Proposta permite instalação e uso de faróis de milha em motocicletas

O projeto de lei propõe que faróis de milha em motocicletas e outros tipos de auxiliares ajudam na visibilidade noturna em estradas sem iluminação

shutterstock comboio motociclista em estrada
Faróis de longo alcance são comuns em motos aventureiras (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
04 de março de 2022 12:40
Com Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 64/22 permite a instalação e o uso de faróis de milha em motocicletas. O texto em análise na Câmara dos Deputados determina ainda que caberá ao Poder Executivo regulamentar o emprego desses acessórios.

“A lei já prevê que o condutor deverá permanecer com o farol aceso, utilizando a luz baixa, sempre durante a noite e, durante o dia, nos túneis e nas rodovias estaduais e federais, mas o farol de neblina ou de milha não está previsto hoje na regulamentação”, disse o autor da proposta, deputado José Nelto (Pode-GO).

VEJA TAMBÉM:

O projeto pretende assegurar a inserção de faróis de milha nos veículos de duas rodas. “Esses acessórios facilitam bastante a visibilidade em vias mais escuras, especialmente em ambientes mais afastados, em que a iluminação não é muito eficiente”, explicou o parlamentar.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jackson Felippe Motocasaltransalp 10 de março de 2022

Eu já uso farol de auxiliar na minha bem próximo ao chão, e elas são halogenas, da cor do farol, instaladas e reguladas na própria loja da honda, pedi pra instalar como se viesse de fábricas, da África Twin, Em várias rodovias como BR282,SC’s, ajudam muito e não atrapalham quem vem no sentido contrário, parabéns a esse deputado, existe pessoas com cérebro no congresso.

Avatar
Carlos 10 de março de 2022

Em 2013 a Toyota fez um estudo sobre o uso do farol auxiliar diurno e constatou que diminui em muito os acidentes. DRL daytime running light é led e não ofusca a visão. Tem que aprovar o uso para as motos também.

Avatar
Antônio Carlos 8 de março de 2022

Já era para ser aprovado ha muito tempo atrás, à depender da distância vc vê não só as crateras q tem na pista como animais tmb.

Avatar
Sir.Alves 4 de março de 2022

Finalmente um projeto de lei que faz sentido… existe vida inteligente! Por que farol de moto é uma negação mesmo… e os auxiliares de baixo ajudam muito a ver buracos na nossas vias de ‘tapete europeu.’ Contanto que sejam farois halógenos. Nada de led ultra branco super max ofuscador.

Avatar
Rosemar Luiz de Souza 8 de março de 2022

Faço das suas as minhas palavras meu amigo, ta de parabéns o autor deste projeto de lei, que os colegas das duas rodas fortaleçam aí pra que esse projeto venha a ser aprovado o quanto antes!

Avatar
Deixe um comentário