CORRA! Exame toxicológico periódico para motoristas está no prazo final

Motoristas que perderem a data estão sujeitos a multa, 7 pontos na carteira e a abertura de processo administrativo de suspensão de suas habilitações

exame toxicologico
Os exames toxicológicos são feitos a partir de amostras de cabelo, pelos ou unhas, para verificação do consumo de substâncias psicoativas (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 29/11/2023 às 20h02

Motoristas com CNH categorias C, D e E que ainda não realizaram exames toxicológicos para condutores devem ficar atentos a data limite para a realização do teste. O limite é o dia 28 de dezembro de 2023 e quem não realizar está sujeito a 7 pontos na carteira de motorista e multa no valor de R$1.467,35.

VEJA TAMBÉM:

Os exames toxicológicos devem ser feitos nos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a partir de amostras de cabelo, pelos ou unhas, para verificação do consumo de substâncias psicoativas. Os resultados levam, no máximo, 72 horas após a chegada da amostra no laboratório e são totalmente confidenciais”, garante o Head da Chromatox, Jean Haratsaris.

A Senatran enviará notificação eletrônica aos condutores comunicando o vencimento do prazo para a realização do exame com 30 dias de antecedência, além das penalidades decorrentes da sua não realização.

  • Vale destacar que a CNH só será emitida ou renovada após a apresentação de um exame com resultado negativo.

O motorista que tiver resultado positivo está impedido de obter ou renovar a sua habilitação até a apresentação de resultado negativo em novo exame.

À medida que nos aproximamos do prazo final, é muito importante que os caminhoneiros e outros motoristas das respectivas categorias façam os exames para garantir a conformidade com as normas regulatórias em vigor. O toxicológico detecta o consumo de diversos tipos de substâncias psicoativas como maconha, cocaína, crack, anfetaminas, metanfetaminas, opioides, entre outras substâncias”, completa, Jean Haratsaris.

A realização do exame que detecta o uso de drogas e outras substâncias psicoativas no organismo humano teve a exigência suspensa pela Medida Provisória n° 1153, de 2022, em decorrência dos impactos da Covid-19.  Entretanto, ele voltou a ser obrigatório após a publicação da Lei nº 14.599 de 2023, que fez alterações no artigo 148 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Álvaro Apoio em conjunto com a ChromaTox, pertencentes à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, disponibilizam exame toxicológico de detecção ampliada conforme a legislação vigente. Além de realizar o exame com processo analítico com assertividade, o laboratório disponibiliza aos condutores uma calculadora digital com a data prevista para a próxima renovação do exame. Para agendamento com valores especiais, entre em contato pelo número 0800 643 8100.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lester Paiva 1 de dezembro de 2023

Eu, motorista que não trabalho mais com transporte, ter que fazer toxicológico pra dirigir um automóvel, pagar caro para alimentar um sstema arrecadador que tem fome infinita de dinheiro, não vou rebaixar a carteira, paguei caro por ela e não vou abrir mão dela, mesmo que não a utilize, é injusto, isso deveria ser cobrado aqueles que exercem atividade remunerada , que não é o meu caso e de muitos outros condutores

Avatar
Deixe um comentário