explodir sozinho precisa de uma compressão maior do que o motor a gasolina oferece. Sendo assim, o diesel só será queimado junto com a gasolina quando a vela soltar a faísca para explodir a mistura.
Essa é minha opinião de leigo.
Não aconselho ninguém a fazer, mesmo porque eu fiz e não estou notando nenhuma diferença.

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Ednaldo Pereira da Rocha 27 de julho de 2021

Não existe essa de misturar diesel com gasolina pode pre igniçao no motor,fiz isso uma vez num voiagem carburado o motor pegou e depois não quis desligar na chave tive que abafar a entrada de ar pra poder o motor morrer.

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Eloir 27 de julho de 2021

Não tentou desligar de um modo mais rápido? feriado e soltando embreagem até apagar?

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Valmir bezerra de Sá 27 de julho de 2021

o problema é que não dá para confiar em nenhum posto ou rede, seja bandeira Petrobrás, shell ou ipiranga. esses dias abasteci meu veiculo num posto de bandeira Petrobrás e quando o carro saiu do posto ja saiu com o acelerador borrachudo e falhando, no outro dia o carro não pegou então chamei o mecanico e ele falou que era combustivel adulterado, e eu já percebi que toda vez que abasteço nos finais de semana o vwiculo fica ruim de pegar no outro dia, acho que os postos da cidade de petrolina adultera o combustível por não haver fiscalização no finais de semana, é tanto que não abasteço mais nos finais de semana mesmo com gasolina aditivada de nenha bandeira.

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Agostinho Ramos Coimbra 27 de julho de 2021

Gostei das informações . Yhwh possa te abençoar e te proteja …

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Edvaldo 27 de julho de 2021

Eu fico revoltado com as leis do brasil.nao tem lei aqui é tudo fora da lei.voce tem um combustível de péssima qualidade e ainda tem o desvio do combustível na bomba.Voce pede pro frentista colocar 20 litros e só entra 15 o resto é desviado e ainda adulteram o combustível e você não sabe qual posto confiar.Eles falam que a gasolina é aditivada.mas vc não sabe se é é uma máfia que ninguém consegue deter.

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Agostinho Ramos Coimbra 27 de julho de 2021

É verdade a palavra do criador diz : a nossa
lei é trapo de imundície.

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Oliveira 27 de julho de 2021

Para manter o seu veiculo e seu motor em exelentes condicoes procure realmente quem entende do assunto ou entao deixe de preguica e leia todo o manual.e pra isso que ele vem junto com eiculo.

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Rubens Silva 27 de julho de 2021

Tenho um Marea e ele anda melhor só no diesel do que na própria gasolina.

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Dinerva Armazem 27 de julho de 2021

Ao desmontar os pistoes eu notei oleo diesel.entre os anéis..isto tirou a lubrificaçao das camisas e fundiu o 4 cilindro..e havia riscos tambem no 2 cilindro..o cliente teve que retificar o motor..o diesel nao queima totalmente..

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SERGIO BREIM 27 de julho de 2021

To colocando 5 bolas de naftalina a cada tanque dá uns 80hp a mais é o consumo passou de 11 para 18km.l…que maravilha.

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Ivan Sérgio 28 de julho de 2021

Eu não sabia que baratas gostavam de tanques de combustível.
Agora falando sério, a naftalina cria uma espécie de verniz que chega a travar anéis de pistão.
Não usem nada além do recomendado pelo fabricante.

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Pul 26 de julho de 2021

Estou misturando gasolina com lenha seca e carvão tá andando bem.

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Ulisses 26 de julho de 2021

Depois que eu vi esse vídeo no tiktok eu fui fazer o teste na minha moto fan160 como sei que disel é óleo achei que não teria problema e realmente funcionou normalmente mas n vi nada de economia, só sei que o que realmente pode lenha como o motor é o álcool que contém água simples assim.

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Severino 26 de julho de 2021

Vivemos num País onde TUDO tem trambiques. Nada AQUI é sério. Gasolina cara e ruim e NINGUÉM dá jeito. Cada Estado enfia goela abaixo dos consumidores os seus impostos, para ENCHER de aspones que em sua maioria só recebem salários e nem vão lá. Nos Municípios a mesma coisa pegam a parte do IPVA que em tese é para manutenção das vias e desviam a grana para outras finalidades. É buraco para todo lado.

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Sérgio Trofino Filho 26 de julho de 2021

Furrada deste internauta mentira qaul quer ser humano como sabe não pode fazer este tipo de mistura ou tá querendo virar bomba de napalm Kkkk rsrs existe gente pra tudo receita manutenção preventiva troca doa filtros regularmente ou seguir orientação manual fabricante

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Paulo 26 de julho de 2021

Vivendo num país aonde tudo si compra quem garanti que está reportagem não foi paga pela Petrobrás.com o intuito de que os cliente não descubra essa mistura de diesel com gasolina.a própria gasolina que nos vendem nós posto já vem batizada lá da refinaria com uma grande quantidade de querosene tinham q parar de roubar o povo gasolina R$ 6.59 gás de cozinha R$ 95.00

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Welflem 26 de julho de 2021

Como entender um país que adúltera combustível, proíbe o jogo do bicho, proíbe a mistura no leite etc, gasolina cara deveria ser pura se eu quisesse misturar álcool na gasolina eu mesmo o proprietário faria, nós postos de combustíveis pagamos gatos por lebre.

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Charles finkelstein 26 de julho de 2021

Concordo com o amigo em número, gênero e grau… Teríamos que ter pelo menos como opção a gasolina sem álcool… Possuo um carro coreano… Um kia Cadenza 3.5 v6… Torrou 4 bicos pela má qualidade da gasolina… Peças metálicas sem tratamento para álcool, simplismente se desmancham, corroem…

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Ederson Fidelis 26 de julho de 2021

Eu fiz essa mistura no meu carro e deu certo..

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José Antonio 27 de julho de 2021

Acredite, a médio prazo vc vai ter problemas. A menos que vc pretenda vender o carro antes.

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João 26 de julho de 2021

A porcaria da gasolina faz o carro andar grilando quase a todo instante, no quesito batida de pina, qual a diferença do óleo diesel? Pelo menos o carros que andam com diesel não andam grilando.

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Marcos camilo Dos Passos 26 de julho de 2021

Um motor a diesel foi desenvolvido para isso. Ele nao possue velas para igniçao do disel. Este por sua vez é inserido na camara de combustão por bicos injetores sob alta pressao e no momento exato da queima. Ja no motor a gasolina o disel seria aspirado juntamente ao ar e por se instavel poderia gerar igniçao antes do pistao atingir o ponto superior e a vela gerar a faísca. Neste caso vc começaria a desgatar e forçar mais o pistao a biela e o virabrequim…

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Adalberto Assumpção 26 de julho de 2021

Devo ter me enganado. Juro que li neste mesmo site dia desses que não se deve adicionar aditivos avulsos à gasolina, que é picaretagem. E aí eis que a dica surge nessa matéria. Verdade, a internet é nefasta mesmo.

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Mário Sérgio Citadini 26 de julho de 2021

Realmente, também vi. Achei estranho desde o início. Kkkkkkk

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Marcelo Lima 26 de julho de 2021

Cara,
Eu tava pensando isso msm!
Tava puxando na memória onde tinha visto isso, e agora me lembro bem dessa reportagem nesse mesmo site! Realmente a internet é nefasta!

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Carlos Henrique 26 de julho de 2021

Vocês estão ficando é doidos, aditivo no óleo que ele não recomendou.

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Mister Gasosa 26 de julho de 2021

Vi um vídeo no Canal do YouTube “O Mecânico” em que o Professor de Engenharia Mecânica diz que essa mistura de diesel na gasolina gera muita carbonização e carbonização a câmara de combustão e pistões e ainda polui o meio ambiente.

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Tiniquinho 26 de julho de 2021

Estava aqui imaginando esses carros elétricos nas ruas. Vai ser Froid um emaranhado de fios pela cidade. Kkkkkk

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Tony Fagundes 26 de julho de 2021

O Auto Papo se contradiz.
Em um vídeo diz que a melhor gasolina no Brasil é a comum, que a tem Honda e Toyota recomenda nos manuais dos seus carros.
Agora diz nessa matéria que a aditiva da é melhor!
Se do que no outro vídeo diz que a aditiva da pode causar borra e carbonização, SE DECIDE PÔ!

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Alexandre 26 de julho de 2021

Volta Fusca,opala, Chevette 147…

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Jucimar 26 de julho de 2021

Gasolina ja vem com álcool então abasteço só com álcool e o resultado 2 anos e meio depois são todas troca de óleo e o óleo sempre clarinho velas e cabos de velas perfeitos sem precisar trocar é o melhor combustível do Brasil quem entende sabe da vida longa que o álcool proporciona aos motores.Quanto a materia vejo cegos guiando cegos e todo mundo querendo vender seu peixe sem compromisso com a moral e a ética.

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Haroldo Moura 25 de julho de 2021

Fundi o motor da minha M3 com essa dica.
Sacanagem.

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Thiago 25 de julho de 2021

Há erros na matéria: pré-ignição não é batida de pino. Batida de pino é detonação. E pré-detonação não existe.

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Carlos Azevedo 25 de julho de 2021

Mano, não concordo com tudo que está na matéria, pois nem a gasolina Premium chega pura nós postos, pois mistura é o que mais tem. Mas há um fato, se vc por um motivo qualquer mexer no ponto de ignição no motor, o centelhamento da vela pode ocorrer antes do PMS, do pistão, se for antes do ponto morto superior, será sim uma pré ignição.

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Armindo 26 de julho de 2021

Fácil saber decanta com água. 1 litro de gasolina e 100ml de água. Mexer e deixar de cantar. Vai dividir automaticamente álcool agua e outros tipos de contaminação

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Gabriel 25 de julho de 2021

Na minha Pajero Diesel coloco Diesel e está funcionando bem… Na Audi coloco Gasolina comum e da barata e nunca tive problemas… Não quero ficar louco com isso!

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Carlos Azevedo 25 de julho de 2021

Sim… Mas se na pagero diesel, a cada tanque de combustível vc acrescentar um litro de óleo de motor, do mesmo que vc usa no carro, seus bicos e bomba dificilmente dará problema, e no carro a gasolina, para cada 30 litros de gasolina ou álcool um litro de querosene.

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Jefferson 25 de julho de 2021

10% de Disel S10 NO TANQUE CHEIO AJUDA MUITO ESTOU USANDO!

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Jefferson 25 de julho de 2021

Petrobras não quer mente inteligente Petrobras GOSTA de mentes burra com certeza absoluta

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Alecsandro 25 de julho de 2021

Só de colocar a gasolina do Brasil já estamos estragando o motor.30% é só porcarias.Só um pouquinho de diesel não vai fazer tanto mal assim.Se fosse encher o tanque aí até concordaria.A Petrobrás não quer mentes pensantes.

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Francis de Assis Cardoso lagrota 25 de julho de 2021

TENHO um hb20 ano 2018 só uso álcooldesde de que comprei,,,pois a economia com esse combustível é muito grande chega a fazer 12 à 13 kilometro com um litro;sem contar que o carro é um aviãozinho pra andar..não tenho problemas de partida a frio,pois pega bem de manhã.A pergunta que não quer calar,é a seguinte..isso prejudica o motor?

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Mister Gasosa 25 de julho de 2021

Se eu fosse você perguntava para o seu mecânico de confiança.

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Carlos Azevedo 25 de julho de 2021

Sim… tem uma série de explicações técnicas, mas só vais entender melhor se fores até uma retifica e peça para o técnico te mostrar o estrago em um cabeçote que só utiliza etanol. As vezes até buracos são feitos por corrosão, e as misturas que postos fazem também.

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Eduardo Costa 26 de julho de 2021

O que prejudicada é dizer que um carro a álcool faz 12 ou 13 km/l.
Só se for plataforma do guincho ou andando a 60km/h na rodovia em reta. Kkk

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Marcos Messias 27 de julho de 2021

Realmente, que fez essa conta não sabe calcular. Alcool 13 km ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Mario 25 de julho de 2021

Gasolina podium nada mas é que essa mistura de gasolina 9 partes e diesel 1 parte. Eu tenho um gol 1.0 ea111 ano 2008/09 com 280 mil km, faço essa mistura desde 0 km. Meu carro até hoje nunca deu problema, e eu nunca sequer precisei fazer nenhum tipo de manutenção no carro. A única coisa feita até hoje foi a troca de embreagem e dos freios.

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Lourival Pereira da Silva 25 de julho de 2021

Batida de pino. Onde tem tanto pino no motor?
Que eu saiba existe somente o pino do pistão. Se a batida for desse pino até faz sentido.
O que é bizarro é alguém ficar falando batida de pino sem ao menos ter a mínima noção que pinos são esses.
Os engenheiros se desvelam em anos para desenvolver um motor prático, eficiente , utilizando cálculos complexos de dinâmica e energia. De repente surgem os manés sabe tudo desprezando as técnicas desenvolvidas pela engenharia, aconselhando adicionar óleo diesel na gasolina. Com toda tecnologia hoje, se essa prática trouxesse algum benefício já seria adotada à muitos anos.
Vão estudar para não ficar aconselhando bobagens.

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edu 25 de julho de 2021

Verdade. Eu concordo com vc.

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Osama binladem 25 de julho de 2021

Falou o dr. Em engenharia phd em pino, calado é um gênio

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Lourival Pereira da Silva 26 de julho de 2021

Osama Bin L…
Pela segurança que você fala, você deve ser engenheiro? Parece um professor dando nota à todos que aqui expõe suas dúvidas.
Eu calado sendo gênio expus meu ponto de vista com coerencia e muita propriedade.
Que informação técnica você expõe aqui,além de gozação barata?

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Sérgio Peres 25 de julho de 2021

Lourival, concordo com você. Querem saber mais que os desenvolvedores do equipamento.

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Mauro 25 de julho de 2021

Manes, sabe tudo e papagaio de pirata, como pode um idiota deste ficar inventando coquetel de combustível, este idiota nem sabe o que um ciclo Otto ou ciclo disel,muito menos um motor a reação ou outro qualquer

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Nereu 25 de julho de 2021

Você deve se informar um pouco mais antes de ofender os outros, dizer que são idiotas da internet, essa mistura funciona muito bem, se você realmente entende dê uma estudada na gasolina Premium, e ainda pra completar, isso também ocorreu nis anos oitenta com a MISTURA RICA, foi muita criticada por engenheiros e especialista mas virou algo que trouxe a tecnologia passível de se usar álcool e gasolinaou seja a tecnologia flex. Pra concluir, também sou ENGENHEIRO.

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Nereu 25 de julho de 2021

Não sei porque tanta crítica tentando desconstruir algo que realmente funciona.
Quem tem mais de cincoenta anos se lembra da famosa mistura rica que era feita nos carros por causa do preço gasolina nos anos oitenta. Colocavamos trinta e cinco litros de gasolina e quinze de álcool e nenhum carro explodiu, pelo contrário, desenvolveram a tecnologia dos motores flex.

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Thiago 25 de julho de 2021

Batida de pino é só pelo som que é emitido. Sabe quando se vai arrancar um carro flex e ele dá uns estalos no motor? Então, é aquilo. Na realidade não há pino nenhum batendo. Há o encontro de duas frentes de chama, uma gerada pela vela e outra provocada pela pressão, esta ocorrida em outra parte da câmara de combustão. Este fenômeno é prejudicial para o motor.

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Carlos Azevedo 25 de julho de 2021

Senhor estudador…OS ENGENHEIROS FAZEM….a gente desestudada CONSERTA!

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Lourival Pereira da Silva 26 de julho de 2021

Você me fez lembrar de uma frase assim: ouvi dizer,não sei quem, não sei onde, não sei que dia, que o arroz baixou pra não sei quanto. Enfim, não disse nada, talvez estudando você consiga falar algo de útil.

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Lourival Pereira da Silva 26 de julho de 2021

Já vi colocarem querosene ao invés do diesel.
Pelo menos é mais fluído. Se é que realmente faz efeito, porque adicionar 1litro no tanque cheio pra mim não mudar em nada.

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edijan 26 de julho de 2021

Já usei muito querosene em carros e nunca deu problema, agora se serviu pra algo também não sei. Era 1l em meio tanque, usei dm corsa classic, Honda Civic, e uno

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Polvo 26 de julho de 2021

Alguém precisa explicar o que é a batida de pino. Até onde eu sei, é aquele ruído de “grilagem” que é mais perceptível quando vc coloca uma marcha muito alta em velocidade e rotação muito baixas. Algum expert aí pode confirmar se é isso mesmo?

AutoPapo
AutoPapo 26 de julho de 2021

Olá, Polvo. O Boris falou disso aqui: https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/pino-nenhum-bate-na-batida-de-pino/

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Mister Gasosa 25 de julho de 2021

Eu uso somente gasolina aditivada desde 2010. Quando tiro as velas de ignição do meu carro elas estão limpas e quando olho a cabeça dos pistões pelo buraco que enrosca a vela no cabeçote, os pistões também estão limpos.
Abasteço no posto mais caro do bairro vizinho que eu moro, que fica na Zona Sul de São Paulo-SP. Pois sei que combustível barato é sinal de batismo ou adulteração, e o aditivo será um corante e olhe lá.
Gasolina batizada por solventes que faz bater pino meu carro é um Onix 1.4 ano 2019 e nunca bateu pino usando esta gasolina do meu posto de confiança.
Por fim esta mistura de diesel na gasolina pode entupir precocemente o catalisador.

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Mauro 25 de julho de 2021

Não é indicado gasolina aditivada, se opta por usar use sempre da mesma bandeira, não existe no Brasil uma legislação sobre ativação de combustíveis, mas esclareço, em motores a ciclo otto o melhor combustível para queima é o GNV, o segundo melhor é o etanol.

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Marcio Colim 25 de julho de 2021

Que venha os carros elétricos e aí acaba esses dilemas!!!

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STRAUB 25 de julho de 2021

A Dica pra “melhorar” tudo em seu carro é…”Usem nossos produtos,nos enriqueçam mais”,mesmo com preços absurdos
Essas “dicas”de internet,na maioria das vezes são furadas absurdas mesmo,mas o mais engraçado é a propaganda de venda de gasolina mais cara,já que o que se vende aki no Brasil é só lixo misturado,o que acaba com os motores de ALGUNS carros e fica a má fama nos veículos,exemplo do 308 THP,que usando o lixo daki que chamam de gasolina comum,o dono vai ter problema

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Mauro 25 de julho de 2021

Para alguns motores a melhor gasolina é a podium, se não está use etanol de boa qualidade, independente da bandeira

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Paulo 25 de julho de 2021

Outra mentira a gasolina aditivada eles adiciona só um corante pra dar cor somente aditivada não tem nada

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Ancelmo 25 de julho de 2021

Falou o químico agora se vc falasse alguns postos aí sim

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Thiago 24 de julho de 2021

O engenheiro passa anos projetando um motor pra vir um Zé com uma teoria tirada dos delirios mentais…

Ai depois dizem que tal marca não presta, carro moderno é ruim… Querem tratar como tratam um Fusca e com os cuidados do “Tião” Mexânico

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Sérgio Peres 25 de julho de 2021

Não mão suína tbm é bão. Rssss

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Victor 24 de julho de 2021

A tal batida de pino é facilmente percebia, nenhum usuário continuaria a usar a mistura. Isto é só um palpite teórico de quem não fez.

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Clayton Bitorino 24 de julho de 2021

Termos como auto detonação e falar que pre-ignicão é batida de pino, tiram bem a credibilidade da informação… Precisam melhorar os termos técnicos ou o técnico que passam os termos!

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Mauro 25 de julho de 2021

O Bello, para ter melhor termo técnico, tem que ser técnico, deixa pra lá, vai saber qual o carro deste MEXANICO derrepente bate tanta coisa que o melhor termo é este mesmo, a tal batida de pino.

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Luiz sergio 24 de julho de 2021

Se a questão é limpar os bicos ejetores, a condição é simples, leve os a praça trianon, na av Paulista.

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Francisco Carlos 24 de julho de 2021

Olá, tudo bem?
Curto muito seus vídeos!
Gostaria de saber se o GNV mantém o motor limpo?

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Francisco Hess 24 de julho de 2021

Os postos de combustível de arapongas Paraná estão colocando água nos combustível precisamente no etanol eu mesmo abasteci em um posto aqui em Arapongas e foi surpreendo meu carro né dava mais partida esse posto Ipiranga que é do mesmo dono do Catuay de arapongas eu abasteci no posto da esquina da Rua Flamingo em frente Arável pesso que nossas sonoridades de Arapongas toma as providências e Fassa o vosso trabalho de fiscalizar os postos de Arapongas Paraná que estão agindo em regular!!!!!

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João de Arimatéa costa 24 de julho de 2021

Só abasteço em postos da Petrobrás ou Shell com a gasolina grid ou Power. Tenho um C4 pallas 2.0 16v é um carro muito chato para combustível. Ele é flex mas não coloco etanol. Com essas gasolinas dá 13 kms por litro na estrada

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Sandro 23 de julho de 2021

O diesel S10 pela proporção dita pelo tic toc não traria problema ao veículo,ele têm um grande poder de detergente e limpeza, incoveniente seria um pouco de fumaça que sairá pela descarga,afirmo que desempenho não haveria algum, apenas limparia válvulas, bicos e nada a mais, o uso contínuo, trará más consequências

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Jorge Campos 23 de julho de 2021

Esse não entende nem de como andar a pé

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Luiz sergio 24 de julho de 2021

Se a questão é limpar os bicos ejetores, leve-os a praça triannon, av Paulista, resolve rapidinho segundo comentários.

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Santiago 23 de julho de 2021

Se essas “espertezas” tivessem um mínimo de fundamento, os próprios fabricantes de veículos as recomendariam. Afinal, é do interesse das montadoras fornecer veículos mais econômicos e com melhor desempenho.
Não existe milagre, adicionar “formulas mágicas” ao combustível só gera ganhos à oficina que terá de fazer o conserto depois.

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STRAUB 25 de julho de 2021

Cara,montadoras com preocupação com gastos???Rapaz não quero te falar nada não,mas o mundo é movido dinheiro…Os restaurantes frequentados por donos de postos de combustíveis são os mesmos frequentados por “cabeças” de montadoras de veículos,fabricantes de peças e tudo mais…Porque vc acha que ,carro elétrico sempre foi um “crime”pensar em sair do papel e só agora estão produzindo,sendo que a mais de 50 anos já foi inventado…Primeiro tem que saber dos donos de postos como vai ser,depois sai do papel

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Hildemir dias 23 de julho de 2021

Isso é igual o que diz que instalou um chip que o carro que fazia sete agora faz dez é mentira isso não existe pura ilusão

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Ricardo Bertholdi 23 de julho de 2021

É isto que dá…não estuda e fica dando palpites. Coitados dos que acreditam.

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Thiago 23 de julho de 2021

É sério isso mesmo? É tanta besteira que tenho lido, que acho estar vivendo em outro mundo. Vão estudar um pouco, para entender como esses sistemas funcionam e, não ficar dando voz para esses imbecis que vivem de visualizações na internet. Obrigado.

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Rodolfo Anézio Gonçalves 23 de julho de 2021

Com a gasolina nas alturas, a sugestão seria ainda colocar gasolina podium kkkk, se eu ganhasse oque um engenheiro da Petrobrás ganha com uma PLT altíssima aí sim não seria nada difícil

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Douglas 25 de julho de 2021

Ué e simplesmente fácil faz engenharia.

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ROMULO OSORIO 23 de julho de 2021

Naftalina, meu pai colocava no tanque da Yamaha LS3, 100CC, ano 73, que tinha. A danadinha virava um “curisco”. Rsrs.

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José Magri Júnior 24 de julho de 2021

Só tinha utilidade se houvesse infestação de baratas no tanque!

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Salomão 24 de julho de 2021

Sim! Isso porque antigamente a gasolina tinha nafta na sua composição. Hoje como a composição da gasolina é diferente, colocar naftalina não tem o menor efeito positivo sobre o veículo.

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Timelo-rego 24 de julho de 2021

isso é verdade eu já coloquei e anda feito o cabrunco, porem motor travou uns dois meses depois!!

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Francisco Paulo thomazini 23 de julho de 2021

Cada uma, porque não põe dia o verde aí limpa os bicos e tudo fica verde. Papo de quem pensa que entende, aqui só mesmo idiotas fazem isso.

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esfoladius 23 de julho de 2021

para ser influenciador digital basta ter 2 neurônios, e conseguir uma legião de seguidores com 2 ou menos. Coisa muito fácil com a geração Nutella de hoje

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Nelson R Jordão 23 de julho de 2021

Agora essa de gasolina aditivada que não passa de uma comum, pra mim é apenas um corante que adiciona nela e vendem a absurdos 10 centavos o litro ou mais. Gasolina Podium, é reconhecida apenas para motores e altas performance, tipo carro esportivo importado. Falo da gasolina aditivada porque quando lançou ela nos anos 90 fiz vários testes em meu carro, não muda absolutamente nada,aliás gasta um pouquinho mais, mas é sutil esse número.

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Cmoura 23 de julho de 2021

Lembremos que a função do aditivo na gasolina aditivada não é melhorar a performance. Sua função é manter o motor limpo.

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Salomão 24 de julho de 2021

Isso sem falar que cada distribuidora usa o seu próprio aditivo igual aos fabricantes de óleo fazem.

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Maurício Jorge 23 de julho de 2021

A quantidade sugerida de diesel por litro de gasolina é bem pequena, pra causar estragos ao motor. Alguém com mais instrumentação, poderia fazer o teste em dinamômetro e comprovar se dá de fato,algum ganho positivo com essa mistura.

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Francisco 23 de julho de 2021

Me forneça o seu carro como cobaia que eu faço o teste que você quiser, o prejuízo vai ser completamente seu mesmo!

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Paulo Alexandre 23 de julho de 2021

Só um louco, analfabeto de pai e mãe, pode sugerir diesel na gasolina.
O diesel não queima ou seja não se transforma de líquido para gás como a gasolina, então ele desce pelos anéis, se misturando ao óleo, onde este perderá a capacidade de lubrificação.

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ROGERIO ALINDO BRIXNER 23 de julho de 2021

Meu Deus

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Jefferson André 23 de julho de 2021

Sério?
Então toma um banho de diesel e põe fogo.
Depois vem aqui e posta o resultado com foto.
AFF …

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João Silva 23 de julho de 2021

Pode jogar um fósforo num tanque diesel que não pega fogo.

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GILSON ROGERIO LIMA OLIVEIRA 23 de julho de 2021

O mais provável é que queime incompletamente, e vire uma baita fuligem que vai carbonizar o motor todo, e ferrar o catalisador.

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Jurandir Moreira 23 de julho de 2021

Já que o diesel é um óleo lembrei das motos 2 tempos que a gente misturava o óleo dois tempos na gasolina era aquele fumaceiro,.

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Jaime F 23 de julho de 2021

Já coloquei * de gato no tanque do Escort, e os gases formados no tanque aumentou a octanagem da gasolina, refiz a regulagem do carburador e a potência passou de 67 CV para 108 CV, conferidos no teste de dinamômetro. Altamente recomendável

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Santiago 23 de julho de 2021

Aí sim!!!

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Guilherme 22 de julho de 2021

Eu tenho um canal no Youtube onde falo sobre essas “furadas”. Mas o povão quer mesmo saber é de “receitas mágicas”! Aposto que esse “tiktoker” tem mais “seguidores” que eu…. Povo com nada na cabeça…

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Mário 23 de julho de 2021

Coloca o nome do seu canal aí.

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Vitor Andrade model 22 de julho de 2021

Bem diesel na gasolina essa é nova a mistura até que funciona mais é muito perigosa a questão da pré iguiniçao é muito difícil afinal motores diesel trabalham com um compressão muito alta mais o diesel vai fazer estrago igual o motor queimando óleo de motor vamos aos prejuízos dessa brincadeira o primeiro diga adeus a sonda lâmina ele vai ficar Ruim dão o carro vai beber que é uma beleza igual um Opala ou vai ficar extremamente fraco por causa da leitura errada segundo adeus catalizador se usar essa mistura o catalizador vai estragar bem rápido e provavelmente vai entupi terceiro o óleo diesel é mais grosso que a gasolina então a chance de entupir o filtro de gasolina é grande então pode colocar um guincho na conta o melhor é comprar um bom aditivo e colocar na gasolina ou no etanol para limpar os bicos tem vários no mercado já os motores diesel é só colocar no S10 antigamente se colocava querosene no diesel mais não adianta de nada se quiser pode colocar um pouco de etanol para ajudar a pegar no frio em motores antigos com bomba injetora já os modernos se não pega de manhã é só trocar as velas de aquecimento do motor que ninguém troca elas aquecem os bicos para o diesel chegar quente e pegar fácil

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Polvo 23 de julho de 2021

Foi o que eu pensei, diesel na gasolina deve estragar a sonda lâmbda e catalisador.

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Mister Gasosa 26 de julho de 2021

Exatamente! Parabéns pelo seu comentário! E ainda isso pode carbonizar cabeçote e pistões.

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Roberto 22 de julho de 2021

Abastecimento com etanol,10 litros a cada vez que encher o tanque ajuda a limpar o motor

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ROGERIO ALINDO BRIXNER 23 de julho de 2021

Gasolina já vem com 27% de álcool meu patrão, pra que mais álcool?

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JOSÉ SERGIO BEZERRA TAVARES 22 de julho de 2021

Nunca fiz e não vou fazer isso é mentira publicidade enganosa,tem aditivos muito bons da (Stp e Acdelco da GM Chevrolet)eles tem detergente dispersante,uso 2 por ano e tenho um excelente resultado usei(celta,HB20 e agora honda city) de manhã pega muito bem,tem um torque muito bom motor trabalha macio.Mas isso ai(diesel na gasolina é problema)

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Francisco José Pellegino 22 de julho de 2021

Ao invés do diesel S10, temos uma dica dos anos 60>>>>>>>>>>>>>>>>>>NAFTALINA NO TANQUE ! (sigam-me para mais dicas automobilísticas)

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Antônio 22 de julho de 2021

Engenheiros estudam por décadas pra desenvolver um motor com o melhor coeficiente de economia possível ai vem um mecânico aperta parafusos, um gênio e vem com um absurdo desse e tem otário que acredita.

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Francisco 23 de julho de 2021

Relaxa é só zueira,

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Sinval 25 de julho de 2021

Melhor colocar óleo de caixa 90 aí sim vai ser uma explosão são só muitos técnicos muitos professores pardal. Que economizar compra uma baik

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Nanael Soubaim 23 de julho de 2021

Que dica mais barata!

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Valnei 24 de julho de 2021

Tempo bom
Metia a embalagem inteira no Chevette kkkkkk…

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