Ford faz parceria com empresa de reciclagem de baterias

A Ford fez um investimento milionário na Redwood Materials, uma empresa especializada em reciclagem de baterias de carros elétricos

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As baterias dos elétricos são caras e a reciclagem irá ajudar a reduzir o preço final do veículo (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
22 de setembro de 2021 17:53

Nos carros elétricos a bateria é o componente que mais afeta no preço final. Um exemplo que vemos no Brasil é o Nissan Leaf, um hatch médio, partindo de R$277.990 enquanto o Chevrolet Cruze Sport6 parte de R$ 125.550. A Ford traçou uma estratégia para baixar o preço desse componente.

O fabricante anunciou nessa quarta (22) uma parceria com a empresa Redwood Materials, fundada por um dos cofundadores da Tesla. Essa empresa tem o objetivo de incorpora materiais reciclados às baterias de veículos elétricos. Com isso, a Ford terá menor necessidade de importar matérias-primas.

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Reduzir, reutilizar e reciclar

Segundo Lisa Drake, chefe de operações da Ford América do Norte, estão criando um ciclo fechado para a rede de fornecedores com o proposito de reduzir os custos de fabricação. Com isso, componentes de carros no fim do ciclo de vida poderão ser reaproveitados em carros novos.

ford f 150 lightning platinum supercrew frente parada em garagem com carregador plugado
A Ford F-150 Lightning tem previsão de alto volume de vendas e será beneficiada pela parceria

Outra vantagem que isso traz é que os materiais não vão parar em um aterro, correndo o risco de contaminar o solo e a água da região. A reutilização dos materiais tem a promessa de reduzir o impacto da extração deles.

A Redwood Materials garante a capacidade de recuperar 95% do níquel, cobalto, lítio e cobre das baterias. A empresa fará também folhas de cobre e materiais de cátodo ativo para baterias além de fornecer os materiais reciclados para a produção de novas baterias.

Parceria estratégica para a Ford

ford e transit versoes cabine chassi furgao baixo e furgao alto
A reciclagem de materiais usados em baterias tornará os elétricos mais viáveis economicamente

O CEO da Ford, Jim Farley, diz que a estratégia elétrica da Ford conta com modelos de grande volume, com o já lançado Mustang Mach-E, os veículos de trabalho F150 Lightning e E-Transit. Para o executivo a redução do preços desses veículos é essencial.

A Ford está investindo US$ 50 milhões (R$ 264,6 milhões) na Redwood Materials para ajudar na expansão da empresa. Isso faz parte de um investimento bilionário do fabricante para aumentar a eletrificação de seus carros até 2025.

Fotos: Ford | Divulgação

No Brasil estudam a redução dos custos dos elétricos de outra forma, o Boris explica:

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