Ford quer te livrar das multas com nova tecnologia

A tecnologia poderá ser configurada e personalizada por cada motorista que deseja evitar multas para não ultrapassar o limite de velocidade da via

quadro de instrumentos velocimetro digital multas
Ford testa tecnologia que ajusta a velocidade do carro de acordo com os limites da via, para evitar multas e principalmente acidentes (Foto: Internet)
Por Lucas Silvério
25 de maio de 2022 19:03

A Ford lançou um programa de testes para desenvolver um sistema para evitar multas de transito. A tecnologia permitirá que seus carros obedeçam automaticamente os limites de velocidade da via.  No entanto, muito além de ser uma ótima novidade para evitar multas, o sistema quer prevenir acidentes, com colisões e atropelamentos por excesso de velocidade.

Denominado Geofencing Speed ​​Limit Control, a tecnologia deverá concluir seus testes até março de 2023. O sistema está em teste na cidade de Colônia, na Alemanha. A tecnologia permitirá uma redução automática da velocidade do veículo, seguindo os limites de cada parte do percurso durante a viagem.

VEJA TAMBÉM:

A princípio o sistema será implementado em veículos comerciais. Ele funcionará a partir de um GPS, no qual a montadora norte-americana dividirá os mapas em zonas de velocidade, indicando assim os limites que o carro deve obedecer.

Ao cruzar a fronteira de determinada zona, o carro emitirá uma notificação ao motorista e o novo sistema reduzirá automaticamente a velocidade para um nível aceitável. Além disso, a tecnologia também prevê a possibilidade de controle manual. Nele o próprio motorista poderá definir limites de velocidade para determinadas zonas.

O novo meio tecnológico será ativado principalmente em regiões escolares, hospitalares, de risco, pistas perigosas e demais trajetos que necessitem de mais cautela do condutor.

Além das multas 

A Ford segue implementando novas ferramentas em seus carros. Um sistema que permite realizar videoconferências por meio da central multimídia também está na lista da montadora. Essa parceria com a WebEx traz as reuniões de trabalho para dentro do automóvel.

A Audi também aposta em hardwares e o softwares que tornam seus carros mais inteligentes. Com uma tecnologia que visa proteger ciclistas de acidentes com carros a fabricante utilizará o dispositivo por meio de sinais LTE de torres de celular, e também fará uso de comunicações diretas do veículo com as bicicletas.

Confira o canal do AutoPapo no YouTube.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabiano 29 de maio de 2022

No Brasil, nem o engenheiro de tráfego e o pessoal de sinalização das vias sabem qual a velocidade da via. Não é raro você viajar pelo Brasil e numa mesma via ter placas de 60, 40, 80, 100, sem nenhum justo motivo. Parece que fazem pra vc se perder e ser multado.

Avatar
Fabrício 29 de maio de 2022

Estas empresas deveriam vir testar este modelo de funcionamento aqui em Curitiba quero só ver o computador do carro entender que a mesma via tem cinco velocidades diferentes radar inteligente radar de faixa radar de presença radar de estacionamento radar que pega no pulo via calma via compartilhada via falsa é multa para tudo que é lado

Avatar
Jhonatan 28 de maio de 2022

Na realidade essa tecnologia já existe a anos na BMW. Ele utiliza o GPS e avisa automaticamente o dono sobre a velocidade. E o dono pode escolher limitar automaticamente.

Avatar
Deixe um comentário