Ford Transit já é montada no Uruguai (de onde virá para o Brasil)

Modelo será importado para cá ainda neste ano: linha inclui configurações tanto para passageiros quanto para carga

unidades da ford transit flagradas em frente a fabrica de montevideu uruguai
Fábrica platina abastecerá países do Mercosul (foto: Autoblog Uruguai | Reprodução)
Por AutoPapo
10 de agosto de 2021 08:32

Ao que parece, a Ford vai manter a promessa de começar a vender a atual geração da Transit no Brasil ainda em 2021. É que a operação de montagem já começou no Uruguai, de onde a van será exportada para todos os países do Mercosul. Fotos extraoficiais tiradas em frente à fábrica de Montevidéu mostram as primeiras unidades finalizadas no local: todas são da versão Minibus (para passageiros), mas há exemplares com chassis longo e curto.

VEJA TAMBÉM:

As fotos foram publicadas pelo Autoblog Uruguai e reproduzidas por sites argentinos. Vale lembrar que a fábrica responsável pelo fornecimento da Transit não é operada pela Ford, e sim pela Nordex: trata-se de empresa que atua há mais de 50 anos no país vizinho, produzindo veículos pesados e automóveis via terceirização.

A Ford Transit é, literalmente, apenas montada no Uruguai: todas as peças vêm do exterior, em um esquema conhecido como CKD (Completely Knocked Down). Para desempenhar essa operação, a fábrica da Nordex recebeu investimentos US$ 50 milhões, divididos entre as duas empresas. A operação deverá gerar 200 empregos diretos.

ford transit van branca
Atual geração da Transit é a quarta em nível global (foto: Ford | Divulgação)

A expectativa é que a produção atinja volume entre 5.000 e 8.000 unidades da Ford Transit ao ano. Esse total inclui as versões Minibus (para passageiro), Van (carga), Cabine Dupla (misto) e Chassis (para receber caçamba).

Ford Transit já esteve no Brasil

Entre 2009 e 2014, a Ford chegou a vender terceira geração da Transit no Brasil: importada da Turquia, a linha pagava tributação total de IPI e sofria os efeitos da oscilação do câmbio. Agora, ao trazer a van do Uruguai, o fabricante espera tirar proveito das isenções fiscais do Mercosul.

Por que a Ford fecha as fábricas do Brasil, mas investe na Argentina? Boris Feldman comenta em vídeo!

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Guilherme 10 de agosto de 2021

É uma boa van, faz sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Uma pena que venha nesse contexto de desinvestimento da Ford no Brasil.

Avatar
Deixe um comentário