Carros com desenho ‘controverso’: como as montadoras erram?!

É inacreditável como uma grande montadora, com centenas de pessoas envolvidas em um projeto, consegue lançar um carro que não agrada

Por Boris Feldman 19/06/20 às 20h55

Essas montadoras, quando vão lançar um novo modelo, juntam centenas de especialistas: engenheiros, designers, técnicos disso e daquilo, marqueteiros. Aí chegam ao “veículo ideal” e produzem o carro. E é inacreditável o fato de que, às vezes, o carro sai e ninguém gosta. Quando ele chega ao mercado, não é um fracasso, porque o poder de venda de uma montadora é muito grande.

VEJA TAMBÉM?:

Nos Estados Unidos, na década de 50, teve um caso famoso: o Edsel. A Ford disse que nunca se fez uma pesquisa junto ao mercado tão grande: os consumidores é que definiram como seria o novo carro. E Edsel é o nome do filho do Henry Ford, que criou a fábrica. Olha só a responsabilidade, hein?!

O Edsel foi o maior fracasso da Ford de todos os tempos.

edsel citation 4 door hardtop 9

Mais recentemente, no nosso mercado, quem não se lembra de um carro da Toyota que está aí até hoje, o Etios? Quando ele foi lançado aqui, todo mundo torceu o nariz para o estilo. A mecânica é excelente, nada contra o Etios. Mas o carro era mal-acabado e tinha um design mais para lá do que para cá.

E, todo ano, a Toyota foi fazendo “remendinho” daqui e dali – no painel, nos cromadinhos lá fora – até darem um ar melhor ao Etios. Hoje, ele está sobrevivendo com certa dificuldade, porque a Toyota acabou lançando um outro carro no mesmo segmento dele, o Yaris.

toyota etios 2020 seda sedan dianteira frente
Etios 2020: muita coisa mudou desde o lançamento

Agora mesmo teve o lançamento do HB20, um dos maiores sucessos de todos os tempos do mercado brasileiro. Só que ela lançou uma “meia nova geração”, com uma “boca”, que dizem, é boca de peixe. Pouca gente gostou. Aliás, no lançamento, veio o designer da Europa para explicar… Há quem diga o seguinte: quando tem que explicar demais o design, é porque está sujeito mesmo a chuvas e trovoadas.

A Hyundai, agora, já lançou uma versão com a gradezinha pintada em preto fosco. Ou seja, estão procurando consertar esse design que não agradou a todos, “muito antes pelo contrário”.

HB20S 1.0 Vision 2021
HB20: grade pintada na linha 2021

A Mitsubishi lançou, no ano passado, o Pajero Sport. Agora, um ano depois, já está a Mitsubishi trocando as lanternas traseiras que praticamente ninguém gostou. Isso para não falar do Eclipse, que já foi nome de carro esportivo da Mitsubishi e voltou, no ano passado, como um SUV com uma traseira que eu nunca vi nada tão controverso – para tentar ser elegante com a Mitsubishi.

SOBRE
30 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Amarildo rossi papa 25 de junho de 2020

    Quem disse que o HB20 é feio foi uma caixa de ressonância chamada imprensa (a maioria dela adora e venera porcaria da vw), tenho um hb20 rspec 2018 e o carro é ótimo em todos os sentidos. Vou trocar no final do ano por um hb20s diamond que internamente é o melhor carro desse segmento. Se você também acha o hb20 feio entra num VW e vamos ver o que dirá…

    • Avatar
      Silvio Domingos 28 de junho de 2020

      Relamente o HB20 novo nao é feio, É HORRÍVEL!!!! KKKKKKKKKKK

    • Avatar
      Rodrigo 2 de setembro de 2020

      Cara o carro ficou horrível…
      Prefiro mil vezes a hyundai que a vê mas esse HB20 foi decepcionante

  • Avatar
    Gilberto C Oliveira 24 de junho de 2020

    A mecânica dos japoneses é muito boa. Mas o visual, seja Honda ou Toyota, cada ano pior. O Fit agora é um puxadinho de lanternas e vincos. E conseguiram matar o estilo do Civic também, que tinha uma linha sóbria. Toyota economizando na parte interna do Yaris. Tem que comprar tudo em “pacotes especiais”. O brasileiro precisaria ser respeitado, mas é difícil para um povo que chega a pagar ágio, para ter um carro na frente dos outros, com essa alta taxa de impostos…

  • Avatar
    Flávio 22 de junho de 2020

    Eu acho que Hyundai contatou o designer que saiu da Peugeot. Esse HB20 é feio como um Peugeot.

  • Avatar
    cleriston 22 de junho de 2020

    o hb 20 ficou horrivel a frente e pior ainda a traseira e o designer que estão prometendo para o creta vai matar mais um sucesso de vendas da hiunday.
    troca esses designes por favor.

  • Avatar
    Anselmo Santos 22 de junho de 2020

    Gente de mau gosto é igual gente de bom gosto… só que com mau gosto.

  • Avatar
    Marcelo Pinheiro 22 de junho de 2020

    A reportagem não fala que o HB20 é um carro ruim e sim feio. Não temos como discordar disso.

  • Avatar
    Márcio Alves Rosa 21 de junho de 2020

    Comprei o hb20S, estou adorando o carro,só não ganha um 10 por causa do espaço entre os bancos trazeiro é muito apertado p quem vai atrás.

  • Avatar
    JJunior 21 de junho de 2020

    Seria por causa do visual triste do atual HB20 que a Hyundai trouxe ao Brasil seu primo Kia Rio? Se sim, ao ver suas vendas fluirem, nunca investiu forte em marketing em terras tupiniquins.

  • Avatar
    Giovani 20 de junho de 2020

    EU COMPREI UM HB20 2020 E ESTOU MUITO FELIZ COM ELE.

  • Avatar
    RogérioMakssur Ajub 20 de junho de 2020

    É vdd. Ótima matéria. Também acho duvidoso o visual do new civic para nosso mercado. MEIO JASPION.

  • Avatar
    Luiz 20 de junho de 2020

    O Hb 20 abusou. Conseguiram a proeza de deixar o carro feio, frente e atrás. A Mitsubishi L200, tb com aquela grade cromada de carro coreano da década 90.

  • Avatar
    Ivan Fernandes Veiga 20 de junho de 2020

    Sou a voz contrária a tantas criticas. O HB20 pode não agradar a todos mas quem agrada? Por outro lado vende muito bem pois tem excelente mecânica e razoável conforto.

    • Avatar
      Alexandre 20 de junho de 2020

      Então, o HB20 vende mais para locadoras, por isso o alto volume de vendas, se for pra contabilizar as vendas para pessoa física, ela fica mto atrás… Em comparação com a geração anterior, perdeu mto nas vendas de pessoa física!

      • Avatar
        Amarildo rossi papa 25 de junho de 2020

        HB20 vende pouco para locadoras porque não dá descontos… Quem vende muito são as grandes montadoras que monopolizavam o mercado.

  • Avatar
    Clayton do Nascimento Barbosa 20 de junho de 2020

    A Hyundai Motor Brasil não errou no projeto hb20, vemos em todos os seus projetos mundiais que a nova tendência chegou pra ficar. Esse estilo vai forçar as outras montadoras sair da mesmice, os carros geladeira. Aguardem o novo Creta, excepcional.

    • Avatar
      Estéfano 20 de junho de 2020

      Creta excepcional, tá de brincadeira.kkkkkk

    • Avatar
      Giovani 20 de junho de 2020

      Concordo com sua opinião, comprei um 2020 e estou super feliz com ele.

    • Avatar
      cleriston 22 de junho de 2020

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk o novo creta é mais feio que o hbagre 20

    • Avatar
      Silvio Domingos 28 de junho de 2020

      O NOVO CRETA É BIZARRO!!!

      REPITO: BIZARRO!!!

      KKKKKK

  • Avatar
    Luiz 20 de junho de 2020

    Cara esses carros apresentados,são feios demais,
    A estranheza, é como virou produção?
    carros quais já tinham colocação estável,
    Como diz o ditado quem muito quer, nada tem!

  • Avatar
    Luiz Dornelas 19 de junho de 2020

    Grande Mr. Fieldman. hb20 ficou feiinho mesmo.

  • Avatar
    Helio 19 de junho de 2020

    designer

  • Avatar
    Helio 19 de junho de 2020

    O padrão sempre recai sobre o principal mercado: cara de asiático, cara de turco, cara de árabe, cara de peixe, boca de peixe, chapel mexicano e outros absurdos processados por estagiários de designe na Indústria Automobilística como se estivessem inventando a roda. É ora de ouvir profissionais de carreira responsáveis, eficientes e inteligentes !

  • Avatar
    Fabio Miname 19 de junho de 2020

    A chamada da matéria parecia ser super interessante, me fazendo pensar que teria a resposta para uma pergunta de vários, porém, saí do mesmo jeito que entrei. Tempo perdido.

    • Avatar
      Se Kong baik 20 de junho de 2020

      Da de perceber que tem uma aliança de marcas para carro popular ……não pode lançar no mercado designe fantástico porque vai matar a concorrência…..portanto proposital.
      Deve ter um entre marcas -NÃO ultrapasse a linha senão…..

    • Avatar
      Marcos 21 de junho de 2020

      Penso exatamente a mesma coisa.

  • Avatar
    Luis Gomes 19 de junho de 2020

    A frente do hb20 ficou, na minha opinião, meio parecida com o último Fiesta. A traseira do hatch ficou horrível com as lanternas que simulam estar quebradas, faltando um pedaço.
    O sedan é um pouco melhor, mas aparenta ser menor que a geração anterior…

  • Avatar
    Marcos Barreto 19 de junho de 2020

    O título traz uma.iinterrogação e dá a ideia de haveria alguma explicação.
    Mas, o texto relata alguns “cases” de erros, sem apresentar uma resposta.
    Esperava mais.

Avatar
Deixe um comentário