[Vídeo] SUV da DeepRoute.ai de direção autônoma nível 4 trafega sem problemas em tráfego caótico na China

DeepRoute.ai realizou primeiro teste de direção autônoma com o seu SUV protótipo em trânsito na china e o resultado obtido foi muito positivo

deep.route SUV Direção autônoma
Protótipo percorreu trajeto de 22 km sem se envolver em acidentes (Foto: Reprodução | Youtube)
Por Bernardo Castro
05 de agosto de 2022 10:25

A tecnologia da direção autônoma está avançando bastante e já vimos por aí alguns veículos que são quase independentes – a Tesla talvez seja o exemplo mais conhecido no mercado.

No entanto, os carros da marca de Elon Musk ainda precisam de um motorista atento para assumir o volante em casos de emergência. Mas, aparentemente, isso não é necessário com o SUV de direção autônoma nivel 4 da DeepRoute.ai.

A empresa fez um teste com o protótipo na cidade de Shenzhen – quarta cidade mais habitada da China com 17 milhões de habitantes – sob condições de tráfego intenso, mostrando como ele reage a cenários desafiadores da vida real.

VEJA TAMBÉM:

Esse foi o primeiro teste de direção autônoma, sem um motorista, legalizado na China seguindo o novo regulamento sobre veículos inteligentes conectados aplicado em Shenzhen no dia 6 de julho.

E analisando o conteúdo mostrado no vídeo, não há o que questionar sobre o andamento da tecnologia. A direção autônoma soube lidar com situações complicadas com carros mudando de faixa, pedestres andando perigosamente perto do tráfego, bicicletas indo na direção errada e veículos passando no sinal vermelho.

Ao contrário dos outros sistemas que ‘dispensam’ a presença do motorista, os hardwares e softwares da tecnologia da DeepRoute.ai parecem estar trabalhando juntos em harmonia, diminuindo a velocidade até mesmo como medida de precaução para proteger a vida humana e evitar colisões.

Dessa forma, a direção autônoma não reage apenas ao semáforos, sinais de trânsito e tráfego de pista única, mas é capaz de mudar de faixa e interagir com o entorno de forma dinâmica, mesmo quando os veículos/pedestres vêm de fora do campo de visão.

O Hardware do SUV é um MG Marvel R que foi especialmente preparado para essa situação. Ele inclui cinco LiDARs de estado sólido, oito câmeras e outros sensores, além de uma plataforma de computação. Ademais, ele conta com um algoritmo que consegue prever a rota dos pedestres e demais objetos em movimento a sua volta.

A Deepoute.ia está oferecendo o seu sistema de direção autônoma – batizado de Driver 2.0 – por U$ 3 mil (R$ 15,7 mil na cotação atual) para as fabricantes que queiram utilizá-los nos veículos de produção em massa ou em robotáxis. A empresa espera que a partir de 2025 o sistema possa ser integrado aos veículos.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário