Fiat 500 completa 65 anos e tem muita história para contar

O Fiat 500 é um modelo de grande sucesso no mundo todo e no dia 4 de julho, a Fiat celebra os 65 anos do histórico compacto.

fiat 500
Mais de 6 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Pedro Januzzi
06 de julho de 2022 10:27

O Fiat 500 está completando 65 anos de existência, modelo da marca italiana que com o seu design singular e inconfundível, se tornou um ícone e importante personagem da indústria automotiva mundial. Hoje, ele é comercializado no Brasil apenas na versão 100% elétrica.

VEJA TAMBÉM:

Conhecido por “Cinquecento” ou de “Quinhentos”, o compacto conta com uma legião de fãs espalhados por todo o mundo e já foram vendidas mais de 6 milhões de unidades do Fiat 500.

Fiat 500

O modelo foi projetado por Dante Giacosa e foi lançado em 4 de julho de 1957, na Europa, após a segunda guerra mundial. Portanto era necessário dar mobilidade à população mas de uma forma simples e barata, foi aí que surgiu a ideia do Fiat 500.

O primeiro modelo pesava 500 kg,  tinha apenas 3 metros de comprimento e um motor que produzia 13 cv de potência

Novo 500e

O novo 500 é 100% elétrico e produzido em Turim, o modelo é um símbolo da criatividade italiana e continua a conquistar fãs, sendo atualmente vendido em 38 países e quatro áreas geográficas diferentes: da Europa à América Latina, do Médio Oriente ao Japão.

A terceira geração  passou por uma significativa renovação. Desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, ficou maior, mais conectado e completo.

O novo Fiat 500e conta com um motor que gera 118 cv e 22,4 kgfm, o suficiente para levar o elétrico de zero a 100 km/h em 9 segundos.

A velocidade máxima é limitada em 150 km/h. Por ser um elétrico ele se destaca nas retomadas, a Fiat divulga que de 60km/h a 100 km/h ele gasta apenas 4,8 segundos.

A autonomia do Fiat 500 é de 320 quilômetros, mas pode atingir 460 quilômetros, dependendo do modo de condução.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 6 de julho de 2022

Dentro da proposta é um carro muito bacana,junto com mini que é mais luxuoso. Acho o design dos modelos antigos bem harmônico.

Avatar
Deixe um comentário